Novidades da Biblioteca - Leitura e Lazer

  • Regulamento da Biblioteca

    Prazos para o empréstimo:
    Livros - 14 dias / Livros de Leitura e Lazer - 30 dias
    Periódicos e demais publicações - 7 dias
    Obras de Referência (códigos e dicionários) - 1 dia

    As renovações:
    1. Dentro do prazo podem ser feitas por telefone (ramais: 3647 / 3781) e/ou e-mail:(tcmrj_biblioteca@rio.rj.gov.br)
    2. Podem ser realizadas até três renovações, desde que não haja reserva para outro usuário

  • O Caso Morel
    autor: Rubem Fonseca

    O caso Morel é um livro aberto a diversas leituras. Romance policial, investigação sobre os limites do desejo, experimento narrativo, o primeiro romance de Fonseca parece um jogo de espelhos, em que os personagens se desdobram em dois, e também a história e o próprio narrador se dividem, sem que saibamos quais são os originais e quais são os reflexos.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Como a Música Ficou Grátis
    autor:Stephen Witt

    Na obra , o jornalista Stephen Witt investiga a fundo a história secreta da pirataria de músicas na internet, partindo dos engenheiros alemães criadores do mp3, passando por uma fábrica de CDs na Carolina do Norte da qual um funcionário chamado Dell Glover vazou cerca de dois mil álbuns ao longo de uma década...
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Vicente Huidobro & Manuel Bandeira
    autor: Carlos Nejar, Juan Antonio Massone

    Vicente Huidobro, "famoso poeta chileno" (a frase é do cineasta Luis Bunuel). E o teórico do criacionismo, entre os crentes da seita da melhor poesia, destaca-se sobre todos pelo radicalismo com que perseguiu o novo, o insólito, guardando a terrível solidão de um inventor que se enveredou pelo desconhecido. Certo de que "o poeta é um pequeno deus", tentando gerar o mundo à sua imagem. (Carlos Nejar)
    Manuel Bandeira Filho naceu em Recife, no nordeste brasileiro, a poesia de Bandeira possui variadas e ricas veias de experiência. Arte de aflrmação, sim, mas, só que com a flexibilidade de quem une rotundidades e alusões em fragmentos de fala. (Juan Antonio Massone)
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Operação Arabesco - O Tráfico no Asfalto
    autor: Emir Larangeira

    A obra é uma ficção que se confunde com a própria realidade atual do submundo do narcotráfico.
    Confirmando o seu profundo conhecimento sobre o tema "tráfico de drogas", o autor, nos brinda com a oportunidade, de nós leitores, desvelarmos um assunto tão misterioso quanto fascinante, com muita ação, próprio para quem gosta de aventuras.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • O Poder dos 10 Mandamentos
    autor: William Douglas

    O autor mostra que a lista divina não é uma forma de opressão de um Deus carrasco para a humanidade, quando na verdade se traduz em uma das maiores provas de amor d'Ele.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Catarina a Grande - Retrato de uma Mulher
    autor: Robert K. Massie

    Catarina, a Grande - Retrato de uma mulher é, antes de tudo, a história de uma pessoa solitária, que nunca gozou de afeto e amizade e, mesmo assim e por isso mesmo, viveu para amar e ser amada, sentimento sublimado pela adoção da Rússia como objeto de seu amor maior, e que teve como reflexos sua modernização - educacional e cultural - e expansão territorial, nos 34 anos em que governou, colocando-a como uma das maiores potências europeias do século XIX. O livro de Robert K. Massie traça um retrato da vida pessoal e pública de Catarina, com referências às próprias memórias da imperatriz e perfis de personagens importantes em sua vida, como a imperatriz Elizabeth, da Rússia, e seu amante e auxiliar Gregório Potemkin.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Rio Botequim
    autor: Guilherme Studart

    Rio Botequim traz fotos dos bares em detalhes de seus ambientes e pratos tradicionais, acompanhados de breves textos explicativos. O guia está organizado com os bares de A a Z, por bairros cariocas.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Um Rio de Afetos - Entre a Pedra e o Mar
    autor: Marcello Alencar

    Este livro guarda anotações e alguns flashes da relação intensa que o autor teve com a cidade e seus habitantes.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Cem Sonetos
    autor: Ives Gandra Martins

    "...Neste século, quando ocorreu a troca do romantismo pelo tosco materialismo, eles se mantiveram íntegros em seus objetivos e no seu amor.
    Ele, Ives Gandra, ao oferecer a ela, Ruth, belas poesias indica que sentimentos nobres permanecem, apesar do entorno que nos envolve com traços marcantes de um utilitarismo que não é de nossa essência e, por isto, faz sofrer a todos."...
    (Cláudio Lembo)
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • 1222
    autor: Anne Holt

    "Uma fascinante história de detetive" Der Spiegel (Alemanha)
    "Uma obra do suspense, realmente não dá para parar de ler".Skanska Dagbladet (Suécia)
    Um prazer do início ao fim... uma história de suspense clássica, deslumbrante e brilhante." Bokavisen (Noruega)
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Dia do Bibliotecário - 12 de março

    "Informação leva você mais longe.
    O bibliotecário leva você até ela."

  • The Greek Myths
    author: Robert Graves

    O Grande Livro dos Mitos Gregos (em inglês, no original, The Greek Myths) é uma mitografia, um compêndio da mitologia grega, publicada em 1955, pelo poeta e escritor Robert Graves, normalmente publicado em dois volumes.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • The Pastons - A Family in the Wars of the Roses
    Edited by Richard Barber

    No período de três gerações (1426 a 1485), e durante os anos sombrios e perigosos das Guerras das Rosas, os Pastons estabeleceram-se como uma família de conseqüências, tanto em sua terra natal de Norfolk quanto dentro dos círculos da corte. Ambiciosos e altamente móveis - mulheres bem como os homens - eles mantiveram contato por correspondência
    Apresentamos em nosso acervo títulos da Literatura Inglesa, para que os amantes desta leitura possam saborear e exercitar a língua Inglesa.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Vida nos Trilhos - Um Retrato de Família

    A obra é uma bela viagem pelo universo ferroviário, conduzida com talento e destinos aguçados - como deve ser, por sinal, qualquer boa viagem de trem. Por meio do poder único da Fotografia, sabemos ser possível atingir novos corações e mentes.. Uma excelente viagem a todos.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • O Rio Visto do Mar
    coordenador: Ney O. R. Carvalho

    Este livro envolve dois momentos e duas circunstâncias.
    O primeiro é a comemoração dos 500 anos da descoberta do Rio de Janeiro, em 1º de jaeiro de 1502;
    O segundo momento e a outra circunstância são os 55 anos da Empresa, que homenageia o nosso Estado por seu quinto centenário, elaborando esta obra em agradecimento ao Rio e aos seus amigos em sua caminhada de meio século...
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Luz Líquida
    autor: Guilherme Mallmann

    A obra reúne 96 fotos do portfólio do artista a respeito da água e sua interação com a natureza. A produção desse livro foi uma pesquisa muito intensa, durante vinte anos. O fotógrafo teve que viajar por uma boa parte do mundo para extrair essas preciosidades.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho

    Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (05/06/2019), os Correios lançam selos especiais que têm os fungos como tema. A coleção faz parte da série Mercosul.

  • Portinari - Coleção Museu Nacionalde Belas Artes

    O Museu Nacional de Belas Artes passou a ser a Instituição Cultural Brasileira com maior número de obras de Candido Portinari, somando 243 itens.
    Através da FINEP, que forneceu recursos para a realização de pesquisa completa do legado do pintor, foi constatado que sua obra conta com mais de cinco mil peças, espalhadas pelo mundo inteiro.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Antônio Houaiss: Singular, Plural
    curadoria: Helena Severo, Maria Eduarda Marques

    O autor do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que hoje de socialista só tem o nome, o filólogo, diplomata e professor Antônio Houaiss foi homenageado com a exposição "Antônio Houaiss - Singular, Plural", na sede da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, em 2015 - ano de seu centenário - apresentando fotos, objetos pessoais e imensa documentação. Na época a Curadoria da Biblioteca Nacional, organizou este livro onde faz um resumo da exposição com fotos, documentos, notícias publicadas, etc, sobre a trajetória deste brasileiro tão exemplar quanto plural e polígrafo, o nosso grande Houaiss.

  • Comer, Rezar e Amar
    autor: Elizabeth Gilbert

    É um livro para qualquer um que já tenha se sentido perdido, ou pensado que deveria existir um caminho diferente, e melhor. Aclamado pelo The New York Times como um dos 100 livros notáveis de 2006 e escolhido pela Entertainment Weekly uma das melhores obras de não-ficção do ano, "Comer, Rezar, Amar" originou o roteiro do filme homônimo.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Títulos de Stieg Larsson

    Apresentamos três obras deste autor sueco, famoso pela trilogia policial Millennium.
    Os títulos são:
    "Os Homens que não Amavam as Mulheres"
    "A Menina que Brincava com Fogo"
    "A Rainha do Castelo de Ar"
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Jantar Secreto
    autor: Raphael Montes

    Um grupo de jovens chegam no Rio de Janeiro, alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso, mas o dinheiro escasseia. Para sair do "buraco" e manter o aluguel em dia, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos... No cardápio: carne humana!
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Lolita
    autor: Vladimir Nabokov

    A obra-prima de Nabokov, agora em nova tradução, não é apenas uma assombrosa história de paixão e ruína. É também uma viagem de redescoberta pela América; é a exploração da linguagem e de seus matizes; é uma mostra da arte narrativa em seu auge.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Rio de Janeiro 450 anos: uma história do futuro
    Biblioteca Nacional

    "o intenso trabalho de pesquisa foi todo realizado no impressionante acervo da Biblioteca Nacional, com seu reconhecido índice de diversidade, cuidadoso sistema de guarda e catalogação. Além das doações pontuais da Curadoria, buscamos um conjunto de visões que registrasse o quotidiano da cidade..."
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • A Invenção da Ópera ou A História de um Engano Florentino
    autor: Sergio Casoy

    Sergio Casoy explica cada elemento envolvido no espetáculo - orquestra, coro, regência, balé, direção de cena.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Capítulos da Memóriado Urbanismo Carioca

    A obra reúne e divulga o depoimento de urbanistas, arquitetos, engenheiros, educadores, sociólogos e administradores q estiveram envolvidos com questões urbanas do Rio de Janeiro.
    Foram realizadas trinta horas de entrevistas...
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Dia Nacional do Bibibliotecário - 12 de março

    Oh! Bendito o que semeia
    Livros a mão cheia
    E manda o povo pensar!
    O livro, caindo n'alma
    É germe - que faz a palma,
    É chuva - que faz o mar!
    Castro Alves

  • A Criança que Lê Será um Adulto que Pensa

    A criança que lê será um adulto que pensa - Fomentar a leitura em qualquer idade sempre é sinônimo de enriquecimento, mas incentivar esse hábito entre os mais jovens da sociedade é uma garantia total de um futuro melhor.
    Uma criança que lê irá se convertendo em um adulto com ideias próprias e uma mentalidade firme, capaz de questionar o que a cerca e de compreender mais facilmente seu lugar no mundo.

  • Lady Almina e a verdadeira Downton Abbey
    autor: Condessa de Carnarvon

    O castelo de Highclere, em Hampshire, na Inglaterra, é cenário principal da aclamada série de televisão Downton Abbey, vencedora de prêmios como o Emmy e o Globo de Ouro. Na vida real, durante as primeiras décadas do século XX, a suntuosa construção foi a moradia de lady Almina, a quinta condessa de Carnarvon e herdeira do banqueiro Alfred de Rothschild. Sua fortuna assegurou a sobrevivência da propriedade, permitiu a realização de festas luxuosas e ajudou a financiar as escavações da tumba do faraó Tutancâmon, no Egito.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Guia Ilustrado Zahar - Música Clássica
    editor: John Burrows

    Neste livro, o leitor poderá encontrar informações sobre a vida e obra de artistas, desde os cantos medievais até as sinfonias contemporâneas. Na apresentação, oferece um panorama geral da música clássica - seus elementos, instrumentos e formas de execução. Aqui, leitores ainda poderão encontrar a trajetória da música clássica dividida por períodos, da música antiga à moderna.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Serzedello Corrêa - Fascinador do Rei
    autor: Amarílis Izabel Alves Tupiassú

    O livro conta a trajetória do eminente paraense que foi responsável pela criação do sistema de controle externo do Brasil, ao instalar o Tribunal de Contas da União (TCU), em 1890. Resgata a história de Serzedello Corrêa (1858-1932), que implantou o TCU quando ocupou o Ministério da Fazenda. O objetivo, na época, era modernizar as fiscalizações de natureza técnica sobre o uso dos recursos públicos arrecadados por meio da cobrança de impostos de cidadãos de todo o país. Corrêa foi ainda deputado federal, prefeito do Rio de Janeiro e governador do Paraná.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Sete Anos
    autor: Fernanda Torres

    "As crônicas aqui reunidas foram escritas ao longo de sete anos e contam a história do meu noviciado", diz a autora na apresentação do livro. "Desenvolver uma ideia dentro de um espaço determinado de linhas, falar de temas de interesse comum sem abrir mão do tom pessoal e dar valor à concisão são algumas lições que tomei do jornalismo."
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Fim
    autor: Fernanda Torres

    Humor sem superficialidade, lirismo sem cafonice, complexidade sem afetação, densidade sem chatice: de que mais precisa um romance para dizer a que veio?
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • 40 Anos de Música - Sala Cecília Meireles
    autor: Clóvis Marques

    Inaugurada em 1965 como parte das comemorações do IV Centenário do Rio de Janeiro, preencheu, à época, um vazio de que se ressentia esse importante centro cultural do país: a Cidade, finalmente, ganhava um espaço criado especialmente para a música de câmara e concertos. A Sala Cecília Meireles é uma das casas de concerto mais tradicionais do Brasil. Este espaço pertence à Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Cariocas Exemplares
    autor: Elizabeth Ritto

    A jornalista Beth Ritto reuniu 12 personagens criados em diferentes bairros do Rio para o livro. A publicação bilíngue traz dicas sob o olhar de uma turma que entende do lugar onde vive. Entre eles, Paulinho da Viola, que cresceu em Botafogo; Fernanda Montenegro, que morou em Campinho até os 10 anos. (...)
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Mesopotâmia - luz na noite do tempo
    autor: Dolores Bacelar

    Através da exímia mediunidade de Dolores Bacelar, o espírito Josepho descreve a saga vivida como autêntico representante de um dos povos mais poderosos da Antiguidade. Esta obra agrupa conteúdo dos seguintes livros: Guardiães da verdade, Veladores da luz, O vôo do pássaro azul.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Transatlânticos no Brasil
    autor: Carlos Cornejo, Ana Luisa Martins

    Este livro é o primeiro a abordar exclusivamente as grandes linhas de transporte de passageiros para o Brasil. O volume ricamente ilustrado almeja evocar todos os aspectos de um estilo de viajar que se assemelhava, pelo menos na primeira classe, a uma arte de viver.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • O Mundo Acabou
    autor: Alberto Villas

    O best-seller apresenta um bem-humorado inventário de hábitos, produtos, marcas e objetos. Livro de memórias do jornalista Alberto Villas, retrata a infância e a juventude do autor em um Brasil mais inocente e cordial.
    Desperte sua memória afetiva.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Pernoite - Crônicas
    autor: Antônio Maria

    Era chamado de "O Bom Maria", em seus pernoites de menino grande que mentia dizendo que ninguém o amava de meu amor...
    O livro, de certa forma, resgata um pouco dessa dívida que temos com o poeta, cronista e compositor, fazendo com que nos sentemos a mesa de seu farto e generoso coração.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • A Menina sem Estrela
    autor: Nelson Rodrigues

    A obra jornalística de Nelson Rodrigues está resumida em 'Memórias - A menina sem estrela', coletânea de crônicas publicadas na coluna de mesmo nome do 'Correio da Manhã', em 1967. Além das 39 crônicas originais, inclui mais 41 histórias, que o autor escreveu em sua coluna no jornal. O livro traz também um quadro cronológico que sintetiza a relação de Nelson com seu tempo.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Ela e as Vitrines do Rio
    autor: Roberto Saturnino Braga

    Uma reunião de contos, envolvendo diferentes bairros e camadas sociais, recortes das histórias privadas, ao mesmo tempo universais e singulares, são contados sutilmente, aqui.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • O Navio do Destino
    autor: Rosine De Dijn

    A autora narra a dramática história do vapor de luxo Serpa Pinto e nos coloca diante dos abismos e absurdos da Segunda Guerra Mundial. Orgulho da marinha mercante de Portugal, país que praticou uma hábil política de neutralidade no cenário do conflito internacional, o Serpa Pinto conduziu de volta à Alemanha, na primavera de 1942, os alemães que viviam no Brasil e queriam lutar pelo Führer e pela pátria; atravessando o Atlântico no sentido oposto, o navio representou a última rota de fuga para os judeus perseguidos que ainda puderam abandonar o Velho Mundo pela cidade portuária de Lisboa.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Óperas e Outros Cantares
    autor: Sergio Casoy

    Casoy, engenheiro e empresário, apaixonado por óperas, nos presenteia com sua experiência de muitos anos de paixão pela música e seu fascínio pelas possibilidades da voz humana.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Banquete com os Deuses
    autor: Luis Fernando Verissimo

    Com seu humor e talento habitual, Veríssimo nos oferece textos deliciosos sobre alguns de seus prazeres, como cinema literatura e música. Aqui, o escritor gaúcho, divide com o leitor 73 crônicas divertidas, ternas e peculiares, sobre sua relação com a arte e a cultura.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Antología Elemental de Pablo Neruda

    Para comemorar o centenário de Pablo Neruda uma seleção de poemas e prosas, de obras capitais do ilustre autor, aparece em uma nova "Antologia Elementar" do prêmio Nobel chileno publicado pelo Editorial Andrés Bello, especialmente para comemorar os cem anos do nascimento do poeta, que morreu em 1973.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • A Morte do Gourmet
    autor: Muriel Barbery

    No romance de estreia de Muriel Barbery, autora do best-seller "A elegância do ouriço", o maior crítico de gastronomia da França é desenganado pelos médicos e decide perscrutar a memória em busca do gosto perfeito.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Villa Lobos - Uma Introdução
    autor: Paulo Horta

    Villa-Lobos está para a música brasileira como Bach para a música alemã: tudo parece começar com ele...
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Teatro I
    autor: Maria Clara Machado

    A obra é o conjunto de cinco peças infantis:
    Pluft, o fantasminha; O rapto das cebolinhas; O chapeuzinho vermelho; O boi e o burro no caminho de Belém
    Muito bem estruturado e elogiado por grandes nomes como Carlos Drummond, Manuel Bandeira entre outros.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Casamento Inteligente
    autor: Joel Kotin

    A obra não é uma pílula mágica que dissolverá todos os problemas conjugais, mas será um compêndio onde o leitor encontrará inúmeros exemplos de situações que contribuem para o empobrecimento da união do casal, a perda de contato e o desinteresse mútuo.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • História Ilustrada de Chile
    autor: Walterio Millar

    Grandes pinturas registram importantes épocas e marcos da evolução nacional, atualizados até o início do governo de Eduardo Frei Ruiz-Tagle
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • O Manto de Penélope
    autor: João P. Furtado

    Furtado investiga os conflitos de interesses pessoais e políticos em jogo na Inconfidência, mostra que o movimento não era tão coeso como geralmente se acredita, distingue o que é memória do que é mito na historiografia e chega a uma visão menos idealizada da figura de Tiradentes.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • A Conquista do Brasil: 1500- 1600
    Autor: Thales Guaracy

    Fundamental para entender a história e o país de hoje, 'A Conquista do Brasil' alia conhecimento profundo a um texto leve, fluido e fácil de entender para conduzir o leitor a uma das mais extraordinárias aventuras humanas.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Aghata Christie - Volumes

    A autora britânica Agatha Christie foi uma das mais conhecidas escritoras no mundo por seus melhores romances policiais e histórias de suspense e mistério, entre todas as suas obras houve: livros (romances e contos), novelas, não ficção, peças de teatro, obras não publicadas.
    Livros doados para o acervo de Leitura & Lazer

  • O Irmão Alemão
    autor: Chico Buarque

    Aos vinte e dois anos, Chico Buarque descobriu que tinha um irmão alemão nunca antes mencionado. Aos setenta anos publicou "O Irmão Alemão", livro onde ficção e realidade se misturam. Como distingui-las, então?
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Terra Mar e Ar
    autor: Ruy Castro, Heloisa Seixas

    Em textos divertidos e instrutivos, Ruy Castro e Heloisa Seixas contam histórias das viagens que têm feito nas últimas décadas, sempre inspirados pelo espírito dos lugares - a cultura das ruas pelas quais passeiam e suas relações com a história, a arquitetura, a música, o cinema e a gastronomia.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • O Império é Você
    autor: Javier Moro

    A fascinante saga do homem que mudou a história do Brasil.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Rio Homem
    autor: André Gago

    Romance cuja ação se passa em plena Guerra Civil de Espanha. O ator e autor confessa que investigou durante dez anos para escrever este livro.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • História Bizarra da 2ª Guerra Mundial
    autor: Otavio Cohen

    A Segunda Guerra Mundial deixou o mundo em pedaços, mas há grandes histórias, personagens incríveis e feitos absurdos. E foi a partir dessas partes mais bizarras do conflito mais importante da história que Otavio Cohen elaborou este livro.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • O Nobre Deputado
    autor: Márlon Reis

    O deputado "Cândido Peçanha" é uma personificação do que o autor viu e ouviu. Reunimos assim, num único personagem, os testemunhos de vários políticos que, mesmo não se conhecendo entre si e sendo dos mais variados pontos do país, se referem às mesmas práticas de modo minucioso e coerente.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • 1942 - O Brasil E Sua Guerra Quase Desconhecida
    autor: João Alberto Barone Reis e Silva

    João Barone, baterista do grupo Paralamas do Sucesso e aficionado por assuntos da Segunda Guerra Mundial, revela e analisa a participação do Brasil no conflito que sangrou o mundo. Filho de um dos mais de 25 mil pracinhas que lutaram na Itália, Barone dirige sua pesquisa pelo passado do pai e do país para unir dados, curiosidades e histórias emocionantes de uma campanha incrível que muitas vezes o próprio brasileiro desconhece.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho

    O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. Hoje também se comemora o Dia Nacional da Reciclagem e o Dia da Ecologia.
    O Tema Mundial para 2018 é "Acabe com a Poluição Plástica".

  • Pós-guerra
    autor: Tony Judt

    Com uma abordagem inovadora, Judt trata praticamente todo o século XX como "o epílogo da Segunda Guerra" e considera o ano de 1989, marcado pelo colapso do comunismo e a queda do muro de Berlim, este sim o começo do fim do pós-guerra.

  • Um Lugar na Janela
    autor: Martha Medeiros

    Um lugar na janela é um convite para deixar de lado a comodidade do sofá, as defesas e embarcar junto com Martha. O bom viajante é aquele que está aberto a imprevistos, ou seja, a viver.

  • Ofício de Orador
    autor: António José Avelãs Nunes

    Os textos aqui reunidos são como que um pequeno balanço dos acontecimentos que marcaram o percurso do autor nos últimos cinquenta anos, que foi aluno e professor da Faculdade de Direito de Coimbra. Foram escritos para serem lidos em público, e são, essencialmente, textos de um universitário dirigidos a universitários.

  • Instrumentos da Orquestra
    autor: Roy Bennett

    O livro apresenta a orquestra sinfônica moderna, ressaltando as grandes famílias em que ela se divide - cordas, madeiras, metais, percussão -, assim como as características essenciais dos instrumentos.

  • A Revolução Francesa
    autor: Antônio José Avelãs Nunes

    O livro resgata na história da Revolução Francesa, ocorrida entre os anos de 1789 e 1799, a origem de importantes institutos jurídicos. Para o autor, a história deste período histórico, evidencia a importância do Direito na conformação da ordem econômica e social. Os acontecimentos fazem Napoleão ter plena consciência dos fatos quando disse aos seus Generais: "estão muito enganados se pensam que eu ficarei na história pelas muitas batalhas que ganhei, ficarei na história porque promulguei o Code Civil"

  • Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de abril

    "O incentivo à leitura além de ser uma importante ação cultural, promove também a inclusão social e o desenvolvimento de novas ideias" (Rozilda E. Costa)
    "Um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato)

  • O Código Da Vinci
    autor: Dan Brown

    Mesclando os ingredientes de um envolvente suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade com essa obra. [...]

  • Feliz dia dos Bibliotecários - 12 de março

    "Bibliotecário, hoje é seu dia!"
    - O Juramento:
    "Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de Bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação cientifica e na dignidade da pessoa humana."

    Parabéns para todos que nos auxiliam nessa viagem de liberdade!

  • O Dia do Relâmpago
    autor: J. J. Benítez

    Ao ler "O Dia do Relâmpago", você viverá cento e um dias trepidantes. E, mesmo que tente, jamais conseguirá imaginar o que acontecerá em 29 de Agosto de 2027... Com este livro, você "viverá o não vivido"
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Claudio Manuel da Costa
    autor: Laura de Mello e Souza

    Marcada por ambivalência e controvérsia, a vida de Cláudio Manuel da Costa, mineiro consagrado pelos versos de Vila Rica, é revisitada pela historiadora Laura de Mello e Souza, que pesquisou inventários, escrituras e processos judiciais para reconstituir os passos do poeta no Brasil e na Europa.

  • Minhas Historias dos Outros
    autor: Zuenir Ventura

    Feito de episódios que viveu e de personagens que conheceu ao longo de quase cinqüenta anos de jornalismo, em 'Minhas histórias dos outros' Zuenir Ventura faz um acerto de contas com o seu passado, ou com sua memória. Entre lembranças pessoais e coletivas, estão as principais mudanças comportamentais, políticas e sociais dos anos 50 até hoje. Amigo de Glauber Rocha, Zuenir desfaz as dúvidas sobre a verdadeira causa da morte do pai do Cinema Novo. Mais adiante, num mea-culpa, questiona por que os jornalistas - ele, inclusive - resolveram não publicar a versão integral do suicídio de Pedro Nava. Como se abrisse seu diário, fala sobre seu "filho adotivo" Genésio Ferreira da Silva, testemunha do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes.

  • Verdi - Vida e Ópera
    autor: Charles Osborne

    Uma biografia completa do grande gênio da ópera italiana escrita por uma autoridade internacional no assunto. Uma leitura enriquecedora que narra a relação de Verdi com a política, sua vida amorosa e suas amizades, além da história de cada uma de suas obras, já tão familiares para os apreciadores de sua música. Certamente estimulará o leitor a ouvir com melhor compreensão a obra vasta e intensa de Verdi.

  • Dublinenses
    autor: James Joyce

    A maior atração dessa obra não são as histórias em si, mas a forma como James Joyce as conta. A palavra exata, a construção dos ambientes e descrições dos personagens fazem desse livro uma grande obra, por isso ele é tão idolatrado e copiado, pela exatidão da sua narrativa, nada falta, nada sobra e isso é muito difícil de conseguir na arte literária É um escritor muito atento aos detalhes, podesse dizer que conseguiu nessa obra?a perfeição. Os nomes de ruas, lugares, edifícios, são reais.

  • Museu do Prado / Madri - Grandes Museus do Mundo

    A Coleção Folha de São Paulo abriu as portas aos grandes Museus, lançando a Série com vinte livros onde detalha famosas instituições de artes e história, e chegou as bancas com dois grandes museus europeus: o Prado, de Madri, e que foi o tema do primeiro livro, enquanto a National Gallery, de Londres, foi enfocada no segundo.
    Cada livro aborda tanto o Museu tomado como tema, quanto os artistas e obras nele representados. Conta a história de cada instituição, desde sua origem e construção passando por suas reformas, restaurações e administrações.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Dia da Árvore - 21 de setembro de 2017

    "Dar à uma muda a chance de se tornar uma árvore é um pequeno gesto com uma enorme recompensa"
    "As sementes fazem árvores. Os sem-mentes desfazem florestas"
    Em homenagem ao Dia da Árvore, reabre nesta quinta-feira, O Parque Radical de Deodoro com uma cerimônia convocada pelo Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, com a presença de 500 alunos da rede municipal de ensino.

  • Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney
    autor: Palmério Dória

    Palmério Dória, um dos jornalistas mais respeitados do País, conta pela primeira vez, num livro, toda a história secreta do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney, no Maranhão.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Contos e Crônicas - Para ler na escola
    autor: João Ubaldo Ribeiro

    Os livros desta Coleção reúnem textos sobre temas relacionados à juventude, como: colégio, vestibular, infância, esporte e cinema. A seleção do material ficou a cargo de professores especializados em educação e literatura, como Marisa Lajolo e Regina Zilberman. O resultado dessa combinação são livros que vão entreter os estudantes e ao mesmo tempo enriquecer a sua formação.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • O Guardião
    autor: Dean R. Koontz

    A protagonista Laura Shane tem sua vida marcada pela intervenção constante de um personagem misterioso e assustador. A cada situação de perigo, o guardião da jovem surge em meio a tempestades para ajudá-la.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Antologia Poética de Gabriela Mistral
    autor: Alfonso Calderón

    Uma notável entrevista póstuma realizada pelo Prêmio Nacional de Literatura Alfonso Calderón abre uma das antologias mais notáveis do trabalho de Gabriela Mistral. Um exercício de síntese que o poeta Alfonso Calderón conseguiu magistralmente por seu vasto conhecimento da vida e obra do nosso Prêmio Nobel de Literatura.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • O Romance de Perón
    autor: Tomás Eloy Martínez

    Nesta obra ficcional sobre uma figura pública, Martínez usa senso ético, faro jornalístico e sensibilidade literária para desfiar a rede de mentiras que sustentou a imagem e o poder do caudilho argentino Juan Perón.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • More Pickof Punck
    Organizador: Amanda Jane Doran

    Outra fantástica coleção de histórias curtas, de autores lendários e paradigmáticos. Uma coleção humorística e essencial.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • The Pick of Punch
    organizador: Miles Kington

    Este é um livro cheio de humor britânico, como; Casamento de Fogarty, The Final Notice, When I was Young and Ignorant, Pussies Galore e A Colonial Christmas. Existem sessenta e seis contos, em todos esses autores; John Mortimer, Anthony Burgess, Terry Jones e Michael Palin e muitos outros.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Memorial Maria Moura
    autor: Rachel de Queiroz

    "Memorial de Maria Moura" é ambientado no sertão no início do século XIX e narra a história da guerreira Maria Moura, jovem corajosa que transforma-se na líder de um bando de homens armados.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Crime e Castigo
    autor: Fiodór Dostoiévski

    Esta coleção foi lançada nos Estados de SP e RJ, primeiramente e posteriormente em outros Estados. A venda se deu através das bancas, a cada semana, sendo que cinco das trinta obras foram divididas em dois volumes. Entre elas: Crime e Castigo, doado ao nosso acervo do Leitura & Lazer, em clássica encadernação.

  • O Improvável Presidente do Brasil
    autor: Fernando Henrique Cardoso

    Em 1993, Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda, herdou um país em frangalhos. A inflação chegava a inacreditáveis 3.000%, um presidente tinha sofrido Impeachment por corrupção e começavam a circular rumores de outro golpe militar. Muitos consideravam o Brasil um país ingovernável. Mas, em uma tumultuada década como ministro da Fazenda e em seguida presidente, FHC provou que estavam errados. Assumiu a presidência de uma jovem democracia com uma economia instável e, segundo a obra, transformou o Brasil em uma nação madura e próspera. Estas memórias contam a história de sua notável liderança como Presidente, de sua vida pessoal, de seus encontros com outras personalidades históricas e de seu amor da vida inteira pelo Brasil.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Diários do Vampiro
    autor: L. J. Smith

    Aqui são apresentados três volumes desta coleção "Diários do Vampiro":
    O Despertar
    O Confronto
    A Fúria
    Temos o prazer de apresentar esta série que é um best seller, e que está na lista de mais vendidos do New York Times.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Adir Botelho, barbárie e espanto em Canudos - Xilogravuras & Desenhos

    Em novembro de 2012 aconteceu a exposição "Barbárie e Espanto em Canudos", na galeria Três da Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.
    A mostra reuniu duas séries: "Canudos", concebida em xilogravura e retratando imagens impressionantes sobre o drama ocorrido no sertão da Bahia, que mobilizou o Brasil no final do século; e "Agonia e Morte de Antônio Conselheiro", em desenhos a carvão.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Emoções
    tradutor: Denise Delela (Osho)

    Fortes emoções, com as quais não sabemos lidar, são a causa de muitas dificuldades que temos na vida.
    Osho oferece a alternativa de entender as raízes das emoções e desenvolver o hábito de observá-las, descobrindo como elas vêm à tona, em vez de tentar controlá-las.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Desperte seu Gigante Interior & Mensagens de um Amigo
    autor: Anthony Robbins

    A obra revela como funciona o seu sistema de tomada de decisões e de que forma podemos usá-lo para alcançar nossos objetivos.
    Aqui contamos com a edição de dois livros em um, 'seleção vira-vira', o que nos oferece outra oportunidade de leitura, onde nos apresenta a forma de alcançar a realização emocional, afetiva, psicológica e profissional por meio da aplicação gradual de ensinamentos vitais.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Sherlock Holmes
    autor: Arthur Conan Doyle

    Sir Doyle virou uma página na história da literatura policial ao criar Sherlock Holmes, seu maior personagem.
    O primeiro volume traz os doze contos que compõem as aventuras de Holmes. O autor, na obra, procura esclarecer as dúvidas que, por ventura, ainda pairem sobre os casos resolvidos por Holmes e Watson.
    Livro doado ao acervo do Leitura & Lazer

  • Conversando com os Espíritos
    autor: James Van Praagh

    Aqui você conhecerá histórias de pessoas que, com a ajuda do autor, conseguiram fazer contato com parentes mortos e deram novos rumos a suas vidas.
    Com ensinamentos e depoimentos comoventes, o Praagh nos ajuda a lidar com a dor da perda. Abra seu coração e deixe este livro mudar para sempre a sua maneira de encarar a vida e a morte.

  • O Livro de Ouro da Ópera
    autor: Milton Cross

    Música, dança, teatro, figurinos e coreografia são alguns dos elementos que integram o espetáculo operístico e envolvem o espectador numa atmosfera de fantasia.
    Este livro nos transporta para esse mundo de entretenimento, ao mesmo tempo aristocrático e popular, e nos apresenta algumas das grandes estrelas do teatro lírico universal: Puccini, Rossini, Bizer, Wagner, entre outros...

  • O Segundo Mundo - Impérios e Influência na Nova Ordem Social
    autor: Parg Khanna

    O autor analisa as estratégias dessas três grandes potências, Estados Unidos, União Européia e China, pela conquista das nações emergentes, aquelas que servem de fiel da balança num mundo multipolar, cujas decisões podem alterar o equilíbrio global de poder.

  • Por Trás do Véu de Ísis
    autor: Marcel Souto Maior

    O livro constitui-se de uma reportagem realizada ao longo de alguns anos - incluindo a biografia de Chico Xavier - pelo jornalista em busca de evidências que comprovassem a autenticidade das comunicações mediúnicas.

  • Paulo Fortes - O Barítono do Brasil
    autor: Bruno Frunaletto

    Paulo Fortes foi um dos melhores atores que vimos em ópera, não apenas entre os brasileiros (sem dúvida, o melhor), mas também entre os estrangeiros. Bastava-lhe um olhar, um movimento de cabeça e, pppor vezes, um só gesto de mão para se comunicar com o público e definir as intenções do personagem. Nem todos sabem o quanto isto é difícil nos enormespalcos de ópera, onde é tão mais fácil "surperatuar" para chegar ao ao público.

  • Jarbas Maranhão
    autor: Edson Monteiro

    A história de vida do ex-senador da República Jarbas Maranhão é um exemplo de dignidade, caráter, tolerância e de nobreza.
    Jarbas Maranhão foi professor de Direito Constitucional e autor de dezenas de obras consagradas, tais como Diretrizes da Democracia Social; Estudo sobre O Barão do Rio Branco; Considerações sobre o Projeto da Constituição; Liberdade de Pensamento e Formação da Juventude; Origem e Importância do Tribunal de Contas, entre outras.
    Esta obra, pela sua importância histórica, social, política e intelectual, deve servir de livro texto nas aulas de Direito das universidades.

  • Ópera em Manaus
    autor: Márcio Páscoa

    "Ópera em Manaus", se concentra em aspectos históricos e estéticos.
    Os títulos da coleção concentram-se na época de esplendor econômico do período da borracha (1850-1910). Embora haja relatos de uma Casa de Ópera em Belém desde o século XVIII, foi durante a febre borracheira que se inauguraram os teatros amazônicos ativos até hoje: na capital paraense, o teatro da Paz (1878), e, em Manaus, o teatro Amazonas (1896).

  • O Poder da Cabala
    autor: Rabi Yehuda Berg

    Poder da Cabala é um livro ao mesmo tempo alegre e profundamente sério. Ao ler estes capítulos com este mesmo espírito, você encontrará ao mesmo tempo diversão e insight. A sabedoria não tem que ser complexa, enfadonha e pesada. Na cabala, afinal, a sabedoria é chamada de Luz...

  • Dia Nacional do Bibliotecário - 12 de março

    Ser Bibliotecário é... Transcender barreiras... do impresso ao digital, do presencial ao remoto, da ignorância ao conhecimento, do guardar ao compartilhar e do segredo ao acesso, tudo pela possibilidade de ofertar ao seu usuário a informação precisa. (Cintia Santos)

    No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel B. Tigre

  • Deu no New York Times
    autor: Larry Rohter

    Na obra o Brasil segundo a ótica de um repórter do jornal mais influente do mundo.
    o resultado é um retrato ao mesmo tempo contundente e paixonado do país, que passa longe, muito longe do Brasil "pra gringo ver".
    Tradução de Antonio Machado
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Brincando com o seu Gato
    autor: Jackie Strachan

    Aprenda a brincar com os gatos. Talvez você já conheça as suas patadas, perseguições e saltos, mas Em Brincando com o seu Gato você aprenderá jogos que o farão se surpreender com a agilidade e a inteligência desse animal. Os gatos adoram brincar e são caçadores por instinto, mas eles precisam manter os ossos e os músculos fortalecidos, além de serem mentalmente estimulados. Com este livro é possível criar brinquedos com objetos que você já tem em casa, entreter o gato quando ele fica sozinho em casa, manter as garras do seu gato longe dos móveis, e muito mais!
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • A Divina Comédia
    autor: Dante Alighieri

    Nesta obra, o trágico não constitui elemento essencial, e a língua e o estilo empregados são simples e naturais. Acompanhado por Virgílio, o poeta percorre o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Dom Quixote de La Mancha
    autor: Miguel de Cervantes Saavedra

    No século XVII, foi comercializada a primeira edição de Dom Quixote de la Mancha, obra-prima de Miguel de Cervantes, que marcou o início do romance moderno e o nascimento do "mito quixotesco" ou a defesa dos mais elevados princípios morais.
    O leitor encontrará o texto publicado com enorme sucesso por Cervantes em 1605, sob o nome de As aventuras do engenhoso fidaldo Dom Quixote de la Mancha. A continuação das aventuras do cavaleiro da triste figura foi publicada por Cervantes em 1615.
    "Jamais será encontrado um texto tão profundo e poderoso quanto este. A maior e definitiva expressão do gênio humano." Dostoiévski
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Dia da Árvore - 21 de setembro

    Benefícios das Árvores:
    Diminuem a temperatura ambiente
    Atuam como filtro natural: Absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio
    Preservam a biodiversidade no meio ambiente
    Absorvem a água da chuva
    Reduzem a poluição sonora
    Humanizam as cidades, melhorando a qualidade de vida, embelezando nossas ruas e casas

  • Bulliyng - Mentes perigosas nas escolas
    autor: Ana Beatriz Barbosa Silva

    A autora, que é médica, faz uma análise profunda sobre um dos tipos de violência cada vez mais noticiado, que precisa com urgência ser combatido. "Além de os bullies - os agressores - escolherem um aluno-alvo que se encontra em franca desigualdade de poder, geralmente este também já apresenta uma baixa autoestima. A prática de bullying agrava o problema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentais que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. No exercício diário da minha profissão, e após uma criteriosa investigação do histórico de vida dos pacientes, observo que não somente crianças e adolescentes sofrem com essa prática indecorosa, como também muitos adultos ainda experimentam aflições intensas advindas de uma vida estudantil traumática", alerta a psiquiatria.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • O Enviado
    autor: J. J. Benítez

    O autor foi envolvido pela curiosidade em torno do Santo Sudário, e, tomando como base algumas impressionantes pesquisas científicas elaboradas por técnicos da Nasa, foi investigar mais a fundo esse fenômeno. Assim, na primeira parte da obra, ele faz uma profunda reportagem sobre o tecido e chega a conclusões surpreendentes. Em seguida, reconstitui com bastante habilidade a parte final da paixão e morte do Nazareno, utilizando-se de uma técnica conhecida como "projeção mental".
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Dinastia Americana - A aristocracia, a fortuna e a política
    autor: Kevin Phillips

    Neste livro, o comentarista político e econômico Kevin Phillips revela como quatro gerações dos Bush, começando com a aliança original entre George Herbert Walker e Samuel Prescott Bush, subindo a escada do poder nacional desde a Primeira Guerra Mundial, solidificaram o seu lugar no estabelecimento dos EUA.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • História da Vida Privada
    direção: Philippe Aries e Georges Duby

    Coleção dirigida por Philippe Aries e Georges Duby, dividida em cinco volumes:
    Volume 1 - Do Império Romano ao ano Mil
    Volume 2 - Da Europa Feudal a Renascença
    Volume 3 - Da Renascença ao Século das Luzes
    Volume 4 - Da Revolução Francesa à Primeira Guerra
    Volume 5 - Da Primeira Guerra a nossos Dias
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Perda Total
    autor: Ivan Sant'Anna

    Os voos 402, 1907 e 3054 protagonizaram alguns dos episódios mais trágicos da história da aviação brasileira. As circunstâncias que envolveram cada um desses acidentes mobilizaram a opinião pública, revelaram falhas no sistema aeroviário, e revoltaram o país. A ausência de sobreviventes torna esses acontecimentos ainda mais estarrecedores. Por três anos, o autor investigou as causas e as consequências desses acidentes. Mergulhou em arquivos, inquéritos, processos judiciais, relatórios, gravações das caixas-pretas. O resultado é um texto direto e elucidativo, em que o escritor revive cada minuto da agonia dos que viveram ou acompanharam de perto essas tragédias.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • As Vidas de Chico Xavier
    autor: Marcel Souto Maior

    Biografia jornalística de um dos personagens mais intrigantes da História do Brasil. Chico Xavier escreveu mais de quatrocentos livros, vendeu mais de vinte milhões de exemplares e doou toda a renda para instituições beneficentes - "Eu não escrevi nada, os espíritos escreveram".
    Livro doado - Leitura e lazer.

  • Guia Visual - Alemanha
    autor: Dorling Kindersley

    Apresenta informações turísticas e históricas sobre quatorze das áreas e cidades mais importantes da Alemanha, cobre toda a diversidade desse país fascinante, desde a folclórica Baviera e sua capital, Munique, até a moderna e vibrante Frankfurt, passando pela cosmopolita e renovada capital do país, Berlim. Tudo ricamente ilustrado, com mapas detalhados e mais de 1700 fotografias que facilitam a viagem e orientam o turista, traz indicações de hotéis, bares e restaurantes para todos os bolsos e gostos, e oferece dicas exclusivas para turistas brasileiros. Informando ainda sobre transportes, hospedagem variada e costumes, além de uma agenda ilustrada com telefones úteis. Tradução de Rosemarie Ziegelmaier.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Coleção Machado de Assis

    A obra de Machado de Assis constitui-se de 9 romances e 9 peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Hoje em dia, é comum as editoras brasileiras publicarem volumes especiais intitulados "Obra Completa de Machado de Assis" a fim de reunir toda a gama de sua produção literária. Assim temos esta coleção reunindo as belas obras de Machado de Assis: Ressurreição /A Mão e a Luva / Helena / Iaia Garcia / História de Quinze Dias / Quincas Borba / Dom Casmurro / Papéis Avulso I e II / Histórias da Meia Noite / Escritos Avulsos I e II / Histórias sem Data / Bons Dias! & Notas da Semanais / O Almada & Outros Poemas / Relíquias de Casa Velha / Várias Histórias / A Semana II / Teatro / Crítica & Correspondência. Coleção Doada para o acervo de Leitura & Lazer

  • Série Operação Cavalo de Tróia
    autor: J. J. Benítez

    Esta é uma série literária, composta por nove livros: Jerusalém/Massada/Saidan/Nazareth/Cesareia/Hermon/Nahum/Jordão/Caná) e escrita pelo espanhol J. J. Benítez.
    A obra mescla temas históricos - da vida de Jesus -, com ficção-científica (a viagem no tempo) e mostra "dossiês" que narram uma missão da Força Aérea dos USA na qual um módulo chamado "O Berço" é levado ao passado com o propósito de comprovar a existência de Jesus Cristo. A missão é chamada de "Operação Cavalo de Tróia", e como de costume das forças militares Norte Americanas, não são revelados grandes detalhes dos métodos de física utilizados para a reversão, nada além de "novos conceitos da Física Quântica vindos da Europa" é dito. Conceitos obviamente, sigilosos também.
    Coleção Doada para o acervo de Leitura & Lazer

  • Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento - Hoje Dia Nacional
    25/07/2016

    Uma ideia Genial!! Basta ser um Livro em condições, não precisa ser novo. Vamos distribuir livros que já lemos e que está lá, num canto da estante, parado, solitário... escreva um bilhete, por exemplo, e deixe em algum local:
    "Ei! Você achou este livro... Agora Ele é Seu!! Esta iniciativa faz parte de um Projeto de Incentivo à Leitura e Compartilhamento de Conhecimento. Eu escolhi este livro porque ........(justifique)"
    Em 25/01/2016, houve a primeira edição, que foi um sucesso! Participe da segunda edição, hoje, 25 de julho de 2016 - Divulgue - Compartilhe - Esqueça para alguém encontrar essa viagem de Leitura e Conhecimento.

  • Uma Rua de Roma
    Autor: Patrick Modiano

    Publicado originalmente em 1978, a obra recebeu a um só tempo o Grande Prêmio de Romance da Academia Francesa e o Goncourt, mais importante prêmio literário de língua francesa, assegurando a consagração do autor, que no romance, segue as pistas do que restou de lembranças a um detetive particular - Guy Roland, que sofre de amnésia -, evocando o tema que o consagrou: a memória, em constante embate contra o esquecimento. Na tentativa de elucidar o segredo de sua identidade, ele sai em busca de pessoas que possam lhe oferecer pistas acerca de seu passado e das circunstâncias que causaram seu problema.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Contos de Aprendiz
    Autor: Carlos Drummond de Andrade

    Drummond não escreveu muitos contos ao longo de sua carreira. Daí a importância de um livro como este Contos de aprendiz. Publicado originalmente em 1951 (mesmo ano de Claro enigma), o livro seria a primeira investida em larga escala do autor numa obra de ficção. Algumas das histórias reunidas neste volume se tornariam verdadeiros clássicos da ficção moderna brasileira, como "A salvação da alma", "O sorvete" e "O gerente", cativando ainda hoje leitores de todas as idades. Outras merecem ser conhecidas ou revisitadas, pois atestam a maestria de um autor cujos maiores recursos sempre foram a razão e a sensibilidade.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Coleção Ver!ssimo
    Autor: Luis Fernando Veríssimo

    Luis Fernando Verissimo é um dos mais respeitados cronistas brasileiros, autor de best-sellers inesquecíveis, como Comédias da Vida Privada e Clube dos Anjos, da coleção Plenos Pecados. Toda a sua obra - revista e atualizada pelo autor - foi reeditada. Temos a oportunidade de ter agora em nosso acervo quatro destas obras bem humoradas para nosso Lazer: O Mundo é Bárbaro / As Mentiras que os Homens Contam / Sexo na Cabeça / Comédias para se Ler na Escola.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Em Algum Lugar do Paraíso
    Autor: Luis Fernando Veríssimo

    Com humor refinado e elegância de narrativa, o autor aborda nesta seleção de crônicas, temas que sempre cercaram a vida do ser humano: o começo e o fim do amor, o desgaste gerado pelo tempo, o acaso que pode fazer tudo ruir ou acontecer de forma surpreendente. Mestre no gênero, Veríssimo faz o leitor pensar sobre escolhas, decisões precipitadas e oportunidades perdidas, mas sempre com um olhar bem-humorado e cúmplice dessas limitações tão humanas.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Queda de Gigantes
    Autor: Ken Follett

    De maneira brilhante, Follett constrói sua trama entrelaçando as vidas de personagens fictícios e reais, como o rei Jorge V, o Kaiser Guilherme, o presidente Woodrow Wilson, o parlamentar Winston Churchill e os revolucionários Lênin e Trótski. O resultado é uma envolvente lição de história, contada da perspectiva das pessoas comuns, que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, ajudaram a fazer a Revolução Russa e tornaram real o sonho do sufrágio feminino. Ao descrever a saga de famílias de diferentes origens - uma inglesa, uma galesa, uma russa, uma americana e uma alemã -, o autor apresenta os fatos sob os mais diversos pontos de vista.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • João Goulart - Uma Biografia
    Autor: Jorge Ferreira

    Livro doado - Leitura e Lazer A trajetória de João Goulart contada desde sua infância na estância do pai no Rio Grande do Sul até se tornar o vigésimo quarto Presidente do Brasil, passando por sua entrada na política por meio do Partido Trabalhista Brasileiro, a função de Ministro do Trabalho no governo Vargas e a vice-presidência nos governos de Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros. O autor defende que Jango foi o último presidente legítimo a manter relações reais de identificação com a sociedade, especialmente com os trabalhadores.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • O Nome da Rosa
    Autor: Umberto Eco

    Estranhas mortes começam a ocorrer num Mosteiro Beneditino localizado na Itália durante a baixa Idade Média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O Mosteiro guarda uma imensa Biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações Sacras e Profanas. A chegada de um monge franciscano, incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do Tribunal da Santa Inquisição.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Nicolau Maquiavel - Obras do Pensamento Universal

    Maquiavel foi criticado e elogiado, mas mereceu igualmente todos os louvores por sua coragem e intrepidez, por sua análise de uma sociedade decadente e atrelada a um sistema de religião que mais a prejudicava que a beneficiava. É o que se apresenta em o "Príncipe". Já em "A Arte da Guerra" encontra-se um Maquiavel preciso em suas descrições, sóbrio e compenetrado. Duas obras de peso agora em nosso acervo do Leitura & Lazer.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer

  • Equador
    Autor: Miguel Sousa Tavares

    Primeiro romance do autor, trata da complexidade política e da dificuldade de definir na prática aquilo que parece claro nos conceitos e na teoria. Mais do que isso, este livro fala das paixões humanas e de como elas interferem nos jogos de poder. O protagonista, conhecido intelectual português, é convidado pelo Rei Dom Carlos a executar uma missão descabida e complicada que decide aceitar, e percebe a ambiguidade da sua realidade. O enredo torna-se ainda mais confuso e envolvente quando Luis é tomado por uma paixão proibida e incontornável.
    Livro Doado para o acervo de Leitura & Lazer