Notícias Gerais

  • IRB lança cartilha Todos na Escola

    O Instituto Rui Barbosa (IRB) lança a cartilha ?Todos na Escola - Ações para promover a (re)inserção e a permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar?, com o objetivo de orientar gestores na adoção de medidas de enfrentamento à evasão escolar.

  • Tribunais de Contas apoiam ação de enfrentamento ao abandono escolar

    Atricon e IRB aderiram à campanha do Unicef que combate a exclusão escolar por meio de ações como a Busca Ativa Escolar.

  • Inscrições abertas para o III Simpósio Nacional de Educação

    O TCE-RO promoverá o "III Simpósio Nacional de Educação - Evidências que contam, Ações que transformam", evento on-line, de 16 a 18 de março, das 14h30 às 17h30.

  • TCs devem atuar para garantir direito à educação durante a pandemia

    Entidades representativas dos Tribunais de Contas brasileiros emitiram, nesta terça-feira (16/03), uma nota recomendatória aos órgãos de controle externo orientando sobre o acompanhamento e a fiscalização das ações adotadas pelos gestores públicos para garantir de forma plena o direito à educação, inclusive durante o período de pandemia.

  • TCMRJ se manifesta pela priorização dos profissionais de educação na vacinação contra a COVID-19

    O Presidente do TCMRJ encaminhou ao Prefeito e aos Secretários Municipais de Educação e Saúde, nota do CTE-IRB acerca da necessidade de priorizar os profissionais da Educação na vacinação contra a COVID-19.

  • Comitê Técnico de Educação do IRB alerta para problemas no projeto de regulamentação do Fundeb, que

    Em nota técnica, o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) manifesta-se contra pontos específicos do projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 10, regulamentando o Fundeb.

  • TCMRJ na Rio TV Câmara: Vale a pena ver de novo

    Em 2016, a Rio TV Câmara fez um vídeo especial sobre o TCMRJ, como parte da série Nossas Instituições. A jornalista Aline Bordalo entrevistou o presidente Thiers Montebello e os então inspetores-gerais da 2ª e 3ª Inspetorias de Controle Externo, Simone Azevedo e Marcus Vinicius Pinto, responsáveis pelas auditorias de obras públicas e educação. A equipe de filmagem, ciceroneada o tempo todo pelo presidente Thiers, passeou por diversos ambientes para mostrar os bastidores do Tribunal de Contas carioca e o trabalho realizado em prol da cidade.

  • Live do TCMRJ sobre volta às aulas atinge milhares de visualizações

    Com um público que ultrapassou todas as expectativas, o Bate Papo Cidadão, transmitido ao vivo, alcançou quase 20 mil visualizações, em menos de 24h. O tema mobiliza milhares de famílias e profissionais ligados à Educação.

  • Fim do Fundeb pode acabar com mais de 192 mil vagas nas escolas públicas do Rio

    TCMRJ calcula perda de arrecadação de até R$ 1,9 bi na cidade, caso o Fundeb seja extinto.

  • TCMRJ participará da elaboração do protocolo da volta às aulas

    O TCMRJ está entre os órgãos e instituições da sociedade civil designados para discutir e elaborar propostas para a elaboração do Protocolo Sanitário do Plano de Retomada da Secretaria Municipal de Educação.

  • TCMRJ participa de audiência pública sobre volta às aulas

    O inspetor geral do TCMRJ, Marcus Vinícius Pinto da Silva, da inspetoria especializada na fiscalização da área da educação, defendeu a participação da sociedade na discussão do protocolo de retomada das aulas presenciais, durante a audiência pública promovida pela Câmara Municipal, hoje à tarde (22/06).

  • Impactos provocados pelo fechamento das escolas públicas estão na lupa do TCMRJ

    A ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) para atenuar os impactos do fechamento das escolas não tem atingido homogeneamente todos os mais de 640 mil estudantes da rede municipal.

  • TCMRJ agora faz parte de comitê nacional de Educação

    O conselheiro do TCMRJ Felipe Puccioni passou a integrar o colegiado do Comitê Técnico da Educação do Instituo Rui Barbosa ? IRB. A nomeação foi formalizada em Portaria de 4 de dezembro de 2019, assinada pelo presidente do IRB, Ivan Lelis Bonilha. O inspetor geral Marcus Vinicius Pinto da Silva e a auditora de controle externo Ketza Cardoso, que, entre outros servidores do TCMRJ, realizam o Programa de Visita às Escolas, também fazem parte do comitê, como assistentes técnicos.

  • Soluções para educação levam TCMRJ até Embaixada da Etiópia

    O presidente Thiers Montebello e o conselheiro Felipe Puccioni, ambos do TCMRJ, foram recebidos hoje de manhã (25/11) pelas diplomatas e secretárias do embaixador, Beza Melis e Miheret Gebremedhin, da Embaixada da República Democrática Federal da Etiópia.

  • TCMRJ recebe estudantes da UFRRJ

    O TCMRJ recebeu hoje, 13/11, em seu auditório, estudantes do curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), interessados em conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Tribunal.

  • Tribunais de Contas finalizam projeto na área de Educação

    Dezoito Tribunais de Contas (TCs) brasileiros já finalizaram a segunda etapa do projeto "Educação que faz a diferença", com as visitas as escolas e entrevistas com os gestores, professores e alunos. O projeto resulta de uma parceria entre o Comitê da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e a organização Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).

  • Coordenador do Programa de Visitas às Escolas recebe homenagem na Câmara

    Marcus Vinícius Pinto da Silva, recebe o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, a mais alta homenagem da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia também reconheceu o trabalho da 3ª IGE, coordenado por Marquinhos, como é chamado carinhosamente por seus colegas.

  • TCs defendem permanência do Fundeb

    Os Tribunais de Contas do Brasil estão unidos no compromisso com a máxima efetividade do direito à educação, consolidado em documento assinado durante o II Simpósio Nacional de Educação (II Sined), realizado em Porto Alegre.

  • Controle da educação pública é pauta de congresso internacional

    O conselheiro do TCMRJ Antonio Carlos Flores de Moraes está participando do III Congresso Internacional no Combate à Corrupção e Controle Público, realizado entre os dias 11 e 16 de fevereiro, nas cidades de Salamanca (Espanha) e Coimbra (Portugal).

  • Programa de Visitas às Escolas celebra 15 anos e lança o Projeto Aluno-Cidadão

    Nesta quarta-feira (12 de dezembro) o TCMRJ celebrou os 15 anos do Programa de Visitas às Escolas, reunindo, em seu auditório, alunos, professores e diretores de escolas públicas do Município.

  • Publicadas cinco novas cartilhas do TCMRJ

    O TCMRJ acaba de lançar cinco novas cartilhas, abordando assuntos técnicos específicos relativos ao controle externo, informando o público geral e, principalmente, servindo de apoio ao corpo técnico do Tribunal e seus jurisdicionados.

  • 1º Simpósio de Educação destaca experiência do TCMRJ

    O controle externo dos recursos públicos destinados à Educação e as ações especiais desenvolvidas no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros será o assunto da apresentação do inspetor-geral de controle externo do TCMRJ, Marcus Vinícius Pinto da Silva, no 1º Simpósio Nacional de Educação, que acontece hoje e amanhã, em Minas Gerais.

  • Programa de Visitas às Escolas é adotado em São Paulo

    Desenvolvido pela 3ª Inspetoria de Controle Externo do TCMRJ há 15 anos, o Programa de Visitas às Escolas vem se consolidando cada vez mais como um case de sucesso na área de acompanhamento em unidades de ensino e, com isso, está se estendendo para outros Tribunais de Contas. A mais recente parceria é com o TCM de São Paulo, que irá seguir rigorosamente o modelo do Tribunal carioca nas escolas da capital paulista.

  • Equipe do TCMRJ visita TCE de Goiás

    O Programa de Visitas às Escolas, instituído pelo TCMRJ, foi apresentado ao TCE-GO, no dia 27 de fevereiro. Até agora, já foram realizadas parcerias com os Tribunais de Contas de Minas Gerais, Tocantins, dos Municípios do Pará, do Município de São Paulo e com a Prefeitura do Rio, para utilização do programa pioneiro.

  • Programa de Visitas às Escolas será implementado pelo TCMGO

    Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás que vão executar efetivamente o trabalho de implementação da plataforma de auditoria Programa de Visita às Escolas, desenvolvido pelo TCMRJ.

  • TCMRJ confere retomada das obras de escolas na Zona Oeste

    Suspensas desde dezembro de 2016 por falta de recursos, as obras das escolas municipais do Programa Fábrica de Escolas do Amanhã da 10ª CRE (Zona Oeste da cidade), foram retomadas. Através da sua 2ª Inspetoria, o TCMRJ foi ao local, no dia 21 de dezembro último, conferir a execução do contrato emergencial para o restabelecimento da construção.

  • Alunos estreitam laços com TCMRJ

    Alunos do 9º ano da Escola Municipal Alencastro Guimarães visitaram o TCMRJ, onde puderam conhecer os detalhes do Programa de Visitas às Escolas, que o tribunal realiza com sucesso, desde 2003. Foi também uma ocasião para que alunos e professores falassem sobre as melhorias que gostariam de ver implementadas e estreitassem contato com o tribunal de contas carioca. Esse feedback foi recebido com entusiasmo pelos auditores envolvidos no programa.

  • Tribunal abre as portas para professores e universitários

    Como parte do projeto "Cidade constitucional: Rio de Janeiro, primeira capital da República", o Tribunal de Contas do Município recebeu ontem (30/11) professores e universitários interessados em conhecer mais sobre a importância do controle externo exercido pela corte de contas carioca. A iniciativa é da Escola Fazendária e tem como finalidade disseminar o conhecimento da administração pública e a função socioeconômica dos tributos e, com isso, estimular o exercício da cidadania e do controle social.

  • Programa de Visitas às Escolas e 3ª IGE receberão Moção da Câmara Municipal

    A Câmara Municipal do Rio entregará Moção de Aplausos ao Programa de Visitas às Escolas e à 3ª IGE, no dia 3 de setembro, na mesma ocasião em que o inspetor-geral da 3ª IGE, Marcus Vinícius Pinto da Silva, coordenador do programa, receberá a Medalha Pedro Ernesto. O vereador Célio Lupparelli, autor das propostas das homenagens, ressalta a contribuição que o trabalho oferece para o aperfeiçoamento da políticas públicas na área de Educação.

  • TCMRJ 'faz escola' em Goiânia

    Reconhecido como boa prática em controle na área de Educação, o Programa de Visitas às Escolas do TCMRJ não pára de inovar. Na 29ª edição do Congresso de Tribunais de Contas do Brasil, realizado entre os dias 22 e 24 de novembro, em Goiânia, a corte de contas carioca traz novidades, como o Projeto Aluno-Cidadão, que envolve o incentivo ao controle social entre jovens representantes de escolas da rede municipal de ensino selecionadas. A auditora da 3ª Inspetoria-Geral de Controle Externo do TCMRJ, Ketza Cardoso Leite da Silva, fala isso e outros detalhes do programa.

  • Tribunal de Contas da Bahia destaca trabalho do TCMRJ

    A apresentação do Programa de Visitas às Escolas, referência de controle na área de Educação, ganhou destaque no site do TCE da Bahia. A equipe composta pelo inspetor-geral da 3ª IGE, Marcus Vinícius Pinto da Silva, e pelos auditores Ketza Cardoso Leite da Silva, Bruno Volaro e Ricardo Dinis Gonsalves contou para membros e servidores da corte de contas baiana, nesta terça-feira (28/11), a sua experiência sobre o trabalho realizado em escolas do Rio de Janeiro.

  • Tribunal abre as portas para professores e universitários

    Como parte do projeto "Cidade constitucional: Rio de Janeiro, primeira capital da República", o Tribunal de Contas do Município recebeu ontem (30/11) professores e universitários interessados em conhecer mais sobre a importância do controle externo exercido pela corte de contas carioca. A iniciativa é da Escola Fazendária e tem como finalidade disseminar o conhecimento da administração pública e a função socioeconômica dos tributos e, com isso, estimular o exercício da cidadania e do controle social.

  • Alunos estreitam laços com TCMRJ

    Alunos do 9º ano da Escola Municipal Alencastro Guimarães visitaram o TCMRJ, onde puderam conhecer os detalhes do Programa de Visitas às Escolas, que o tribunal realiza com sucesso, desde 2003. Foi também uma ocasião para que alunos e professores falassem sobre as melhorias que gostariam de ver implementadas e estreitassem contato com o tribunal de contas carioca. Esse feedback foi recebido com entusiasmo pelos auditores envolvidos no programa.

  • Encontro entre o TCMRJ e Conselhos Escola-Comunidade

    O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), através da 3ª Inspetoria Geral (3ª IGE), que atua na área de Educação, buscando estimular a participação da comunidade nas questões escolares, bem como o controle social, ofereceu nos dias 07, 08, 10 e 11 de agosto de 2017, encontro com Conselhos Escola-Comunidade (CECs) das 38 Unidades Escolares Municipais do Rio de Janeiro consideradas precárias pelo Programa de Visitas às Escolas.