Concluída a primeira etapa de um dos maiores experimentos científicos da administração pública

ATUALIZADA EM 09/11/2021

A primeira etapa do maior experimento de gestão na educação brasileira acaba de ser finalizada.

Ao concluir, em três semanas, um roteiro de visitas a 80 escolas municipais, a equipe interinstitucional do Projeto Ciência & Gestão pela Educação fez mais de 160 horas de entrevistas de avaliação. O estudo é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade de Cambridge. O objetivo é avaliar o nível de gestão das escolas do Município, por meio de questionário científico, validado internacionalmente, e aplicado de forma presencial a diretores de escolas selecionadas de forma aleatória.

A equipe foi treinada por vários meses até que os integrantes chegassem a um nível de conhecimento consistente para realizar as avaliações. De acordo com as respostas, cada entrevistador avaliou o grau de maturidade da gestão da escola analisada. Utilizando a metodologia de dupla checagem, cada entrevista foi reavaliada por um segundo entrevistador, com o objetivo de garantir confiabilidade e consistência às avaliações atribuídas às escolas.

O projeto de pesquisa "Gestão, arranjos institucionais e educação: um experimento de campo aleatório de três níveis no Rio de Janeiro" é inédito na área de gestão da educação e teve início no dia 30 de agosto, quando foi assinado o acordo de Cooperação Técnico-Científica entre o TCMRJ, a SME e a Universidade de Cambridge.