TCMRio homenageia servidoras pelo Dia Internacional da Mulher

ATUALIZADA EM 08/03/2023

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) homenageou hoje todas as servidoras desta Corte de Contas pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente neste dia 8 de março. Atualmente, o TCMRio conta com um grande número de mulheres no seu quadro de servidores, todas, segundo o presidente Luiz Antônio Guaraná, dotadas de uma capacidade essencial ao reconhecido desempenho deste Tribunal.

Para representar as 242 servidoras e, ainda, 29 terceirizadas, que atuam diretamente construindo a imagem de excelência que faz toda a diferença no TCMRio, foram escolhidas cinco delas para receber a Medalha TCMRio pela colaboração efetiva. São elas: a Secretária-Geral da Presidência, Marcia Lins, a Subsecretária-Geral de Controle Externo, Jaqueline Dias de Mello, a Procuradora Camila Parente Almeida, a Secretária das Sessões, Laila Rainho de Oliveira, e a Auditora de Controle Externo Danielle Chiaretti, que receberam as comendas das mãos dos conselheiros presentes no plenário.

O dia 8 de março foi oficializado pela ONU, em 1975, como o Dia Internacional da Mulher, para simbolizar a luta das mulheres por igualdade e contra preconceitos.  Por mais de um século, essa data é identificada ao redor do mundo como sendo muito especial. Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito de voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.
A proposta de tornar a data internacional veio da professora e jornalista alemã Clara Zetkin, defensora dos direitos das mulheres, durante a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em 1810, em Copenhagem, que reuniu 100 mulheres de 17 países. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado então em 19 de março de 1911. Posteriormente, a comemoração passou a ocorrer em 8 de março, quando neste dia, em 1857, 129 operárias morreram em um incêndio numa fábrica têxtil, em Nova York, trancafiadas num mesmo recinto, por lutarem também por melhores condições de trabalho e igualdade.

O presidente do TCMRio, conselheiro Luiz Antônio Guaraná, lembrou que este ano, 2023, o tema definido pela ONU para o Dia Internacional da Mulher é "Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero".

- O que esse tema e todas essas importantes mulheres têm em comum? Reforça que o potencial e a competência são fundamentais para que qualquer gênero se torne referência nos mais diversos segmentos da sociedade. E temos orgulho do nosso Tribunal, onde possuímos funcionárias extremamente capacitadas e que trabalham de forma exemplar em todos os setores. Do Controle Externo, nossa atividade fim, passando pelas áreas administrativas, temos incontáveis exemplos da força feminina, sempre com um olhar cuidadoso não só na execução de suas tarefas, mas também nas relações humanas e interpessoais - afirmou Luiz Antonio Guaraná.

TCMRio homenageia servidoras pelo Dia Internacional da Mulher