ATUALIZADA EM 22/11/2022
O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) homenageou nesta quinta-feira, 17/11, com o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal, quatro personalidades que conferiram expressão e relevância ao Sistema Tribunal de Contas. A cerimônia solene aconteceu durante o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VIII ENTC), no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca.
A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, e de diversos representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e dos tribunais de contas do Brasil.
O presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Luiz Antonio Guaraná, ressaltou que a homenagem destina-se a coroar uma vida de trabalho e realizações que serve de inspiração para outras instituições.
O Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal integra o calendário anual de eventos do TCMRJ desde 2004. Os homenageados deste ano foram o ministro Antonio Augusto Anastasia, do Tribunal de Contas do União (TCU), o desembargador Messod Azulay Neto, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o deputado federal Dr. Luizinho e o presidente nacional da OAB, Alberto Simonetti.
Em seus discursos de agradecimento, ressaltaram a importância dos tribunais de contas no contexto republicano, como órgãos indutores da boa governança.
Luiz Antonio Guaraná lembrou que a maior comenda outorgada por esta Corte de Contas é destinada a personalidades que, em diversas funções e atividades, despertaram o respeito e consideração, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Sistema Tribunal de Contas.
A condecoração é composta na forma de uma estrela dourada de cinco braços com a efígie em alto relevo do Ministro Victor Nunes Leal, acompanhada de um distintivo de alfinete, uma roseta e um diploma, em todos gravado o brasão do município do Rio de Janeiro. A contribuição de Victor Nunes Leal foi além do campo jurídico, ampliando o horizonte da ciência política brasileira, a partir da análise sobre a formação das estruturas de poder no interior do Brasil.
Os hinos nacional e da bandeira foram executados pelo pianista Gláucio Cristelo. O saxofonista Isaias Cunha fez uma apresentação para os presentes.
Ao final da solenidade, Guaraná surpreendeu os convidados com a entrada no auditório das taças da Copa do Brasil e Libertadores, conquistadas este ano pelo Clube de Regatas do Flamengo Os troféus foram levadas pelo torcedor mirim Antonio Chuff, e pelo servidor do TCMRJ, Cleber Peixoto, ao som do hino rubro-negro.