Unidos contra a Corrupção

ATUALIZADA EM 09/12/2020

Em 2003, a ONU promulgou a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e fixou o dia 9 de dezembro como Dia Internacional contra a Corrupção.

Embora o engajamento contra a corrupção tenha crescido na sociedade brasileira nos últimos anos, 2020 trouxe novos desafios. A pandemia de COVID-19 expôs vulnerabilidades não só dos sistemas de saúde mas das gestões públicas no Brasil e no mundo. E a corrupção neste período de emergência pode trazer consequências ainda mais nefastas: ela pode encarecer o acesso a tratamentos ou até impedir pessoas de receberem remédios e atendimento; pode privar os profissionais de saúde dos insumos necessários ao seu trabalho e proteção e pode, ainda, aparecer na forma de abuso do estado de calamidade, deteriorando ainda mais a já abalada economia. São inúmeras as consequências da corrupção e, para algumas pessoas, elas podem ser fatais.

A atuação do TCMRJ no controle e orientação da gestão pública mostra-se agora, mais do que nunca, indispensável à efetividade das políticas públicas e à recuperação pós pandemia. Não menos importante é o controle social exercido por cidadãos e entidades da sociedade civil.

Com transparência e responsabilidade, estamos unidos contra a corrupção!

Unidos contra a Corrupção