TCMRJ realiza hoje cerimônia de entrega do Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal 2021

ATUALIZADA EM 19/11/2021

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro realiza, nesta sexta-feira, 19/11, às 19 horas, a tradicional cerimônia de outorga do Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal. A sessão solene acontecerá no Palácio da Cidade, sede do governo municipal, conduzida pelo Conselheiro-Presidente do TCMRJ, Luiz Antonio Guaraná.

O evento integra o calendário anual do Tribunal desde 2004. O Colar do Mérito, maior comenda do TCMRJ, homenageia pessoas que tenham conferido relevância e expressão ao sistema nacional de controle externo em suas atividades, reconhecendo, também, o papel imprescindível dos Tribunais de Contas para o aperfeiçoamento da prática política republicana, como órgãos garantidores do cumprimento efetivo do direito fundamental à boa governança, consagrado na Constituição da República de 1988.

Serão homenageados com a outorga do Colar do Mérito o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Humberto Martins, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Henrique Andrade Figueira e Marcus Vinícius Furtado Coêlho, advogado e membro honorário vitalício da OAB.

Entre as personalidade que já foram agraciadas com o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal estão os ex-Ministros Sepúlveda Pertence (STF), Carlos Ayres de Brito (STF) e Marco Aurélio Melo (STF), os Ministros Benedito Gonçalves (STJ) e Marco Aurélio Belizze(STJ) e o ex-presidente do TCMRJ, Thiers Montebello, que instituiu a comenda.