27 de abril - Dia do Auditor de Controle Externo

ATUALIZADA EM 28/04/2021

O controle externo é atividade essencial à democracia e seu agente é o auditor do Tribunal de Contas. Esses profissionais selecionados em concursos públicos, com formação multidisciplinar e domínio de disciplinas jurídicas, contábeis, econômicas e de administração pública, são os homenageados de hoje, 27 de abril, Dia Nacional do Auditor de Controle Externo.

Neste ano, pela primeira vez, a data celebrada consta no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, graças à Lei n. 6.791, de 28 de outubro de 2020, de autoria do vereador Prof. Célio Lupparelli. O registro deste dia reforça o reconhecimento público do papel do auditor, indispensável para garantir a eficiência e a eficácia na aplicação do dinheiro público.

No vídeo a seguir, o presidente do TCMRJ, Luis Antonio Guaraná; o vereador Célio Lupparelli;  o presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Ismar Viana; e o auditor de controle externo do TCMRJ, Marcus Vinícius Pinto da Silva, prestam homenagem aos profissionais de todo o País.

27 de abril - Dia do Auditor de Controle Externo