1ª IGE dá treinamento para fiscais da SEMESQV

ATUALIZADA EM 25/08/2021

A auditora Patricia Pinto, da 1ª IGE, junto com a Controladoria Geral do Município, participou de um treinamento para funcionários da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. No encontro, organizado pela SEMESQV, cerca de 40 Assistentes Sociais aprenderam sobre o tema "Responsabilização dos fiscais de contrato na visão dos órgãos de controle". Todos foram alertados sobre as possíveis irregularidades, que porventura aconteçam e que são passíveis de penalidade, e advertidos de que precisam ter um grau maior de atenção com o trabalho de fiscal.

Patricia Pinto é responsável pelo tema no âmbito da 1ª IGE e fez uma apresentação, em que foi possível mostrar os direitos e deveres, que muitos não tinham conhecimento. "Sabemos da realidade dos fiscais. No caso desta Secretaria, são Assistentes Sociais que muitas vezes não dominam o assunto. Eles, agora, tiveram a oportunidade de entender o que é responsabilização, com exemplos de decisões tomadas pelo TCMRJ e também pelo TCU. Todos foram orientados sobre vários assuntos, como folha de pagamento e contratação de terceirizados, entre outros", disse Patricia.

A auditora ressaltou que ações desse tipo ajudam a aprimorar o trabalho como um todo, mas principalmente o do fiscal, que agora sabe também dos seus direitos. "Isso facilita, porque já emitimos orientações antes que sejam identificadas irregularidades dentro dos processos. Para nós, do Tribunal, o conhecimento vai contribuir para o aprimoramento da gestão pública como um todo, já que uma correta fiscalização tende a auxiliar na boa utilização dos recursos públicos. Atividades como essa geram benefícios para todos", concluiu.

1ª IGE dá treinamento para fiscais da SEMESQV