ATUALIZADA EM 24/05/2022
Com a presença da Secretária-Geral da Presidência do TCMRJ, Marcia Lins, todas as unidades subordinadas ao GPA (Secretarias das Sessões, de Assuntos Jurídicos, de Tecnologia da Informação, de Segurança Institucional, Assessoria de Comunicação Social, Publicações e Audiovisual, Núcleo de Planejamento e Gestão e Ouvidoria) reuniram-se para apresentar um relatório minucioso de suas atividades no evento DGS Recebe.
O encontro, no auditório do TCMRJ, foi uma iniciativa do Diretor-Geral de Serviços de Apoio, Jorge Aurélio Coutinho Costa, com o objetivo de promover a integração de todas as unidades da Secretaria-Geral da Presidência e contribuir com o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.
A Secretária-Geral da Presidência, Marcia Lins, ressaltou a importância da reunião, como instrumento de aproximação dos diversos setores, e exaltou a excelência da qualificação técnica dos servidores do TCMRJ, reconhecida nacionalmente no âmbito do controle externo e das instituições públicas. Agradeceu, ainda, o esforço de cada setor no desempenho de suas funções, o que, segundo ela, eleva a imagem do tribunal de contas carioca ao mais alto patamar de eficiência e comprometimento no cumprimento de sua missão institucional.
Todos os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre cada unidade vinculada ao GPA. O Assessor-Chefe da Presidência, Carlos Alberto Borges Delgado Júnior, falou sobre a rotina do setor, traçando um panorama geral sobre como são recebidas as demandas, seja de processos ou de outras solicitações, oriundas dos mais diversos canais como e-mail, protocolo, ouvidoria, entre outros.
Em seguida, a servidora Laila Rainho de Oliveira, Secretária das Sessões, detalhou a rotina de trabalho de seu setor em relação às decisões que são tomadas no plenário do TCMRJ. "Muitas vezes, as pessoas pensam que a gente só trabalha às quartas-feiras, quando acontecem as sessões, mas poucos sabem que o pré e o pós sessão são mais trabalhosos", esclareceu a servidora.
O Secretário de Assuntos Jurídicos, Luiz Antonio de Freitas Junior, destacou a importância que se deve atribuir à realização de um trabalho, e que, no cumprimento de cada função, a baliza deve ser sempre a lei. "Estamos aqui para garantir que tudo corra em ordem, conforme dita a lei", ressaltou.
O Secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Fernando das Chagas, discorreu sobre a nova estrutura da STI, explicitando as funções que cada um desempenha dentro dos seus respectivos núcleos.
Carlos Augusto Werneck de Carvalho, Coordenador do Núcleo de Planejamento e Gestão, responsável pela condução do planejamento estratégico do TCMRJ, falou sobre as ferramentas e inovações surgidas com o atingimento de cada meta, que fortalecem e preparam o TCMRJ para imprevistos e adversidades futuras. "As metas previstas na Política de Gestão por Resultados têm caráter desafiador e buscam focalizar as energias da instituição em objetivos prioritários, a fim de imprimir uma constante evolução do órgão", afirmou.
A Assessora de Comunicação Social, Publicações e Audiovisual, Debora Meth, mostrou como funciona o setor de comunicação e ressaltou a importância de divulgar a imagem de uma instituição conceituada e com credibilidade como o TCMRJ.