TCMRJ homenageia autoridades com Colar do Mérito Ministro Victor Nunes

ATUALIZADA EM 19/11/2021

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro realizou, na noite desta sexta-feira, dia 19 de novembro, no Palácio da Cidade, sede do governo municipal do Rio de Janeiro, a tradicional cerimônia de outorga do Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal. A homenagem tem por finalidade fortalecer o diálogo institucional e estimular as relações harmônicas entre os Poderes estatais.

A sessão solene foi conduzida pelo Conselheiro-Presidente do TCMRJ, Luiz Antonio Guaraná, com a entrega do colar do mérito aos homenageados de 2021: Ministro Kassio Nunes Marques (STF), Ministro Humberto Martins (Presidente do STJ), Desembargador Henrique Andrade Figueira (Presidente do TJRJ) e Marcus Vinícius Furtado Coêlho, jurista e membro honorário vitalício da OAB.

Estiveram presentes o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio, Luciano Mattos, o Presidente da Câmara Municipal do Rio, Vereador Carlo Caiado e o ex-Presidente do TCMRJ, Thiers Montebello. Também marcaram presença os conselheiros do TCMRJ, Ivan Moreira, Bruno Maia, Thiago Kwiatkowski, David Carlos Neto e os Conselheiros-Substitutos Dicler Forestieri, Igor Fernandes e Emil Ibrahim, secretários municipais e estaduais, parlamentares das três esferas de poder, membros do poder judiciário e do ministério público, conselheiros dos tribunais de contas, procuradores e advogados.

O Presidente Luiz Antonio Guaraná disse que o Colar do Mérito é uma homenagem ao reconhecimento de uma vida de serviços prestados à sociedade. "Espero que o exemplo do currículo de cada um de vocês sirva de inspiração para a vida das pessoas", afirmou, completando, em seguida, que a função educativa é mais importante do que a punitiva.

O Colar do Mérito foi concebido em 2004, na gestão do então presidente Thiers Montebello, e passou a integrar o calendário de eventos anuais do TCMRJ. Inúmeras personalidades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de membros do ministério público, juristas e jornalistas, foram condecorados ao longo desses anos. A denominação da comenda é uma homenagem a um dos grandes homens públicos brasileiros do século XX. Victor Nunes Leal, jurista e intelectual renomado, foi Ministro do STF, onde implantou o sistema jurisprudencial, pedra angular para o aperfeiçoamento e celeridade da prestação jurisdicional.

TCMRJ homenageia autoridades com Colar do Mérito Ministro Victor Nunes