TCMRJ homenageia os Auditores de Controle Externo pelo seu dia

ATUALIZADA EM 27/04/2022

Em 27 de abril, comemora-se o dia Nacional do Auditor de Controle Externo, servidores de carreira de Estado, com atribuições previstas na Constituição da República. O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) presta sua homenagem a esses valorosos servidores, sempre inspirados pela dedicação à causa pública e coletiva de salvaguardar o direito constitucional à correta aplicação do dinheiro público.

Segundo o presidente do TCMRJ, Luiz Antonio Guaraná, "os Auditores de Controle Externo compõem um dos pilares dos tribunais de contas, órgão fundamental à manutenção do Estado Democrático de Direito, ao exercerem a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial e demais ações específicas. São imprescindíveis ao exercício da fiscalização e controle externo da administração pública, como garantidores da boa governança, funções que lhes são de exclusiva competência".

Afirmou, ainda, que "os Auditores são responsáveis por assegurar o cumprimento dos princípios da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade que devem balizar o emprego dos recursos públicos, e que impulsionam o exercício do controle externo, atribuição precípua e constitucional dos tribunais de contas".

O TCMRJ exalta as funções exercidas pelos Auditores de Controle Externo e agradece sua incansável e competente dedicação profissional.

TCMRJ homenageia os Auditores de Controle Externo pelo seu dia