TCMRJ inicia programa de capacitação de 2020 com o Prof. Marcos Nóbrega

ATUALIZADA EM 10/03/2020

Abrindo os trabalhos de capacitação e treinamento de 2020, o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro recebeu o professor Marcos Nóbrega, nos dias 09 e 10 de março. O conselheiro substituto do TCE de Pernambuco, que tem, entre inúmeros títulos, pós-doutorados em Direito pelas universidades de Harvard e de Lisboa, proferiu palestra sobre novas tecnologias e seus impactos no controle, no auditório do TCMRJ.

O professor falou sobre as rápidas mudanças tecnológicas e como elas podem tornar a atuação dos Tribunais de Contas mais efetiva para a sociedade, citando experiências governamentais de utilização de blockchain em licitações e criação de portais de compras com tecnologia semelhante à da Amazon, como exemplos de que elas devem ser aliadas no controle e na transparência.

No dia seguinte, Marcos Nóbrega ministrou curso sobre a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiros para 90 servidores do Tribunal. A LINDB traz inovações aplicadas ao dia a dia dos Tribunais de Contas, como o dever de indicar as consequências práticas das decisões, o estabelecimento de relações mais empáticas, a busca de consenso e a proteção ao administrador honesto.

Confira a matéria:

Clique aqui para assistir o vídeo.

Assista a íntegra da palestra:

Clique aqui para assistir o vídeo.

TCMRJ inicia programa de capacitação de 2020 com o Prof. Marcos Nóbrega