Palestra marca o início do programa de coleta seletiva do TCMRJ

ATUALIZADA EM 01/06/2022

Dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Comissão de Sustentabilidade do TCMRJ promoveu, na tarde desta quarta-feira (01/06), uma palestra sobre coleta seletiva e reciclagem, proferida pelos funcionários da COMLURB, Fabiano Araújo e Edison Sanromã. Participaram do evento o Secretário-Chefe de Gabinete da Presidência, Flavio Nunes, representando o Presidente Luiz Antonio Guaraná, o Conselheiro Bruno Maia e servidores do TCMRJ.

A presidente da Comissão de Sustentabilidade, Aline Medeiros, abriu o evento fazendo referência à notícia publicada hoje revelando que o Estado do Rio de Janeiro enterra mais de 1 bilhão por ano em material reciclável. "Temos um problema público que não se resolve isoladamente através da implantação de política pública. Individual e institucionalmente, sem a separação do lixo, o destino dos resíduos e dos rejeitos acaba sendo o mesmo. Nós temos nossa parcela de responsabilidade pela concretização das metas do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática do Município", afirmou.

Fabiano Araújo, da COMLURB, apresentou, em sua palestra, os impactos ambientais, econômicos e sociais dos lixões e aterros sanitários. Segundo ele, no município do Rio de Janeiro são geradas, por mês, 140 mil toneladas de lixo domiciliar, cujo destino final é o aterro sanitário. "No entanto, 36% desse resíduo poderia ser reciclado, se fosse feita a segregação nos lares", completou.  O palestrante também explicou que o material reciclável recolhido pela COMLURB é enviado para as cooperativas de catadores de lixo, onde trabalham mais de 400 famílias.

Os servidores do TCMRJ receberam orientação sobre como devem ser separados os resíduos no ambiente de trabalho. As principais orientações foram:

  • As lixeiras serão identificadas como "lixo reciclável" e "lixo não reciclável";
  • O lixo reciclável deve ser acondicionado em sacos transparentes;
  • Papel toalha e guardanapos não são recicláveis;
  • As embalagens contaminadas com resíduos de alimentos devem ser lavadas, de modo a retirar o excesso de sujeira, antes de serem depositadas na lixeira de recicláveis.

Ao final do evento, o Conselheiro Bruno parabenizou a Comissão de Sustentabilidade pela iniciativa e agradeceu à COMLURB pelo apoio ao Programa de Coleta Seletiva do TCMRJ, afirmando que considerou a palestra uma verdadeira aula de cidadania. O Conselheiro finalizou destacando que o desafio agora é disseminar o conhecimento para todos os servidores.

Palestra marca o início do programa de coleta seletiva do TCMRJ