Parceria entre TCMRJ e COPPETEC/UFRJ vai às ruas pela primeira vez

ATUALIZADA EM 21/12/2018

A parceria firmada entre o TCMRJ e a COPPETEC/UFRJ foi às ruas pela primeira vez na manhã desta 3ª feira (18 de dezembro). Na auditoria, foram extraídas amostras de asfalto com cerca de 40 cm de altura, que serão analisadas em laboratório para atestar a qualidade do material. A extração foi realizada em 4 pontos pré-determinados entre os quilômetros 9 e 10 da Av. Brasil, parte integrante da implantação do Transbrasil - corredor exclusivo do BRT.

O convênio formalizado em setembro deste ano com a fundação criada pela UFRJ, para o desenvolvimento de projetos, pesquisas e estudos tecnológicos, consiste em avaliar a qualidade dos asfaltos cariocas utilizando um veículo próprio da fundação, que coleta amostras de pavimentos ao longo de importantes vias.

A iniciativa faz parte do Programa Qualidade nas Obras - Auditoria de Pavimentos, idealizado pela inspetoria especializada em fiscalização de obras públicas do TCMRJ, visa a aferir alguns aspectos de qualidade dos serviços prestados e dos materiais empregados, verificando assim, a satisfação dos critérios de projeto e, consequentemente, avaliando o desempenho frente a vida útil esperada.

Participaram do trabalho os auditores de controle externo Ivo Hochleitner, José Renato Oliveira, a inspetora-geral Simone Azevedo, além dos professores e pesquisadores da COPPE/UFRJ Thiago Aragão e Marcos Antonio Fritzen.