VIII ENTC: Auditores do TCMRJ acompanham oficina sobre Igualdade de Gênero

ATUALIZADA EM 17/11/2022

Auditores das 1a e 4a Inspetorias Gerais do Controle Externo (IGEs) do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) participaram, na tarde do primeiro dia (16/11) do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VIII ENTC), da Oficina "Igualdade de Gênero no Sistema Tribunais de Contas", coordenada pela conselheira Susana Maria Fontes Azevedo Freitas, do TCE-SE.

Na oficina, uma das mais procuradas pelos participantes do VIII ENTC, foram apresentados dados que comprovam uma menor participação de mulheres nos cargos de liderança no setor público, inclusive como representantes do Poder Legislativo, não obstante haver mais de 50% de eleitoras mulheres no Brasil.

Durante a apresentação do relatório elaborado por um  grupo de trabalho  constituído pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o objetivo de estabelecer  diretrizes de controle externo de políticas públicas de promoção da igualdade de gênero, as palestrantes Susana Maria Fontes, Maria Angélica Fernandes (TCM-SP), Lilian de Almeida Veloso (TCE-PI), Marcela de Oliveira Timóteo (TCU) e Daiesse Quênia Jaala Santos Bomfim (TCM-SP) destacaram a importância de políticas que considerem a necessidade de se dar maior visibilidade às mulheres em seus ambientes de trabalho.

O relatório destaca, ainda, a análise da relação entre a desigualdade de gênero e o racismo, demonstrando que o racismo estrutural no Brasil atinge prioritariamente as mulheres. Segundo os participantes do grupo de trabalho, o relatório mostrou a importância de se considerar as políticas de combate à discriminação racial como forma de se fomentar o empoderamento feminino.

O presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola, acompanhou a oficina "Igualdade de Gênero no Sistema Tribunais de Contas " e disse estar "emocionado" com o quórum elevado de participantes na reunião. Ele reforçou a importância de que cada Tribunal de Contas, antes de estabelecer estratégias para avaliar políticas públicas executadas por suas jurisdicionadas, desenvolva políticas internas de igualdade de gênero, garantindo, assim, a liderança pelo exemplo.

VIII ENTC:  Auditores do TCMRJ acompanham oficina sobre Igualdade de Gênero