Programa de Visitas às Escolas celebra 15 anos e lança o Projeto Aluno-Cidadão

ATUALIZADA EM 17/12/2018

Nesta quarta-feira (12 de dezembro) o TCMRJ celebrou os 15 anos do Programa de Visitas às Escolas, reunindo, em seu auditório, alunos, professores e diretores de escolas públicas do Município. O evento contou também com a participação da Secretária Municipal de Educação, Talma Romero Suane, além dos conselheiros do TCMRJ, Luiz Antonio Guaraná e Felipe Puccioni. Na abertura, o presidente Thiers Montebello saudou a todos, expressando o desejo da Casa de se tornar cada vez mais próxima do cidadão:



No evento comemorativo, a 3ª Inspetoria Geral de Controle Externo do TCMRJ, especializada no controle da área de Educação lançou o Projeto Aluno-Cidadão, que introduz a função fiscalizatória aos auditores-mirins. Com o uso de tablets, alunos integrantes dos grêmios estudantis de escolas selecionadas enviarão ao Tribunal de Contas carioca os registros de acompanhamento das correções de imperfeições apontadas durante as visitas técnicas e das obras a serem realizas nas escolas. Para a realização desse acompanhamento pari-passu, os estudantes serão capacitados para o uso do equipamento e terão oportunidade para ajudar na fiscalização realizada nas unidades do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.

O Programa de Visitas às Escolas (confira aqui) é hoje referência entre as Cortes de Contas do Brasil, sendo destacado pela Atricon como uma das boas práticas a serem adotadas pelos demais órgãos de controle externo. A plataforma já foi importada pelo TCE de Minas Gerais, batizado de "Na Ponta do Lápis"; pelo TCE de Tocantins, com o nome de "Com Você na Escola"; além de outros tribunais, como o TCE do Pará e o TCM de São Paulo. Assista aqui como o programa é referência nos Tribunais de Contas.

Confira os depoimentos do evento: