Representantes do TCMRJ presentes e eleitos delegados da CONSOCIAL

ATUALIZADA EM 03/04/2012

Está sendo realizada a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª CONSOCIAL, convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010. O tema central da Conferência é "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e o objetivo principal é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

A 1ª CONSOCIAL tem etapas preparatórias, previstas para realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, que devem mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1.200 delegados esperados para a etapa nacional entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

A etapa municipal da cidade do Rio de Janeiro ocorreu nos dias 13 e 14 de fevereiro e foi organizada pela SMF, CGM, CVL e TCMRJ. Doze servidores do Tribunal participaram dessa etapa da Conferência que tinha por objetivo, além de encaminhar propostas para serem discutidas na etapa estadual, eleger delegados para representar cada um dos setores da sociedade nessa última. Dentre os 15 delegados representantes do poder público, o TCMRJ elegeu dois, Valmir Medeiros e Deusimar Correa.

A Conferência Estadual ocorreu nos dias 17 e 18/03/2012 e, além da participação dos servidores deste Tribunal eleitos como delegados, também estiveram presentes os servidores Carlos Werneck, como facilitador e Marcos Mayo, como observador.

Esta etapa, como a outra, também tinha como objetivo a discussão e priorização das propostas que vieram de cada uma das conferências municipais e a eleição de delegados para a etapa nacional. O setor Poder Público tinha apenas uma vaga para representante de todos órgãos da capital metropolitana e o servidor eleito foi o nosso colega Valmir Medeiros.