TCMRJ vacina servidores contra Influenza e Covid-19

ATUALIZADA EM 21/06/2022

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) iniciou hoje, 15/06, a vacinação anti-influenza e contra a covid-19 para seus servidores. A medida, adotada de forma preventiva pelo Centro Médico de Urgência (CMU), do TCMRJ, visa a conter a disseminação da doença e a evitar a sobrecarga da Rede Municipal de Saúde. Hoje, foram aplicadas 59 doses contra a Covid-19 e 106 da vacina anti-influenza.

Nas últimas três semanas, o CMU registrou 40 casos positivos para Covid-19 entre os servidores do TCMRJ e reforçou as recomendações para que todos redobrem os cuidados de higiene e as medidas de prevenção contra a doença. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão dando apoio logístico ao Centro Médico de Urgência (CMU), que coordenou ação de imunização coletiva durante todo o dia.


Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinação ou o aplicativo do ConectSUS e um documento de identidade. Os dados sobre a vacinação serão registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) e estarão disponíveis no ConectSUS.


o especialistas, a maioria das internações por Covid-19 está relacionada a pessoas não vacinadas, com idade muito avançada ou com doenças de imunossupressão. Por isso, é muito importante que as pessoas sejam chamadas para, enfim, tomarem as doses de reforço da vacina.

O técnico de controle externo Aureliano Galvão Azevedo, 53 anos, estava feliz por ter se vacinado. "É um alívio preservar a minha saúde e também a das demais pessoas. A facilidade de tomar a vacina no local de trabalho, é um ponto positivo e incentiva ainda mais aqueles que estão no dia certo de receber a dose e nem sempre conseguem tempo para ir ao posto. No meu caso, receber a quarta dose da vacina é ter a certeza do dever cumprido", declarou o servidor.



A servidora Elizabeth Parucker Rangel, que tomou a vacina anti-influenza ressaltou a importância de se vacinar e aplaudiu a iniciativa do TCMRJ. Ela disse não ver a hora de tomar a quarta dose de reforço contra a Covid-19.



A assessora-chefe da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Tatiana Kaufman, reforçou a necessidade da vacinação tanto para a gripe quanto para a Covid-19 como forma de se cuidar e se prevenir das doenças, e também de não transmitir para outras pessoas.



O técnico de controle externo Paulo Ricardo Schwinn, do Departamento Geral de Finanças, que, em janeiro, teve Covid na forma do vírus Ômicron, tomou hoje a quarta dose da vacina contra Covid-19. "Se vacinar é de extrema importância para os casos diminuírem. O fato de eu já ter tomado três doses da vacina fez com que a doença chegasse em mim de uma forma mais branda".



Já a servidora Sonia Gonçalves Bacil, que não teve Covid-19, tomou hoje a quarta dose e disse que, se preciso for, tomará quantas forem necessárias.


A diretora médica do CMU, Maria Rita Veríssimo, reafirmou a importância de todos os servidores do TCMRJ se conscientizarem da necessidade da vacinação tanto da Influenza quanto da Covid-19. De acordo com a médica, algumas pessoas se negam a tomar a vacina e até mesmo as doses de reforço. "A vacinação contra a Covid-19, principalmente, demonstra a sua importância nas duas últimas ondas do vírus, se mostrando extremamente eficaz na diminuição do número de casos e na gravidade da doença, levando menos pessoas à internação e ao óbito".


A vacinação, seguindo o calendário da Secretaria Municipal de Saúde, se repetirá na próxima semana: terça e quarta-feira, das 9h30 às 16h (com intervalo de 12h às 13h).


O Centro Médico de Urgência reforça a necessidade de que sejam adotados os seguintes procedimentos:


- Uso de máscara em locais de atendimento ao público, nos elevadores e quando houver grande aglomeração de pessoas;

- Caso apresentem sintomas de gripe, fazer imediatamente o teste;

- Caso o resultado seja POSITIVO, informar imediatamente à chefia e ao CMU e fazer quarentena por sete dias;

- Contactantes: caso apresentem sintomas nas 72 horas (três dias) seguintes ao contato com o servidor positivado, fazer o teste. Durante esses três dias, acompanhar o surgimento de sintomas e utilizar máscara o tempo todo.


O CMU está atento aos novos registros da doença e acompanhando cada caso positivado. Recomenda-se o uso contínuo de máscaras aos servidores que possuem algum tipo de comorbidade.


Assista aqui ao vídeo sobre a matéria:


TCMRJ vacina servidores contra Influenza e Covid-19