TCMRJ oferece curso de primeiros socorros a seus servidores

ATUALIZADA EM 13/09/2022

O Centro Médico de Urgência (CMU) do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) realiza, hoje (13/09) e quinta-feira (15/09), mais um curso de "Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros", com conteúdos teóricos e práticos.

 O curso é ministrado pelas enfermeiras do CMU, Bruna Braz e Fernanda Cortines, cedidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ao TCMRJ, e coordenado pelo diretor do Centro Médico de Urgência, Gilberto Moura.

Hoje foram abordados temas sobre parada cardiorrespiratória, práticas de ressuscitação cardiopulmonar, com compressões torácicas e ventilações. Os servidores foram treinados, também, para utilização de desfibrilador em vítimas adultas, crianças e bebês, com simulação em manequins apropriados.

Os alunos, todos servidores do TCMRJ, terão a oportunidade de aprender diferentes manobras de desengasgo/desobstrução em situações de obstrução de vias aéreas por corpo estranho, em vítimas de todas as idades. Também será abordado o manejo correto em casos de síncope e convulsão.

Na quinta-feira, serão ensinadas técnicas de contenção de hemorragias, imobilização de fraturas e diferentes maneiras de transporte de vítimas.

Segundo o diretor do CMU, Gilberto Moura, a capacitação para o atendimento precoce em situações de emergência é fundamental para salvar vidas e prevenir sequelas, além de minimizar o risco de lesões e permitir que o atendimento especializado atue de maneira mais eficaz.

? Se o básico não for bem feito, o avançado não fará diferença, enfatizou Gilberto Moura, lembrando que a pessoa com noções de primeiros socorros e suporte básico de vida poderá salvar vidas até a chegada do atendimento apropriado.

TCMRJ oferece curso de primeiros socorros a seus servidores