Portal da Biblioteca

RSS

  • Novo Regulamento da Biblioteca - Resolução nº 1.074 de 16/01/2020

    Foi publicado no dia 21/01/2020, o novo Regulamento da Biblioteca Desembargador Ribeiro de Freitas. Acesse e fique por dentro

  • Catálogo da Biblioteca

    Consulte aqui o catálogo de livros, artigos de periódicos, dvds, clube de leitura e muito mais...

  • Leitura & Cultura
    O clube de leitura dos servidores do Tcmrj

    Tenha à sua disposição 750 títulos, entre romances, biografias, poesia, filosofia, literatura infanto-juvenil, auto-ajuda e outros.
    Faça parte do Leitura & Cultura, o clube de leitura dos servidores do Tcmrj, organizado pela Biblioteca em parceria com o Centro Cultural.
    Veja aqui a lista completa dos livros.

  • Concursos do TCMRJ

    Provas e Gabaritos dos Concursos realizados pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro nos anos de 2003, 2004, 2008 e 2011.

  • Bem vindo à Biblioteca Desembargador Ribeiro de Freitas

    Especializada em Direito Administrativo, abrangendo também outros ramos do Direito e ainda Contabilidade Pública e Auditoria, a Biblioteca do TCM-RJ atende ao público interno e externo, dispondo para isto de um acervo de mais de 23.000 itens, entre livros, revistas, DVDs e audiolivros.
    Oferece seu catálogo para consulta pelo público interno e externo na homepage do TCMRJ, através do sistema Informa On-Line, destacando-se um conjunto de mais de 14.000 artigos de revistas especializadas em direito administrativo, licitações e contratos e controle externo.
    Possui convênios com outros Centros de Documentação, fazendo parte da Rede Bibliocontas de Tribunais de Contas de todo o Brasil e do exterior, de forma a ampliar seus recursos informacionais através de pesquisas e empréstimos entre Bibliotecas.
    Presta serviços de busca não só em suas bases de dados, mas também em outras bases nacionais e internacionais, via web.
    Oferece serviços de empréstimo domiciliar aos servidores do TCMRJ e consulta local ao público interno e externo, possuindo terminais com acesso à web para utilização pelos seus usuários.

    Homepage: http://www.tcm.rj.gov.br/WEB/Site/noticias.aspx?Categoria=26
    E-mail: tcmrj_biblioteca@rio.rj.gov.br
    Rua Santa Luzia, 732 / 8° andar - Centro - CEP 20.030-042 RJ - Brasil
    Tel.: (21) 3824-3647 - Tel/Fax: (21) 3824-3781
    Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 09 às 17 horas

  • # Desafio Enap: 12 livros para você ler em 2020

    Os livros selecionados da Enap são gratuitos!
    Se turbinar o ritmo de leitura foi uma de suas metas para este 2020, saiba que chegou ao lugar certo. A fim de incentivar uma nova rotina de leitura, selecionamos 12 títulos lançados recentemente para você devorar ao longo desse novo ano.
    A lista também serve como um desafio: um livro por mês. Foram escolhidas obras de diversos temas, como gestão de pessoas, governança, inovação, governo digital, políticas públicas e administração pública.
    Aceita o desafio? Conheça as obras e boa leitura!

  • Sites Para Baixar Livros Grátis

    Toda mudança pessoal começa com o conhecimento. Conhecimento gera desenvolvimento e quando nos desenvolvemos podemos mudar tudo a nossa volta.
    Em todos os livros que eu li, tinham mensagens diferentes mas que me levavam a mesma conclusão, que o sucesso é possível! (Giselle Precioso)
    Ler, ler e ler... sugestão de sites para baixar Livros Grátis!

  • Leitura & Estresse

    Você sabia que a leitura, comparada a música e a atividade física é a que reúne o maior percentual de redução de níveis de estresse? Sendo esse percentual de 68% "Perder-se em um livro é o maior relaxamento." (Dr. Lewis)

  • Humanos X Robôs

    Inteligência artificial ainda não consegue escrever artigo para a New Yorker, conclui teste:
    O surgimento de ferramentas que utilizam a inteligência artificial para facilitar a escrita de e-mails e textos gera questionamentos sobre o possível domínio da tecnologia no campo literário e jornalístico.
    A partir dessa possibilidade se desenvolve o artigo "The Next Word", de John Seabrook, colaborador da New Yorker. (...) "Fiquei fascinado pela maneira como a inteligência artificial parecia saber o que eu ia escrever. (...)"
    O autor reforça, ao longo do artigo, que os avanços são perceptíveis, (...)
    mas a escrita vai além disso e exige "um diálogo contínuo entre as palavras e a noção na mente que as motivou".

  • Biblioteca Digital Mundial

    A Biblioteca Digital Mundial é uma instituição digital projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América e pela UNESCO em parceria com mais 31 outras instituições de vários países. James H. Billington bibliotecário do Congresso dos EUA sugeriu em 2005 a criação da World Digital Library para a UNESCO.
    Esta é uma informação de Acesso Aberto - AA

  • Acesso Aberto - AA

    Acesso aberto (AA) ou acesso livre significa a disponibilização online e sem limitações dos resultados de investigação científica. O Acesso Aberto pode ser aplicado a todas os tipos de publicações científicas com e sem revisão por pares, incluindo artigos científicos, documentos de conferência, teses, capítulo de livros, e monografias.
    Logótipo do Acesso Aberto, criado originalmente pela Public Library of Science. Não existe um logótipo do Acesso Aberto oficial, as instituições são livres de adaptar o logótipo à sua imagem.

  • Uma Biblioteca no Caminho
    Cezar Miola

    "A Lei nº 12.244/2010 determinou a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País e estabeleceu até maio de 2020 para que a medida seja implementada. A instalação de bibliotecas ainda é referida, de maneira geral e sucinta, no Plano Nacional de Educação, mais especificamente nas Metas 6 e 7."
    (Trecho do artigo de Cezar Miola)
    "Mais um texto-luz do amigo Miola. Inspirado em Drummond, é prosa séria, capaz de afastar as pedras que nos prendem à caverna. Lembrou outro grande poeta, aquele da famosa e democrática praça: "Oh! Bendito o que semeia Livros, livros à mancheia. E manda o povo pensar!" Valdecir Pascoal

  • Leitura Diária & Saúde

    Benefícios incríveis de ler todos os dias apoiados pela ciência
    Você sabia que crianças de seis meses que têm livros lidos por seus pais várias vezes por semana mostram habilidades de alfabetização mais fortes, quatro anos depois?
    Além disso, elas pontuam mais em testes de inteligência e conseguem melhores empregos mais tarde na vida do que os não leitores? Não é incrível?
    Não há nada como a sensação e o cheiro de um livro. Nada digital chega perto disso. Mas a leitura, seja em papel ou tela, traz muitos benefícios, para saúde, para convivência e para vida...

  • Bibliotecário Reinventa-se na 'Era Digital'

    As bibliotecas e os bibliotecários 'trocaram de pele' ao longo de suas históricas existências. De espaço sagrado e apenas reservado para elites religiosas, nobres e intelectuais a lugar de difusão do conhecimento físico e digital, as bibliotecas moldaram profissionais à medida do seu tempo.
    Senso crítico e raciocínio lógico são requisitos fundamentais para o novo papel do profissional, debatido em encontro na semana em que se comemorou o Dia Nacional do Bibliotecário.

  • Normas ABNT no Google Docs

    Normas ABNT no Google Docs: organize referências bibliográficas Recurso é útil para quem precisa escrever monografias ou teses.
    No Google Docs, isso é possível. O complemento EasyBib Bibliography Creator, que está disponível para o Office do Google de maneira gratuita, reúne normas técnicas de formatação do mundo inteiro, incluindo as mais usadas no Brasil. (Por Bruno Soares)

  • Biblioteca Federal do Paraná - UFPR

    A Biblioteca da Universidade Federal do Paraná - UFPR (Litoral) viralizou, ao compartilhar dicas de normalização de trabalhos acadêmicos.
    Citações, espaçamento, margens, referência de artigo, sumário, tudo detalhado para que não haja equívoco, é só acessar o Portal da Informação e o link do Manual de normalização de documentos científicos da UFPR.

  • A Criança que Lê Será um Adulto que Pensa

    A criança que lê será um adulto que pensa - Fomentar a leitura em qualquer idade sempre é sinônimo de enriquecimento, mas incentivar esse hábito entre os mais jovens da sociedade é uma garantia total de um futuro melhor.
    Uma criança que lê irá se convertendo em um adulto com ideias próprias, criativo e com uma mentalidade firme, capaz de questionar o que a cerca e de compreender mais facilmente seu lugar no mundo.

  • VIII Bibliocontas
    Fortaleza/Ceará - 2018

    Para este biênio, o tema foi "Rede de Conhecimento: Ambientes Colaborativos Informacionais". Os fundamentos da civilização, passando pela escrita, pelos arquivos e chegando aos livros foram pontos explanados pelo diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo, a Escola de Gestão do TCE-CE, Conselheiro Alexandre Figueiredo, durante saudação inicial, que aproveitou o momento para apresentar as principais ações da Escola de Contas do TCE e de sua Biblioteca.
    A conferência de abertura, proferida pelo presidente-Conselheiro do TCE-CE, Edilberto Pontes. O Conselheiro falou sobre o papel das instituições, citando a Agenda 2030 que, entre os 17 objetivos, está o de desenvolver instituições inclusivas, eficazes e funcionais, como acontece no Tribunal de Contas do Ceará.(...) Pontes ressaltou a importância das Bibliotecas para elevação do nível de formação das pessoas. (...) "É preciso ter pessoas motivadas, que vibram, entusiasmadas. Quem for atrás de informação, pesquisa, precisa de ter resposta, de um serviço bem prestado, profissional. Trata-se de um setor que agrega valor à instituição, é essencial, não apenas um trabalho a mais."(...)

  • VII Fórum Bibliocontas
    Distrito Federal - 2016

    O Tribunal de Contas do Distrito Federal sediou o VII Fórum Bibliocontas: "Sistemas de Gestão da Informação: modelos e aplicações". O tema foi escolhido com o intuito de fomentar discussões acerca das estratégias utilizadas atualmente pelos Tribunais de Contas e órgãos afins para o gerenciamento das informações produzidas nos órgãos de Controle Externo. Com o crescente volume de informações e a modernização tempestiva dos sistemas informacionais disponíveis no mercado, o evento proporcionará grandes oportunidades de aprendizado e uma importante troca de experiências entre os participantes.

  • Carta Compromisso IV Forum Bibliocontas - 2010

    IV FÓRUM BIBLIOCONTAS - Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas de Tribunais de Contas 2010. Carta Compromisso

  • Guia de Bibliotecas dos Tribunais de Contas do Brasil


    * Dados cadastrais, informações sobre o acervo, áreas de especialização, serviços e produtos oferecidos.
    * Títulos dos periódicos, ano de início e término da coleção e informações sobre indexação.

  • A cura pela leitura

    Um relacionamento que termina é sempre um motivo de tristeza ou de pausa para repensar a vida. Para superar a fase difícil, que tal um bom livro? "Flashman", de George MacDonald Fraser, sobre um soldado britânico pouco recomendável, condecorado por heroísmo, pode distraí-lo de sua autopiedade. "Do Amor", de Stendhal, pode auxiliá-lo a lidar com a melancolia, e "As Consolações da Filosofia", de Alain de Botton, pode servir mesmo de consolo.

  • Livros para uma vida

    Biblioteca básica: o que ler dos 2 ao 18 anos para ter uma ótima formação e chegar com boas referências à vida adulta.
    Dezoito educadores selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio.

  • Leituras de Fernando Pessoa chegam à internet

    "Conhecer o que lia Fernando Pessoa, as anotações que fazia nos seus livros, como ideias para poemas surgiam durante suas leituras. Agora, isso vai ser possível a qualquer pessoa: já está disponível na internet a biblioteca digital do poeta português, no sitio da casa-museu dedicada a ele."

  • Biblioteca em Istambul 'empresta' pessoas

    Quer emprestar um búlgaro ou uma lésbica? Estas são algumas das opções oferecidas pela Biblioteca Viva de Istambul. Não é uma biblioteca típica. Ali você pode tomar pessoas emprestadas ao invés de livros e, no processo, começar a confrontar seus preconceitos.

  • O direito de ler
    autor: Richard Stallman

    Extraído do site: http://gnu.mirror.fr/philosophy/right-to-read.pt.html
    Texto de ficção, tem como tema a falta de liberdade de leitura no ano de 2096.
    "Para Dan Halbert, o caminho para Tycho começou na faculdade, quando Lissa Lenz pediu seu computador emprestado. O dela havia quebrado, e, a não ser que ela conseguisse um outro emprestado, ela não conseguiria terminar seu projeto bimestral. E não havia ninguém a quem ela ousasse pedir isso, exceto Dan..."

  • Ler devia ser proibido
    autora: Guiomar de Grammon

    A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido.
    Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que lhe fora destinado no corpo social.
    Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary.

  • Leitores tortos
    autor: Affonso Romano de Sant'anna

    "Foi há uns dois anos. Em Curitiba. Eu havia terminado uma conferência sobre arte e pós-modernidade e saí com várias pessoas para comer e beber algo. Acabamos pousando num local que acho tinha o nome de Bar do Batata. E conversa vai e copo vem, fico sabendo que existe naquela cidade uma insólita entidade chamada Sociedade dos Leitores Tortos...

  • O outro lado da Torre de Babel
    Autor: Paulo Coelho

    "Passei a manhã inteira explicando que meus interesses não são exatamente os museus e as igrejas, mas os habitantes do país ? e, desta maneira, seria muito melhor que fôssemos até o mercado. Mesmo assim, eles insistem; é feriado, o mercado está fechado. ? Aonde vamos? ? A uma igreja. Hoje celebram um santo muito especial para nós, e com toda certeza para você também. Vamos visitar o túmulo deste santo. Mas não faça perguntas e aceite que às vezes podemos ter boas surpresas para escritores..."

  • A solidão e os livros - Luiz Carlos Amorim

    "Outro dia, no início do inverno, eu sugeria aos amigos de um nosso grupo de discussão, na Internet, que não deixassem nada guardado em casa, sem uso, que doassem roupas, calçados, brinquedos, tudo o que pudesse ser aproveitado, para pessoas menos afortunadas que nós. Sempre há quem aceite e faça bom proveito do que podemos oferecer.
    E Araci, amiga muito querida e dedicada às causas sociais e culturais, foi mais longe: ela conclamou-nos a doar livros, também. E eu lhe disse, então, que já fazia isso. Que nas minhas tantas mudanças, sempre fazia um expurgo nas minhas centenas de livros e levava um tanto para uma ou outra escola, para um jardim de infância, para alguma biblioteca, para orfanatos, para alguma campanha de distribuição. Foi então que ela dividiu uma idéia que achei maravilhosa e passei a adotar: Araci me disse que levava livros para asilos. Que as pessoas que lá estavam adoravam livros, que a maioria deles os liam com um prazer que dava gosto de ver..."

  • De livros e bibliotecas - Paulo Coelho

    "Na semana passada, comentei sobre meus livros sublinhados. Na verdade não tenho muitos livros..."