Conheça a Política de Sustentabilidade Multidimensional do TCMRJ

ATUALIZADA EM 06/05/2022

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, em consonância com a visão institucional de reconhecimento como órgão essencial à defesa do interesse social, tem adotado medidas em prol da preservação e defesa do meio ambiente para as presentes e futuras gerações, da revisão do impacto das suas atividades na sociedade e da otimização da gestão.

Em 22 de novembro de 2021, o TCMRJ, por intermédio de seu Conselheiro-Presidente, Luiz Antonio Guaraná, aderiu à Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, cujo objetivo é promover o intercâmbio de práticas e o desenvolvimento de ações voltadas à gestão sustentável dos órgãos do Poder Legislativo em âmbito nacional, trocando experiências, informações, pesquisas, tecnologias e ações de sustentabilidade.

Em 2022, a implementação de uma Política Institucional de Sustentabilidade foi aprovada como meta estratégica, por meio da Resolução Nº 1.179, de 19 de janeiro de 2022. Dividida em quatro etapas, a meta prevê a instituição de uma Comissão Gestora, a elaboração de um Programa Plurianual de Sustentabilidade, o dimensionamento de um plano de capacitação e a definição de um Plano de Logística Sustentável.

A Resolução TCMRJ Nº 46, de 8 de março de 2022, instituiu a Política de Sustentabilidade Multidimensional do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro - PSUM-TCMRJ, pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), que devem nortear as ações tanto dos órgãos públicos quanto da sociedade civil em prol de um futuro sustentável de alcance global.

Os próximos passos são a elaboração dos Planos Plurianual e Anual de Sustentabilidade (PPS e PAS, respectivamente). O PPS conterá a visão, as diretrizes e os objetivos da PSUM-TCMRJ para o período de seis anos, enquanto o PAS definirá objetivos específicos e responsabilidades, bem como ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e de avaliação de resultados para cada ano. Para coordenar os trabalhos, foi instituída a Comissão Gestora Permanente da Política de Sustentabilidade, por meio da Portaria SGA Nº 10, de 11 de março de 2022.

A Política não se restringe a ações no âmbito interno do Tribunal, mas almeja também envolver fornecedores e jurisdicionados, promover a conscientização e engajar os nossos servidores e terceirizados, a fim de que a mudança de cultura institucional reverbere na rotina pessoal.

Agir de modo consciente e sustentável é dever de todos, como servidores públicos e cidadãos. Ações individuais impactam o bem-estar coletivo. Reavalie suas práticas de acordo com a economia de recursos, de menor geração de resíduos, de impacto social e de eficácia dos processos de trabalho. Apoie a política de sustentabilidade multidimensional do TCMRJ. Faça a sua parte!

Conheça a Política de Sustentabilidade Multidimensional do TCMRJ