Diretrizes de comunicação são lançadas em congresso de assessores de TCs

ATUALIZADA EM 16/02/2023

O lançamento das diretrizes de comunicação para o sistema nacional de controle externo marcou o encerramento do 1º Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, em Florianópolis (SC). O documento, elaborado pelo Comitê de Comunicação da Atricon, norteia as principais ações a serem seguidas pelas assessorias de comunicação dos TC's. A Atricon editará uma Resolução com as diretrizes, que servirá de subsídio à avaliação do próximo ciclo do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunas de Contas.

Nesta quarta-feira, a Assessora de Comunicação Social do TCMRio, Debora Meth, mediou a palestra proferida pelo jornalista Sergio Ludtke, sob a coordenação do conselheiro Gilberto Jales, do TCE-RN. Ludtke abordou questões relativas aos desafios para o enfrentamento à desinformação e falou sobre a importância de se constatar a veracidade do que é divulgado em diversos tipos de mídias. Ludtke é editor-chefe do Projeto Comprova, uma coalizão de 43 meios de comunicação para detectar conteúdo falso sobre políticas públicas e eleições presidenciais. O jornalista destacou a necessidade da educação midiática, para estimular a análise crítica com relação à informação recebida. "Mas, também, é preciso que haja espaço para alguma regulação, responsabilizar as plataformas para que elas tenham ações mais efetivas com relação a isso. O jornalismo, sozinho, não resolve o problema da desinformação. As ações precisam ser realizadas em conjunto para um efeito mais rápido", comentou.

O último dia do evento contou, também, com debate sobre "Estratégias de relacionamento", do qual participaram o jornalista jurídico e media trainner em Gestão de Crises, João Camargo Neto, e o apresentador da CNN, Iuri Pitta, mediado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Luís da Cunha Teixeira.

Aline Castro, mestre em comunicação institucional, apresentou a palestra "Comunicação pública é diferente de comunicação feita por órgãos públicos". Destacou que utilidade e relevância são essenciais no processo, e apresentou cinco erros e cinco acertos comuns na criação de conteúdos. Ao lado dela esteve o publicitário Bito Teles, especializado em comunicação digital, que apresentou a ferramenta Chat GPT. Esse painel foi mediado pelo vice-presidente executivo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), e pela diretora de Comunicação do TCE de Goiás, Heloisa Lima.

A defesa das fontes confiáveis foi tema debatido durante o congresso, terça-feira, dia 14. No painel "Políticas de informação e comunicação digital", o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, ressaltou que é preciso saber diferenciar o que é ou não imprensa, liberdade de imprensa e liberdade de expressão. Segundo Rech, há várias ações que podem reduzir o impacto da desinformação, qualificada por ele como " uma ameaça à saúde mental do planeta".

Já a secretária de comunicação do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Giselly Siqueira, falou sobre a importância de parcerias com influenciadores digitais e empresas de tecnologia, como Google e Meta, e de iniciativas de checagem de notícias para a estratégia do TSE de combate à desinformação durante o período eleitoral. Giselly lembrou que a preocupação do Tribunal com o ambiente de desinformação resultou numa série de iniciativas criadas pelo TSE para monitorar e combater desinformação. Como consequência, foi criada, em 2022, a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação naquele Tribunal.

A jornalista explicou como se dá a atuação do TSE no combate à desinformação, firmada em três eixos: informar, capacitar e responder. E sugeriu que os tribunais de contas também busquem produzir parcerias com empresas e entidades que os auxiliem na tarefa de esclarecer a importância de sua atuação para a sociedade, e que procurem se comunicar de forma cada vez mais simples e segmentada, para que os cidadãos compreendam a forma como atuam, a despeito do desafio que representa comunicar temas mais complexos.

A seguir fotos do evento:

https://www.flickr.com/photos/atricon/albums/

Diretrizes de comunicação são lançadas em congresso de assessores de TCs