Dia Mundial da Educação

ATUALIZADA EM 29/04/2021

Há 21 anos, líderes de 164 países comprometeram-se com a busca de uma melhor Educação até 2030, durante um fórum mundial. Na ocasião, 28 de abril foi escolhido como o Dia Mundial da Educação. Porém, ninguém contava que, antes de findo aquele prazo, celebraríamos a data em meio à pandemia de Covid-19, não apenas uma, mas duas vezes. O obstáculo revelou deficiências e desigualdades profundas, mas ofereceu, por outro lado, uma janela de oportunidade para que novas ideias e soluções fossem testadas e aprimoradas.

O Tribunal de Contas carioca, que há muito já dedica especial atenção à Educação, também precisou se adaptar e está, desde o início da pandemia, engajado na busca de soluções e na orientação das famílias, autoridades e da comunidade escolar. Acompanhe as ações do TCMRJ na área de Educação aqui no site do Tribunal.

Atricon, IRB e CNPTC manifestam-se sobre a data:

A pandemia impôs ainda mais dificuldades para a superação de obstáculos à oferta de educação pública. De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica (INEP/2020), 36,5 mil escolas da educação básica não possuem internet, 1,4 milhão de crianças e adolescentes estudam em escolas que não possuem sistema de esgoto ou não dispõem de banheiro. Situações assim dificultam a oferta de ensino remoto e o retorno seguro dos estudantes a esses ambientes, exigindo uma atuação proativa, ágil e cooperativa do poder público e da sociedade civil.

Os Tribunais de Contas, a par da fiscalização, intensificaram sua função orientadora. E, com ela, não apenas acompanham as ações, mas atuam cautelarmente em temas como oferta de alimentação escolar, ensino remoto e medidas sanitárias. As iniciativas podem parecer singelas frente ao desafio, mas carregam o valor simbólico da articulação entre Poderes, órgãos e agentes da sociedade em torno do futuro do país a partir da compreensão de que cada criança, adolescente, jovem ou adulto que volta ou permanece nos bancos escolares representa um Brasil menos desigual e com mais oportunidade a todos."

Dia Mundial da Educação