Fábio Furtado participa de Encontro de Secretários-Gerais de Controle Externo

ATUALIZADA EM 29/09/2021

O encontro foi uma oportunidade para a definição de temas que serão debatidos durante o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, na Reunião Virtual dos Secretários de Controle Externo, em 09/11/2021, afirmou o Secretário-Geral de Controle Externo do TCMRJ, Fábio Furtado.

O tema do encontro virtual entre os Secretários-Gerais de Controle Externo foi a Automatização de Critérios de Seletividade de Autuação de Processos, que contou com palestra proferida por Marcus Cezar Filho (TCE-RO) e Marcelo Brognoli da Costa (TCE-SC), acompanhados de suas equipes. Concordaram todos sobre as vantagens dos procedimentos expostos pelos palestrantes para a efetividade do controle.

"Quando começamos a planejar dessa forma, avaliando os riscos primeiro e considerando o quantitativo de horas, as ações de controle do Tribunal de Contas de Rondônia tornaram-se mais efetivas. Nosso principal desafio, em 2022 e 2023, é fazer com que as fiscalizações integrem o processo de contas, oferecendo maior segurança ao Tribunal e ao Conselho para a fundamentação de seu julgamento", afirmou o Secretário de Controle do TCE-RO.
Segundo Marcelo Brognoli (TCE-SC), "essa inovação veio para facilitar a vida dos tribunais de contas, de modo a dar atenção ao que realmente é relevante, determinando a pauta de fiscalizações".

Fábio Furtado (TCM-RJ) destacou que a adoção desses procedimentos envolve mudança de cultura dentro de cada tribunal e está alinhada com a diretriz da ATRICON sobre os benefícios da atuação dos tribunais. Alertou, ainda, que a ferramenta contribui para aferir o benefício estimado por determinada atuação fiscalizatória.

Fábio Furtado participa de Encontro de Secretários-Gerais de Controle Externo