Eventos

  • Thiers Montebello toma posse na presidência da ABRACOM

    Assista a reportagem completa sobre a posse do presidente Thiers Montebello na direção da Abracom, em Brasília. Na mesma ocasião, assumiram os dirigentes da Atricon, IRB e CNPTC. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

  • TCE-RJ entrega Prêmio Ministro Gama Filho 2019

    A Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ) vai prestigiar, dia 12 de dezembro, os vencedores do Prêmio Ministro Gama Filho. Nesta edição 2019, o tema foi "Tecnologias emergentes e o controle do estado", e o concurso estimulou a produção de estudos sobre o uso cada vez maior de soluções tecnológicas para o exercício do controle externo.

  • Cerca de 1,5 milhão de jovens e crianças estão fora da escola no Brasil

    Do total, 903,1 mil correspondem a jovens de 15 a 17 anos. Crianças de 6 a 14 anos somam 213,9 mil e crianças com idade entre 4 e 5 anos alcançam 370,4 mil. Os dados fazem parte do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, editado pelo Todos pela Educação.

  • I CITC é aberto com participação de Dias Toffoli

    Foi aberto no início da noite desta segunda-feira (11/11) o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, um evento idealizado para discutir o Controle Externo Contemporâneo, com propostas para a modernização e a concomitância dos procedimentos de auditoria, com vistas à obtenção de resultados efetivos; para o alcance do desenvolvimento sustentável da boa governança dos recursos públicos.

  • Rumo às metas 2020

    Encerrou-se, hoje (11/10), a imersão de trabalhos que envolveu 47 servidores de diversos setores do TCMRJ, em torno das metas estratégicas para o próximo ano. Ao todo, 24 propostas foram levadas em consideração durante esta semana. Todas impactam diretamente as fragilidades apontadas pela avaliação da Atricon, finalizada no mês passado, através da Comissão de Garantia de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC).

  • Imersão fecha ciclo de metas

    A partir de hoje (08/10), até a próxima sexta-feira, 47 representantes de diversos setores do TCMRJ estarão imersos em torno do fechamento das metas deste ano e do planejamento das próximas ações estratégicas.

  • Lançamento do livro 'O Direito ao Erro do Administrador Público no Brasil'

    A editora GZ e o procurador do TCMRJ Pedro de Hollanda Dionisio têm a honra de convidar para o lançamento da obra "O Direito ao Erro do Administrador Público no Brasil", no auditório do TCMRJ. O livro, que é também destaque na edição nº 72 da Revista do TCMRJ, aborda a questão da tolerância ao erro e da responsabilidade do gestor por seus equívocos.

  • Lançado o Fórum Nacional de Auditoria

    No primeiro dia do IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que vai até sexta-feira (dia 19/10) em Fortaleza (CE), foi lançado o Fórum Nacional de Auditoria. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB) que prevê a realização de uma série de eventos de capacitação nas cinco regiões do país. O objetivo é buscar o alinhamento dos Tribunais de Contas quanto à utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) nos seus trabalhos de fiscalização.

  • Disrupção no Judiciário

    "A mais antiga tecnologia criada para acabar com a profissão de advogado foi criada há mais de 500 anos e chama-se livro", brincou Ian McDougal, vice presidente da LexisNexis, empresa pioneira na introdução de tecnologia na área jurídica. No entanto, continuou ele, para que a inteligência artificial não seja uma ameaça, os profissionais deverão obrigatoriamente aprender a habilidade de interagir com a tecnologia. "Cabe somente que o sistema educacional consiga acompanhar essas novas demandas", finalizou McDougal, um dos palestrantes do Simpósio Tecnologia e Sistema de Justiça, que acontece hoje (01 de outubro), no auditório da Emerj.

  • VI Encontro dos Tribunais de Contas do Brasil

    Será realizado de 28 a 30 de novembro, em Florianópolis (SC), o VI Encontro dos Tribunais de Contas do Brasil, com o tema "O FUTURO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS: Inovação, Integração, Prevenção e Eficiência". As inscrições estão abertas.

  • TCMRJ recebe especialista em mídias sociais

    "É muito importante que o Tribunal esteja nas redes sociais para se comunicar com o público para dar notícia, informação e, mais que isso, receber feedback de seu trabalho, que é tão importante para a sociedade e que muitas vezes o cidadão desconhece", falou a jornalista e especialista em marketing digital Elis Monteiro, que o TCMRJ recebeu nesta quarta-feira (6 de junho) para palestrar. O evento, direcionado ao público interno, faz parte da meta de aprimoramento da comunicação institucional do Tribunal.

  • Accountability e TCs é tema do novo livro da conselheira Marianna Willeman

    Presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, a conselheira Marianna Montebello Willeman lançou seu mais recente livro, "Accountability Democrática e o Desenho Institucional dos Tribunais de Contas no Brasil", pela Editora Fórum. O trabalho conta com prefácio de Diogo de Figueiredo Moreira Neto e apresentação de Adriano Pilatti.

  • TCMRJ 'faz escola' em Goiânia

    Reconhecido como boa prática em controle na área de Educação, o Programa de Visitas às Escolas do TCMRJ não pára de inovar. Na 29ª edição do Congresso de Tribunais de Contas do Brasil, realizado entre os dias 22 e 24 de novembro, em Goiânia, a corte de contas carioca traz novidades, como o Projeto Aluno-Cidadão, que envolve o incentivo ao controle social entre jovens representantes de escolas da rede municipal de ensino selecionadas. A auditora da 3ª Inspetoria-Geral de Controle Externo do TCMRJ, Ketza Cardoso Leite da Silva, fala isso e outros detalhes do programa.

  • XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil: Oportunidades na adversidade

    "Orientar, orientar e orientar, mais que sancionar", defendeu o presidente do TCMRJ, Thiers Montebello, durante a abertura do XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, ressaltando a importância do papel pedagógico das cortes de contas para a excelência das gestões públicas do país. O evento iniciou-se nesta manhã (22/11), na sede do TCE de Goiás, em Goiânia, e se estenderá até o final desta semana.

  • Fórum de Inovação no Direito terá participação de procurador do TCMRJ

    A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) será sede do "Fórum sobre Inovação no Direito Público: Diagnósticos e Propostas", que será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro. Entre as diversas mesas de debates, que reunirão 25 especialistas, a que tratará sobre "Controle da Administração", terá a mediação do procurador do TCMRJ, Pedro de Hollanda Dionísio.

  • XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil

    O XXIX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil acontece de 22 a 24 de novembro de 2017, em Goiânia/GO, e tem como tema "Controle Externo: aprimoramento na adversidade". A temática escolhida reflete a consciência do aprofundamento da crise, a necessidade e a oportunidade para o aprimoramento.

  • TCMRJ assina Termo de Cooperação com a Secretaria de Educação

    Dia 28 de junho de 2017, o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Educação celebraram Termo de Cooperação Técnica. Todo o formato do Programa de Visitas às Escolas, inclusive o software utilizado (Sistema Estatístico de Dados), será cedido pelo Tribunal à SME, a fim de que a mesma possa intensificar a execução de seu controle interno sobre a educação pública municipal. Os servidores da 3ª Inspetoria Geral, que atua na área de educação e é responsável pelo trabalho, capacitarão servidores da SME acerca do Programa e do software.

  • Reunião da Atricon sobre planejamento estratégico é realizada no TCU

    Reunidos na sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília, na manhã do dia 21 de junho, conselheiros de diversos tribunais de contas trataram do planejamento estratégico da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

  • Ministério Público promove evento 'Edificando o Controle Interno'

    No dia 19/06/2017, o Ministério Público do Rio de Janeiro realizou o evento "Edificando o Controle Interno". Clique para conferir a programação.

  • PGE-RJ promove Congresso sobre Inovações de Direito Público

    O evento será realizado nos dias 22 e 23 de maio, no auditório da PGE-RJ, situado na Rua do Carmo, nº 27, no centro do Rio de Janeiro. Clique em "Saiba Mais" para obter mais informações sobre inscrição e programação.

  • Presidentes de TCs reúnem-se em São Paulo

    Desde a manhã desta segunda-feira (08/05), presidentes de Tribunais de Contas do País, entre os quais o presidente do TCMRJ e da Abracom, Thiers Montebello, estão no TCE de São Paulo, em reunião técnica.

  • Palestras de Ministro e Secretário do TCU encerram 14º Coninter

    A palestra de encerramento da 14ª Edição do Congresso Nacional de Controle Interno e Externo foi proferida pelo ministro do TCU, Bruno Dantas. A mesa de encerramento foi composta por ele e pelo conselheiro do TCMRJ, Antonio Carlos Flores de Moraes.

  • Controle ligado ao Esporte abre segundo dia do Coninter

    O subprocurador-geral do Estado, Fernando Barbalho Martins, questionou o efetivo legado dos megaeventos esportivos e dissertou a respeito dos parâmetros de controle externo sobre o Estado na área de Esportes, na abertura do segundo dia do 14º Coninter, hoje (07/04) pela manhã.

  • TCMRJ promove seminário de encerramento do projeto Observatório da Despesa Pública

    O TCMRJ está realizando, no dia de hoje, 28/03/2017, o seminário de encerramento do PROJETO DE EXPANSÃO DO OBSERVATÓRIO DA DESPESA PÚBLICA.

  • Lei da Ficha Limpa encerra encontro em Cuiabá

    "Corremos o risco de termos um backlash, contra a Operação Lava Jato", alertou o advogado Márlon Reis, em palestra durante o encerramento do V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

  • TCMRJ e TCM-PA firmam compromisso

    O presidente do TCMRJ, Thiers Montebello, assinou acordo de cooperação e troca de conhecimentos com o presidente do TCM do Pará, Cezar Colares, durante o V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, realizado em Cuiabá, MT.

  • Palestra com Marcus André Melo abre 3º dia do V Encontro em Cuiabá

    "O País vem atravessando águas turvas de forma bem sucedida", avaliou o cientista político Marcus André Melo, na abertura do terceiro e último dia do V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Cuiabá.

  • TCMRJ contribui com boa prática na área de Educação

    O TCMRJ apresentou seu Programa de Visitas às Escolas na manhã desta quarta-feira (23/11), durante o V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Cuiabá, MT. O trabalho pioneiro do Tribunal confirma, mais uma vez, que é uma referência para outros tribunais de contas no que se refere ao acompanhamento da situação das escolas da rede pública de ensino.

  • Gastos em Educação na mira do V Encontro dos TCs

    O segundo dia do V Encontro Nacional de Tribunais de Contas, realizado em Mato Grosso, iniciou-se com o painel "Tribunal de Contas e Educação: o desafio do PNE".

  • Tempos de crise permeiam debates de encontro anual dos Tribunais de Contas

    A escassez de recursos configura um desafio sem precedentes para o controle externo e para a gestão pública no País. Este será o enfoque principal dos debates entre membros e servidores dos 34 Tribunais de Contas e Ministérios Públicos de Contas do Brasil, durante o V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas iniciado em 22/11/2016.

  • TCMRJ homenageia personalidades com o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal

    O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) homenageou nesta terça-feira, dia 08/11/2016, com o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal, sete personalidades que conferiram expressão e relevância ao Sistema Tribunal de Contas.

  • II Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas

    O II Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), objetiva a melhoria da administração pública, mediante apresentação de estudos acerca da qualidade das políticas públicas praticadas, bem como a multiplicação e intercâmbio de conhecimentos.

  • V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas

    O V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que tem como tema "Tribunais de Contas em busca da excelência", será realizado em Cuiabá/MT, no período de 22 a 24 de novembro de 2016.

  • Galeria de fotos do 3º Congresso Internacional de Direito Financeiro

    Galeria de fotos do 3º Congresso Internacional de Direito Financeiro, realizado nos dias 1 e 2 de setembro de 2016, no TCMRJ. Fotos de Alexandre Freitas e Gláucio Hashimoto.

  • Primeiro dia do 3º Congresso Internacional de Direito Financeiro

    Em prosseguimento, nesta quinta-feira (01/09), no auditório do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, o 3º Congresso Internacional de Direito Financeiro, com o tema central "Orçamento público e responsabilidade fiscal".

  • TCMRJ sedia 3º Congresso Internacional de Direito Financeiro

    Iniciou-se, nesta quinta-feira (01/09), no auditório do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, o 3º Congresso Internacional de Direito Financeiro, com o tema central "Orçamento público e responsabilidade fiscal".

  • CRC-RJ promove V Seminário da Área Pública

    O Conselho Regional de Contabilidade - RJ promoverá, no dia 28 de junho, no auditório da SEFAZ, no centro do Rio, o evento V Seminário da Área Pública, com o tema "A Importância da Contabilidade na Prestação de Contas dos Prefeitos - Último Ano de Mandato". Clique em "Saiba mais" para obter informações sobre inscrições e programação.

  • 2º dia do Encontro Nacional do Instituto Rui Barbosa

    O TCMRJ está sediando hoje, 17/06/16, o 2º dia do Encontro Nacional do Instituto Rui Barbosa, com a apresentação de várias conferências sobre o tema Preços Referenciais.

  • I Congresso Internacional de Contas Públicas

    Neste I Congresso Internacional de Contas Públicas, escrevemos as linhas mais importantes das Contas Públicas no século XXI.
    A passo e passo, mostraremos os capítulos que integram este trabalho voltado para a experiência dos povos na condução dos seus destinos.
    Os temas, inicialmente propostos sugerem que ao final do nosso encontro, a visão dos Projetos de Estado e dos Projetos de Governo estarão claras fornecendo ao administrador público o caminho seguro no sentido de satisfazer as necessidades dos cidadãos.

  • Diálogo Público - II Simpósio de Boas Práticas de Governança e Gestão de Pessoas

    Esse evento tem como objetivo divulgar o resultado consolidado de conjunto de auditorias realizadas pelo TCU no tema Governança e Gestão de Pessoas, assim como divulgar boas práticas identificadas no âmbito dessas auditorias.

  • Regulação do acesso à saúde

    Encerrou-se a palestra da auditora de controle externo do TCE/RJ, Talita Schwartz, sobre os problemas enfrentados no complexo regulador do acesso à saúde no Estado do Rio de Janeiro.

  • TCMRJ e TCE-RJ apresentam palestras sobre Regulação no Acesso à Saúde

    No dia 14 de março, pela manhã, o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro sedia encontro em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Rui Barbosa, sobre Regulação no Acesso à Saúde.

  • I Seminário - Planejamento, Controle e Informação - e o futuro, como será?

    A FACC/UFRJ tem o prazer de convidar para o I Seminário - Planejamento, Controle e Informação - e o futuro, como será? Neste seminário serão promovidos diálogos de alto nível entre a Universidade, Governo, Pesquisadores, Agências Normativas, Entidades Profissionais, Terceiro setor, dentre outros.

  • Thiers Montebello recebe a Medalha Mérito Legislativo

    Na manhã do dia 18 de novembro de 2015, o presidente do TCMRJ, Thiers Montebello, recebeu a Medalha Mérito Legislativo pelas mãos do deputado Felipe Bornier, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

  • TCMRJ entrega o Colar do Mérito Victor Nunes Leal - edição 2015

    O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, que este ano completa 35 anos de sua fundação, homenageou nesta terça-feira, dia 3/11, com o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal sete personalidades que conferiram expressão e relevância ao Sistema Tribunal de Contas. A cerimônia solene aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, e contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Eduardo Paes, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, o consul-geral de Portugal no Rio, Nuno de Mello Bello, o presidente do TCE-RJ, conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Júnior, o conselheiro aposentado Fernando Bueno Guimarães, o presidente da ABRACOM, conselheiro Francisco Neto, e o presidente da JAM Jurídica, Andre Araujo, entre outros.

  • XXIII Congresso Nacional de Criminalística - 8 a 12 de novembro de 2015

    Entre 8 e 12 de novembro de 2015 será realizado, na cidade de Búzios - RJ, o XXIII CONGRESSO NACIONAL DE CRIMINALÍSTICA, o VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PERÍCIAL CRIMINAL e o IV CONGRESSO MILITAR DE CRIMINALÍSTICA, que proporcionarão uma oportunidade ímpar de conhecer o que há de mais moderno na área de criminalística.

  • Diálogo Público discute realização e legado dos Jogos Olímpicos

    "Seremos um povo mais altivo depois das Olimpíadas" assim declarou seu otimismo o presidente do TCMRJ, Thiers Montebello, durante o evento Diálogo Público: Desafios para o Sucesso dos Jogos Olímpicos, organizado pelos Tribunais de Contas da União, Estado e Município, realizado na tarde desta quinta-feira, 13 de agosto, no auditório do TCE-RJ.

  • Tribunais de Contas se reúnem no Ceará para o 11º CONINTER

    Com a presença de mais de cem pessoas, entre conselheiros e técnicos dos Tribunais de Contas de 22 Estados, começou hoje (01/10) em Fortaleza, Ceará, a 11º Edição do CONINTER NORTE-NORDESTE. A programação do 11º Congresso Norte-Nordeste de Controle Interno e Externo, que termina amanhã, vai contemplar diversos temas acerca do controle, desde a gestão dos processos licitatórios, ética, o sigilo de informações, as repercussões tributárias nas contratações públicas, sanções administrativas, entre outros.

  • Rede Infocontas e Ibraop são temas de reunião

    Com a presença de membros de sua diretoria e de presidentes de Tribunais de Contas, a Atricon promoveu reunião para debate das ações da Rede Infocontas e das atividades de apoio ao Ibraop.

  • Funcionários do TCMRJ são homenageados na Câmara

    A equipe da 4ª Inspetoria de Controle Externo do TCMRJ recebeu moções de louvor e congratulações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em sessão solene realizada no dia 16 de março. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Paulo Pinheiro.

  • TCMRJ realiza curso de Auditoria na Área da Saúde

    O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, em prosseguimento ao Programa de Capacitação Continuada de seus servidores, iniciou hoje (23/02/2015) o curso "O SUS para Auditores da Saúde", ministrado pela Maria Izabel Villela Naef Tadeo, Administradora Hospitalar graduada pelo IPH - Instituto de Pesquisas Hospitalares do Estado de SP, atualmente Consultora e Gerente de Projetos - MIT Consultoria em Saúde/RJ.

  • III Encontro de Estudos Estratégicos dos Tribunais de Contas

    O III Encontro de Estudos Estratégicos dos Tribunais de Contas: Governança, Gestão e Educação Corporativa, com a presença de representantes de doze estados (RJ, PE, RR, TO, MG, AC, AM, AP, BA, SE, AL, CE), teve início na manhã deste dia 30/01/2015, na Bahia. O III Encontro está sendo promovido pela JAM Jurídica, com o apoio da ATRICON, ABRACON e do Instituto Rui Barbosa (IRB) e tem como objetivo um seminário voltado para as estratégias a serem planejadas para os próximos anos.

  • Projeto de agilidade e qualidade dos TCs inicia sua segunda fase

    O presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, abriu no último dia 15 de dezembro, o evento "Os Tribunais de Contas e o desafio da Qualidade e Agilidade do Controle Externo", no auditório do TCU, em Brasília. Cerca de 100 pessoas - dentre presidentes e presidentes eleitos dos TCs, conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas e técnicos das áreas de controle, planejamento e comunicação social - participaram do encontro que se encerrou dois dias depois.

  • Comemoração do Dia Internacional contra à Corrupção - 09/12/2014

    Este ano, a Cerimônia de Comemoração do Dia Internacional contra à Corrupção aconteceu em nosso Auditório, onde premiamos os vencedores do concurso de redação realizado com os alunos das escolas municipais do Rio de Janeiro participantes do Projeto Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e pela Cidadania!.

  • TCMRJ homenageia personalidades com o Colar do Mérito Victor Nunes Leal

    Na presença de mais de 150 pessoas, o Tribunal de Contas do Município do Rio (TCMRJ) homenageou nesta terça-feira, dia 4/11, com o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal cinco personalidades que conferiram expressão e relevância ao Sistema Tribunal de Contas nos últimos anos. Os homenageados deste ano de 2014 foram: o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Junior; o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Leila Mariano; o Defensor Público Geral Nilson Bruno Filho; e Orpheu Santos Salles, diretor da Revista Justiça & Cidadania.

  • Governança Pública e Gestão de Aquisições

    O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, em cooperação com o Instituto Rui Barbosa e com o Tribunal de Contas da União, iniciou trabalho com o objetivo de obter e sistematizar informações sobre governança e gestão das aquisições nas organizações públicas do Município do Rio de Janeiro.
    Clique aqui para saber mais

  • IV Encontro dos TCs aprova a 'Carta de Fortaleza'

    Com a aprovação da "Carta de Fortaleza", foi encerrado nesta quarta-feira (06/08) o IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas. O evento ocorreu no Centro de Convenções da capital cearense e teve a presença do presidente do TCE-PE e da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, dos ministros do TCU Augusto Nardes (presidente) e Benjamim Zymler e de conselheiros e técnicos do Brasil inteiro.

  • Temas sensíveis à sociedade serão normatizados hoje pelos TCs

    Hoje, 05/08, segundo dia do IV Encontro dos Tribunais de Contas, serão apresentadas no plenário as minutas de resolução normativa sobre diversos temas sensíveis à sociedade, como agilidade no julgamento de processos e gerenciamento de prazos; aperfeiçoamento do modelo de composição do corpo deliberativo, funcionamento de corregedorias e ouvidorias e divulgação de decisões, entre outros, que foram escolhidos a partir do diagnóstico de avaliação de qualidade e agilidade do controle externo no âmbito dos TCs, apurado pela Atricon em 2013. Dessa pesquisa participaram 28 órgãos, entre eles o TCMRJ.

  • Presidente do TCM/BA defende criação de órgão superior para fiscalizar Tribunais de Contas

    Começou nesta segunda-feira (04/08) o IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com o tema central "O papel dos Tribunais de Contas frente às demandas sociais", o evento discute assuntos que poderão dar novos rumos a estas instituições. Em pronunciamento na abertura do encontro, o presidente do TCM/BA e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios - ABRACOM, conselheiro Francisco Netto, defendeu a criação do Conselho Nacional de Tribunais de Contas e um maior rigor nos critérios de nomeação e aprovação dos conselheiros pelos órgãos competentes.

  • IV Encontro de Tribunais de Contas discute demandas sociais

    Foram finalizadas hoje, 4 de agosto, as atividades do primeiro dia do IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, promovido pela Atricon. O evento está sendo realizado em Fortaleza e tem como foco discutir o papel dos TCs frente às demandas sociais.

  • Segunda reunião de trabalho para elaboração de Resoluções da Atricon ocorrerá em Teresina

    Será realizada no período de 4 a 6 de junho, na cidade de Teresina (PI), a segunda reunião de trabalho para elaboração de propostas de resoluções visando ao aperfeiçoamento do controle externo, com foco na qualidade e agilidade dos Tribunais de Contas. As resoluções tratam de temas como gerenciamento de prazos, controle externo concomitante, composição, organização e funcionamento dos TCs, controle interno, divulgação de decisões e pautas de julgamento, atividades de inteligência, Corregedoria e Ouvidoria.

  • II Seminário Brasileiro de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

    O Tesouro Nacional informa que o II Seminário Brasileiro de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - SBCASP, que ocorrerá no período de 19 a 21 de maio de 2014, em Brasília, terá transmissão simultânea.

  • Portal Fiscaliza Rio 2016 será lançado no próximo dia 15

    A realização da Olimpíada e da Paraolimpíada Rio 2016 envolve diferentes ações que despendem recursos federais, estaduais e municipais. Para dar visibilidade às fiscalizações do dinheiro público feitas pelos Tribunais de Contas da União (TCU), do Estado (TCE-RJ) e do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), no dia 15 de maio, será lançado o Portal Fiscaliza Rio 2016. O evento de lançamento será no TCE-RJ, às 15h, e contará com a presença de autoridades dos tribunais, além de representantes do governo, do Comitê Olímpico e da Autoridade Pública Olímpica.

  • 8º Coninter Nacional

    O Coninter Nacional, que chega ao seu 8º evento, é o foro perfeito para o aprofundamento do diálogo entre as entidades responsáveis pelo controle da Administração Pública nacional. Será realizado no Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 de maio de 2014. Confira os palestrantes confirmados.

  • TCU sedia seminário 'Cooperação Internacional e os Tribunais de Contas Brasileiros' no dia 25/03

    O Tribunal de Contas da União (TCU) sediará, no dia 25 de março, o seminário "Cooperação Internacional e os Tribunais de Contas Brasileiros". O evento, que reunirá presidentes e conselheiros dos tribunais de contas dos estados, tem o objetivo de apresentar as iniciativas de cooperação no cenário global e regional, discutir como sua aplicação pode ser articulada com as instituições multilaterais de financiamento e os possíveis ganhos de coordenação, tendo em vista projetos futuros.

  • Conselheiro Valdecir Pascoal apresenta resultados do TCE-PE no XXVII Congresso dos TCs

    Sem precisar sustar qualquer execução das 30 obras da Copa do Mundo no Estado de Pernambuco, a postura pró-ativa de contribuir resultou em 22 alertas e 10% de economia, segundo o Conselheiro Valdecir Pascoal. "O TCE-PE tomou a iniciativa de se inserir num contexto de colaboração, como tribunal parceiro", falou o Relator, explicando que as análises dos contratos foram tempestivas, à medida que os documentos estavam sendo formalizados.

  • Ministro do TSE e auditor do TCU participam do XXVII Congresso Nacional dos TCs

    "As prestações de contas dos candidatos às eleições poderiam passar a serem analisadas pelos Tribunais de Contas", assim sugeriu o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves, encerrando as apresentações da manhã desta quinta-feira (05/12), no XXVII Congresso Nacional dos TCs. Apontando diferenças entre as contas de governo e de gestão, o Ministro ainda comentou pontos específicos da Lei da Ficha Limpa.

  • XXVII Congresso Nacional dos TCs prossegue com participações de Wellington Dias e Eduardo Pugliesi

    A Proposta de Emenda Constitucional número 42/2013, que inclui os Ministérios Públicos de Contas e seus membros na jurisdição do Conselho Nacional de Ministério Público, tem grandes chance de ser aprovada no primeiro semestre do ano que vem, segundo o Senador Wellington Dias (PT/PI), que proferiu a palestra "Visão do Poder Legislativo sobre o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e a Lei Processual para o julgamento de contas públicas", na manhã desta quinta-feira (05/12), em Vitória.

  • Governador de Minas Gerais participa do XXVII Congresso Nacional dos Tribunais de Contas

    Logo após uma bela apresentação dos corais dos Tribunais de Contas de Mato Grosso e do Espírito Santo, o terceiro dia do XXVII Congresso Nacional dos Tribunais de Contas iniciou com a conferência do governador de Minas Gerais, Antônio Anastásia, sobre a visão do Poder Executivo sobre os TCs. "No Brasil há muito governo e pouca administração pública. Não conseguimos ainda distinguir de forma clara o que é um e o que é outro. O governo cooptou a administração, e isto prejudica o funcionamento dos Tribunais de Contas, naturalmente", reconheceu o governador.

  • Palestra de Leonardo Boff encerra o segundo dia do XXVII Congresso Nacional dos TCs

    "Devemos ver a corrupção não é só como um ato de corrupção, mas como uma cultura da corrupção, feita de forma diuturna, banal, que toma conta de praticamente todas as instâncias sociais, do flanelinha até as grandes negociatas". Assim falou o teólogo e escritor Leonardo Boff na palestra de encerramento do segundo dia do XXVII Congresso Nacional dos TCs, intitulada "Formação do caráter nacional, a corrupção sob o enfoque histórico, filosófico e humanista".

  • XXVII Congresso dos TCs discute Rede de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil

    Nesta tarde de quarta-feira (04/12) está sendo discutida, em uma das reuniões temáticas do XXVII Congresso dos TCs, em Vitória, a proposta de resolução da Atricon que cria a Rede de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil e estabelece sua composição, atribuições e funcionamento. Essa rede deverá prover apoio, discussão, articulação, elaboração de orientações e execução de ações de comunicação para o sistema de controle externo.

  • Conselheiro Salomão Ribas apresenta manual de boas práticas processuais dos TCs

    Ainda na abertura do XXVII Congresso dos TCs, em Vitória, nesta quarta-feira (04/12), o Conselheiro do TCE de Santa Catarina, Salomão Ribas, falou sobre o manual de boas práticas processuais dos Tribunais de Contas, distribuído aos participantes do evento. O documento, elaborado pelo professor de Direito Juarez Freitas e pelo Conselheiro aposentado do TCE/RS, Hélio Saul Mileski, vai ao encontro das antigas aspirações no sentido de harmonizar as práticas referentes aos processos de análise de contas públicas.

  • Financiamento do controle externo é tema de palestra no XXVII Congresso dos TCs

    "Fonte de financiamento para o controle externo" foi tema de palestra no XXVII Congresso dos TCs na manhã desta quarta-feira (04/12), apresentada pelo coordenador de gerenciamento financeiro do Banco Mundial no Brasil, Joseph Kizito, e pela representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Mônica Merlo.

  • XXVII Congresso dos TCs: presidente do TCE-ES apresenta ações da Rede InfoContas

    Anfitrião do evento, o Presidente do TCE do Espírito Santo, Sebastião Ranna, apresentou as principais ações da Rede de Informações Estratégicas do Controle Externo, criada em julho deste ano, por meio de acordo de cooperação firmado entre a Atricon, o Instituto Rui Barbosa, o TCU e mais 28 Tribunais de Contas. A Rede InfoContas tem entre seus objetivos criar a cultura de informação trabalhada, articulação institucional e compartilhamento de soluções de Tecnologia da Informação entre as instituições de controle externo brasileiras.

  • Conselheiro Jaylson Campelo destaca movimento de integração entre os TCs brasileiros

    "De ilhas a arquipélago, visando a nos tornar um continente", assim o Conselheiro Jaylson Campelo traduziu o movimento de integração entre os Tribunais de Contas brasileiros, iniciado a partir da implementação do Programa de Modernização do Controle Externo (Promoex). "Não estamos distantes de sermos a instituição mais importante do país, no sentido da fiscalização de caráter pedagógico junto ao gestor público e da aproximação com a sociedade, no fomento do controle social", concluiu o Conselheiro, na abertura do XXVII Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, nesta quarta-feira (04/12), em Vitória, Espírito Santo.

  • Thiers Montebello preside mesa de abertura do XXVII Congresso Nacional dos TCs

    Presidindo a mesa de abertura do XXVII Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, nesta quarta-feira, o Conselheiro Thiers Montebello destacou a atuação do Conselheiro Antonio Joaquim frente à Atricon, organizadora do evento que está reunindo cerca de 700 representantes das Cortes de Contas de todo o país. Compondo a mesa, também estiveram presentes o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick; além dos Conselheiros Salomão Ribas (SC), Sebastião Ranna (ES), Severiano Costandrade (presidente do IRB) e Jaylson Campelo (PI), que apresentou o diagnóstico da avaliação da qualidade e agilidade do controle externo no âmbito dos TCs.

  • I Feira Nacional do Sistema Controle Externo é realizada durante Congresso de TCs

    Da percepção de que os Tribunais de Contas executam vários trabalhos interessantes e poucos conhecem os projetos uns dos outros, surgiu a ideia de a I Feira Nacional do Sistema Controle Externo ser realizada paralelamente ao XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil. A Feira, como o Congresso, foi aberta às 18h desta terça-feira (03/12).

  • Presidente do TCMRJ participa de simpósio internacional no TCE/SC

    O presidente do TCMRJ, conselheiro Thiers Montebello, esteve presente na mesa de abertura do "Simpósio Internacional: Crise de Representatividade - desafios e oportunidades para o controle externo", realizado de 11 a 13 de novembro, no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis.

  • Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal - 2013

    Pelo décimo ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) homenageou com a outorga do Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal autoridades que muito contribuíram para o fortalecimento do Sistema Tribunal de Contas do país e conferiram relevância e expressão ao sistema nacional de controle externo.

  • Reunião Eurorai

    Começou hoje (17/10) a VIII Assembleia da União Europeia das Entidades Regionais de Fiscalização. O Brasil participa como membro observador através dos Tribunais de Contas de Santa Catarina, do Rio de Janeiro e da ATRICON. Um dos temas mais relevantes desta manhã foi a discussão sobre as auditorias e a fiscalização dos Tribunais de Contas sobre a composição dos preços cobrados pelos entes públicos para a prestação de serviços públicos (água, energia, coleta de lixo, limpeza pública, etc).

  • Fomenta Rio - Encontro de Oportunidades para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

    O Fomenta é uma iniciativa do Sistema Sebrae, que tem como objetivo aproximar micro e pequenas empresas fornecedoras de gestores e compradores públicos, contribuindo assim para a consolidação dos mecanismos relacionados ao tema na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. No Rio de Janeiro, essa iniciativa é fruto da parceria entre o Sebrae/RJ, Governo do Estado do Rio de Janeiro, TCMRJ e TCE-RJ.
    O evento será realizado nos dias 23 e 24 de outubro de 2013, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova.
    Clique em "Saiba mais" para conferir a programação e realizar inscrição.

  • Mais de 20 Tribunais de Contas do País participam de encontro em Fortaleza

    Mais de 20 Tribunais de Contas do País estão presentes na manhã desta quinta-feira (05/09), em Fortaleza, na Assembleia Geral do Instituto Rui Barbosa (IRB). O encontro faz parte da comemorações dos 40 anos do IRB, que tem programação marcada para quinta e sexta-feira (05 e 06/09). A Assembleia Geral foi aberta pelo presidente do IRB, Severiano Costandrade, e pelo conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Edilberto Pontes.

  • Tribunais de Contas debatem transparência, ética e cidadania

    Transparência, ética e cidadania serão temas do XII Encontro do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas (XII Eccor), que será realizado no dia 12 de agosto, no Rio de Janeiro. O encontro é promovido pelo Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil (CCOR), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

  • Ouvidorias são canais constantes de manifestação

    As recentes manifestações que tomaram conta do Brasil foram um alento extraordinário para a sociedade no momento em que ela clama por total transparência das ações do Poder Público e começa a receber resultados efetivos nesse sentido. Ao fazer esta afirmação, o Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Cláudio Terrão, acrescentou que não apenas a juventude, mas todas as pessoas precisam utilizar melhor os instrumentos disponíveis para que efetivamente participem do controle social da aplicação dos recursos públicos.

  • Com palestra de Raul Velloso, IRB dá início às comemorações dos 40 anos de criação

    Com uma palestra especial do ilustre economista Raul Velloso, o Instituto Rui Barbosa (IRB) dá início, no próximo dia 6 de agosto, às 14h, a uma série de ações comemorativas dos 40 anos de criação da entidade. O evento será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e faz parte da programação da 11a Semana Jurídica do TCE/SP.

  • Palestras: Tardes do Saber

    Obras públicas sem projetos básicos muito bem definidos podem ter controle e efetividade enfraquecidos. Sobre esse tema, o TCE, o TCMRJ e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) debateram, no dia 10 de julho, a partir das 14 horas. A palestra foi realizada no auditório do TCE.

  • TCMRJ promove campanha de vacinação infantil

    O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, através de seu Centro Médico de Urgência, promoveu a vacinação anti-influenza (H1N1) de cerca de 45 crianças, entre 2 e 12 anos de idade, filhos, sobrinhos e netos de servidores, no dia 24 de maio de 2013, das 10h às 16h, numa iniciativa pioneira nesta Corte de Contas.

  • 6ª edição do CONINTER NACIONAL - Congresso Brasileiro de Controle Externo e Interno

    A 6ª edição do CONINTER NACIONAL - Congresso Brasileiro de Controle Externo e Interno realizar-se-á no Rio de Janeiro, nos dias 17 a 19 de abril de 2013, ocasião em que serão discutidos temas de relevo sob a perspectiva de controle da despesa e da receita pública. Os debates passam por diversos temas atuais, desde o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), a Lei de Transparência, até o Regime Diferenciado de Contratação sob a atuação do controle, dentre outros.
    Para mais informações e inscrições acesse o site oficial do evento.
    Para fazer o download do folder do evento clique aqui.

  • Conselheiro Thiers Montebello faz palestra no XXI Congresso Brasileiro de Magistrados

    O presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) e vice-presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), conselheiro Thiers Vianna Montebello, participou nesta quinta-feira (22/11) do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que está sendo realizado na cidade de Belém, estado do Pará, entre os dias 21 e 23 de novembro de 2012, e terá como tema "O Magistrado no Século XXI: Agente de Transformação Social".

  • Ministério do Planejamento promoverá pesquisa para diagnosticar pós-execução do Promoex

    No último dia de programação do 3º Encontro dos Tribunais de Contas, a diretora Nacional do Promoex, Heloísa Garcia, disse estar feliz em participar do evento na sede do TCE/MS, que cumpriu exemplarmente com quase 100% do que previa o Promoex (Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios).

  • Conselheiros aprovam Carta de Campo Grande no encerramento do Encontro dos TCs

    Durante o encerramento do III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas nesta quarta-feira (14/11), os conselheiros representantes dos 34 Tribunais existentes no País aprovaram a Carta de Campo Grande, com 25 compromissos assumidos por todos. Para o presidente do TCE/MS, Cícero Antonio de Souza, o encontro foi marcado não só pela presença maciça de conselheiros, mas principalmente pelas discussões e compromissos que foram publicamente assumidos.

  • Resultados da Ibraop e Audicon foram apresentados no último dia do Encontro dos TCs

    No último dia (14/11) do III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, o conselheiro substituto do TCE/MT e vice presidente da Audicon, Luiz Carlos Pereira, e o engenheiro e presidente do Ibraop (Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas), Pedro Paulo Piovesan de Farias, apresentaram os resultados da Audicon (Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas) e Ibraop.

  • Tribunais de Contas reafirmam necessidade de continuidade do Promoex

    Ao dar início a palestra "A eficiência do gasto público", proferida por Valter Correia da Silva, chefe da Assessoria Especial para a Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que representou a ministra Miriam Belchior, a conselheira Marisa Serrano (TCE/MS), defendeu, durante o segundo dia do III Encontro Nacional dos TCs, que está sendo realizado em Campo Grande (MS), que o Ministério do Planejamento dê continuidade ao Promoex (Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros).

  • Ministro do TCU alerta que Brasil tem um grande gargalo na educação

    A apresentação da palestra sobre a Olacefs (Organização Latino Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores) proferida pelo Ministro e vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, nesta terça-feira (13/11), marcou o segundo dia do III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

  • Antropólogo Roberto da Matta fala sobre ética durante o III Encontro Nacional dos TCs

    Com o tema "A Ética e a Sociedade Brasileira", o antropólogo e escritor Roberto da Matta deu continuidade às atividades do segundo dia do III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas. Da Matta iniciou sua palestra dando um exemplo de como a sociedade brasileira está vivenciando um grande momento de aplicação da ética, referindo-se à possibilidade do cidadão poder acompanhar às sessões do Supremo Tribunal Federal.

  • Conselheiros se reúnem para o III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas

    Cerca de 250 pessoas, entre elas 87 conselheiros, 25 auditores substitutos de conselheiros, 10 procuradores de contas, 38 assessores de conselheiros, 34 assessores de Comunicação Social, além de chefes de gabinete, secretários, ouvidores e outros servidores estão presentes no III Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que acontece de 12 a 14 de novembro deste ano em Campo Grande - MS.

  • TCMRJ faz homenagem com a entrega do Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal

    Na presença de mais de 200 pessoas, o presidente do Tribunal de Contas do Município, conselheiro Thiers Vianna Montebello, homenageou com o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal sete personalidades que conferiram expressão e relevância ao Sistema Tribunal de Contas nos últimos anos. A cerimônia solene aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, no último dia 6 de novembro de 2012, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Eduardo Paes; o decano do Ministério Público Carlos Antônio Navega; a desembargadora Letícia Sardas, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral; e o presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (ANDES), desembargador Luiz Eduardo Rabelo.

  • III Encontro de Conselheiros Municipais e Estaduais de Políticas Públicas

    No próximo dia 27 de novembro de 2012, o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro sediará o III Encontro de Conselheiros Municipais e Estaduais de Políticas Públicas, um evento de palestras e mesas de discussão que vão avaliar, sob diversos aspectos, o primeiro ano de aplicação da Lei de Acesso à Informação, a Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, bem como estudar novas formas de promover uma maior integração entre o controle social e os órgãos de controle institucional. Também participam da organização do evento a Controladoria Geral da União e a Controladoria Geral do Município.

  • Solenidade de Comemoração dos 20 Anos da ATRICON

    Vídeo: confira como foi a Solenidade de Comemoração dos 20 Anos da ATRICON, realizada em 16 de agosto de 2012 em Brasília (DF).

  • Colégio de Presidentes realiza 91º Encontro em Manaus

    Reunidos em Manaus, nos dias 29 e 30 de março, os presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil discutiram, durante o 91º Encontro do Colégio de Presidentes, temas como o vitaliciamento de juízes, a importância dos Tribunais de Contas para os tribunais na fiscalização e orientação no tocante ao cumprimento das normas que disciplinam a administração e gestão de recursos e os mecanismos de controle, legalidade e moralidade nos processos licitatórios.

  • Ciclo de Palestras - Dia Mundial do Meio Ambiente

    O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro realizou o Ciclo de Palestras em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nos dias 05, 12 e 26 de junho de 2012.

      Confira os vídeos das palestras

  • 5ª edição do Coninter Nacional - Congresso Brasileiro de Controle Interno e Externo

    Foi realizada nos dias 19 e 20 de abril, no Rio de Janeiro, a 5ª edição do Coninter Nacional - Congresso Brasileiro de Controle Interno e Externo, que reuniu diversos especialistas e possibilitou a troca de experiências na área de controle. Nessa edição foram discutidos os temas Sustentabilidade, Crescimento Econômico e os legados da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

  • Representantes do TCMRJ presentes e eleitos delegados da CONSOCIAL

    Está sendo realizada a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial, cujo tema central é "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública". A etapa municipal da cidade do Rio de Janeiro ocorreu nos dias 13 e 14 de fevereiro e foi organizada pela SMF, CGM, CVL e TCMRJ. Doze servidores do Tribunal participaram dessa etapa da Conferência que tinha por objetivo, além de encaminhar propostas para serem discutidas na etapa estadual, eleger delegados para representar cada um dos setores da sociedade nessa última.

  • Posse da nova Mesa Diretora do TCE-SE

    No dia 2 de março de 2012 tomou posse a nova Mesa Diretora do TCE-SE. Estiveram presentes o presidente do TCMRJ, conselheiro Thiers Montebello, e o assessor da Presidência, Sérgio Tadeu Sampaio Lopes.

  • Dia Internacional contra a Corrupção

    O GTCS - Grupo de Trabalho para o Controle Social e a unidade regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Rio de Janeiro promoveram, no próximo dia 9 de dezembro, em parceria com órgãos públicos e entidades não-governamentais, uma série de eventos para comemorar o Dia Internacional contra a Corrupção, sendo que o de maior amplitude foi realizado na estação de Metrô da Carioca, entre 8h00 e 19h00.

  • Mais de 200 pessoas prestigiaram o Colar do Mérito do TCM no Palácio da Cidade

    Mais de 200 pessoas prestigiaram nesta segunda-feira (07/11/2011), no Palácio da Cidade, em Botafogo, a outorga do Colar do Mérito Victor Nunes Leal, comenda maior do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ). A solenidade integra o calendário anual do TCMRJ desde 2004 e homenageia autoridades que, de alguma maneira, contribuíram para o fortalecimento do controle externo da administração pública, exercido pelos Tribunais de Contas.

  • Posse dos Servidores

    Foram empossados no TCMRJ, no dia 01/06/2011, 55 novos servidores (35 Técnicos de Controle Externo, 14 Engenheiros e 06 Analistas de Informação) aprovados em concurso público.

  • TCMRJ participa de Encontro do Controle Social

    O TCMRJ participou, nos dias 01 e 02 de março, em Teresópolis, de evento de capacitação em controle de gastos públicos em ações emergenciais. O Inspetor Geral da 7ª IGE, Marcos Mayo Simões e o Coordenador do NEP, Carlos Augusto Werneck de Carvalho representaram o TCMRJ no evento que foi promovido pela CGU com o apoio do GTCS do qual o TCMRJ é partícipe.

  • Dia Internacional de Combate à Corrupção

    Combate à corrupção submerso em lobbies Autor(es): Izabelle Torres e Edson Luiz Correio.

  • TCMRJ homenageia com Colar do Mérito o vice-presidente eleito Michel Temer e outras autoridades

    Em comemoração aos seus 30 anos de existência, o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) homenageou este ano, com a outorga do Colar do Mérito Victor Nunes Leal, o futuro vice-presidente da República e atual deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer; o presidente de honra da FIFA, João Havelange; o presidente do Tribunal de Contas da Espanha, Ministro-presidente Manuel Núñez Pérez, e o jurista Juarez Freitas. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (08/11/2010), às 17h, no auditório Ministro Luciano Brandão Alves de Souza. Foi o primeiro compromisso que o deputado Michel Temer, já como vice-presidente eleito, no Rio de Janeiro compareceu.

  • Condecoração da Ordem de Mérito Policial Militar do Presidente do TCMRJ no Grau de Comendador

    No dia 29 de dezembro de 2009, o Presidente do TCMRJ, Conselheiro Thiers Montebello foi outorgado com a condecoração da Ordem do Mérito Policial Militar, no Grau de Comendador, pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, como reconhecimento aos assinalados serviços prestados à Polícia Militar.

  • Condecoração do Presidente do TCMRJ com o Colar do Mérito do MP

    O presidente Thiers Montebello foi condecorado, no dia 14 de dezembro - Dia Nacional do Ministério Público (MP) - pelo Corregedor-Geral do MP, Cezar Romero de Oliveira Soares, com o Colar do Mérito do MP, pelos relevantes serviços prestados à Instituição e à sociedade.

  • Mais de 200 pessoas prestigiaram
    o Colar do Mérito Victor Nunes Leal

    Mais de 200 pessoas estiveram presentes no dia 9/11, no auditório Ministro Luciano Brandão Alves de Souza, do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, para prestigiar a entrega do Colar do Mérito Victor Nunes Leal, outorgado pela instituição, aos Ministros Benjamim Zymler, Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal de Contas da União (TCU), e Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, ao Desembargador Sylvio Capanema de Souza (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) ao Procurador Sérgio Antônio Ferrari Filho, da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, e ao advogado e jurista Mauro Roberto Gomes de Matos.
    Veja a Galeria de Fotos
    Para assistir aos vídeos do evento clique aqui

  • TCMRJ contra a corrupção

    O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro aderiu à Campanha contra a Corrupção iniciada pelo Instituto Rui Barbosa em parceria com o Tribunal de Contas de Santa Catarina e a Associação Catarinense do Ministério Público lançando, dia 19 de março, a cartilha "O que você tem a ver com a corrupção", que será distribuída nas escolas da rede municipal, através da Secretaria de Educação.

    Para visualizar a cartilha clique aqui.
    Para visualizar o vídeo do lançamento da cartilha clique aqui.

  • Assista ao vídeo da entrevista do Dr. Thiers Montebello à Rede Vida

    Conselheiro-Presidente do TCMRJ Thiers Montebello falou, no dia 28 de janeiro de 2009, no canal de televisão Rede Vida sobre a atuação dos Tribunais de Contas como organismos fiscalizadores da aplicação dos recursos públicos.
    Clique aqui para assistir a entrevista

  • Inauguração da placa indicativa do local de residência do escritor Machado de Assis

    No dia 01 de dezembro de 2008, com a presença de diversas autoridades, foi descerrada a placa indicativa do local de residência do escritor brasileiro Machado de Assis, no antigo número 54 da Rua Santa Luzia, local onde, atualmente, encontra-se a sede do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.

    O escritor e sua esposa, Carolina, viveram no local no período de 1871 a 1874.

  • Lançamento dos livros do Conselheiro Antônio Carlos Flores de Moraes

    No dia 27 de novembro de 2007 no Auditório do TCMRJ foram lançadas as seguintes obras do Conselheiro Antônio Carlos Flores de Moraes:

    - Legalidade, Eficiência e Controle da Administração Pública;
    - Administração Pública Transparente e a Responsabilidade do Político

    Clique aqui para ver as fotos da Cerimônia de Lançamento dessas obras.

  • XXIV Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil - Carta de Natal

    "Reunidos no XXIV Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado na progressista e hospitaleira cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, nos dias 18 a 20 do mês de novembro de 2007, os representantes das Cortes de Contas Brasileiras resolvem aprovar, em Assembléia Geral, o presente documento, denominado CARTA DE NATAL, que sintetiza as principais ocorrências e conclusões do conclave."

  • A Real Interpretação da Instituição Tribunal de Contas

    Palestras proferidas pelos professores Diogo de Figueiredo Moreira Neto e Carlos Ayres de Brito no Encontro Nacional de Conselheiros de Tribunais de Contas - PRÉ-XXI Congresso dos Tribunais de Contas, realizado na sede do TCMRJ em 30 de março de 2001.

  • Fórum de Debates: Tribunais de Contas

    No dia 19/10/2000, promovido pelo TCMRJ, foi realizado no auditório da FGV o "Fórum de Debates: Tribunais de Contas". O evento culminou com a elaboração e aprovação da CARTA DO RIO, "Sugestões para aprimoramento dos Controles Externo e Interno e do Anteprojeto de Lei Complementar acerca de normas gerais de direito financeiro". Estiveram presentes autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

  • Análise do Sistema de Controle Interno - Passado, Presente e Futuro.

    Palestra proferida, em 06/11/2000, pelo Dr. Lino Martins da Silva, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Auditório do TCMRJ.