TCMRJ aposta em TI para aprimorar ações de controle

ATUALIZADA EM 19/09/2022

O secretário de tecnologia da informação do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), Carlos Fernando das Chagas, visitou o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), entre os dias 13 e 16, para desenvolver pesquisa de campo relativa a seu trabalho de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP), pela Fundação Getúlio Vargas (FVG). O objetivo do estudo é compreender como o uso de tecnologias como a Big Data, Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA), utilizadas por parte dos Tribunais de Contas, pode influenciar na efetividade e eficiência destes órgãos.

Como parte da coleta de informações para o desenvolvimento da dissertação, Carlos Fernando entrevistou servidores do Projeto Suricato e dos setores de Tecnologia da Informação (TI) e Controle Externo no Tribunal mineiro.

Idealizado pelo ex-conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG), atual vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), e pela servidora Raquel de Oliveira Miranda Simões (TCE-MG), o projeto é a institucionalização de uma política de fiscalização integrada, voltada para a melhoria do aproveitamento dos dados e das informações disponíveis no Tribunal e em fontes externas, a fim de incrementar ações de controle, respondendo às demandas e às ofertas atuais quanto às novas tecnologias de informação e de comunicação.

Saiba mais: https://bit.ly/3DxFuBb

TCMRJ aposta em TI para aprimorar ações de controle