Seminário Internacional destaca uso da Tecnologia da Informação

ATUALIZADA EM 09/09/2022

No segundo dia de reuniões e debates do "VI Seminário Ibero-Americano de Direito e Controle", em Portugal, o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Luiz Antonio Guaraná, e os Conselheiros Thiago Kwiatkowski Ribeiro (TCMRJ) e Ivan Moreira (TCMRJ) acompanharam a palestra do presidente do Tribunal de Contas de Portugal, juiz-conselheiro José Farinha Tavares, que abordou o tema "O Tribunal de Contas de Portugal e o uso da Tecnologia da Informação". A mesa foi presidida pela conselheira Maria Elizabeth Picanço (TCE-BA) e a discussão demonstrou como tem sido acertada a decisão do TCMRJ, que tem feito importantes esforços no desenvolvimento e uso da Tecnologia da Informação nas atividades do Controle Externo. Somente nos últimos dois anos, o TCMRJ investiu mais de R$ 6 milhões em equipamentos e sistemas.

O evento, promovido pelo Instituto Rui Barbosa, em parceria com a Faculdade de Lisboa e apoio do Tribunal de Contas de Portugal, está sendo fundamental para o compartilhamento de informações entre o Sistema Internacional de Controle. O dia teve início com a mesa presidida pela conselheira Marília Xavier Góes, do Amapá, na qual o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, Rodrigo Chamoun, também abordou a "Transformação Digital e o futuro dos Tribunais de Contas", falando da experiência no TCE-ES.

As reuniões seguiram na parte da tarde, com palestra sobre "Governo Digital e Democracia", proferida pela professora de direito Ana Carla Bliacheriene, da Universidade de São Paulo, sob a presidência da conselheira Rosa Maria de Albuquerque (TCE-AL).

Nesta quarta-feira, 7/09, o conselheiro Thiago Kwiatkowski Ribeiro (TCMRJ) preside a mesa da reunião inicial do "VI Seminário Ibero-Americano de Direito e Controle", que conta com palestra do conselheiro João Antônio, presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, sobre "Democracia, Estado e Controle".

Na sequência, o conselheiro Ivan Moreira (TCMRJ) preside o painel que terá como palestrante um dos professores da Faculdade de Direito de Lisboa, e, depois, o conselheiro Cláudio Terrão (TCE-MG) apresenta o tema "Tecnologia da Informação como Instrumento do Controle Social", sob a presidência do conselheiro Estilac Xavier (TCE-RS).

O conselheiro Inaldo da Paixão (TCE-BA) preside a mesa da palestra proferida por um dos professores da Faculdade de Direito de Lisboa. O encerramento do terceiro dia de debates conta com palestra do conselheiro Sebastião Cézar Colares (TCM-PA), sobre o tema "A Educação como Prioridade do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará: a experiência do Marajó", e será presidido pelo conselheiro Plínio Carneiro (TCM-BA).

Seminário Internacional destaca uso da Tecnologia da Informação