TCMRJ acompanha de perto Programa de Vacinação contra a COVID-19

ATUALIZADA EM 29/09/2021

As equipes de inspeção do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) estão de olho no Programa de Vacinação contra a COVID-19. Desde março, auditores da 4ª Inspetoria Geral especializada na área da saúde estão em campo para verificar, desde a logística da distribuição das doses, se o atendimento aos grupos prioritários está sendo respeitado.

O trabalho tem início na Central Geral de Armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, de onde as vacinas saem em caminhões refrigerados com destino ao centro de distribuição de medicamentos e produtos da Secretaria Municipal de Saúde. Lá, os imunizantes são armazenados em câmaras frias. Na visita de inspeção, os auditores do TCMRJ acompanharam o processo de recebimento e expedição da vacina e verificaram como é feito o controle na entrega, se há segurança no local e como são as condições de armazenamento dos insumos.

Depois de recebidas e acondicionadas corretamente, as vacinas são remanejadas para dez centrais regionais, responsáveis pela distribuição para os locais de vacinação. Os auditores também checaram o perfeito funcionamento de câmaras de refrigeração e geradores, as condições de segurança e o controle do registro da distribuição das doses.

A estratégia de vacinação no Município do Rio inclui a utilização de 236 salas de vacinação localizadas em Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde e pontos de vacinação que atendem pedestres ou em sistema de Drive-Thru. Em alguns desses postos, os auditores conferiram também se o atendimento aos grupos prioritários e a ordem por faixas etárias estavam sendo respeitados.

Além da vacinação, o TCMRJ controla sistematicamente o quantitativo de leitos disponibilizados a pacientes com Síndrome Respiratória Aguda, as compras de insumos para tratamento de pacientes e para vacinação contra a COVID-19 e de testes de diagnóstico para detecção do vírus.