IBGE apresenta Censo 2020 no Rio de Janeiro

ATUALIZADA EM 30/09/2019

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentaram, ontem à tarde (25/09), na prefeitura do Rio, a metodologia e as ações em campo do levantamento demográfico que será realizado em todo o Brasil, entre agosto e outubro do ano que vem. A primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico (Repac) reuniu setores da sociedade civil e órgãos municipais cariocas, entre os quais o TCMRJ, representado pela diretora de Publicações, Maria Saldanha.

Fundamental para o planejamento e a implementação de política as públicas, o levantamento do IBGE, feito a cada 10 anos, compreenderá mais de 71 milhões de domicílios em todo o Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro, os agentes censitários visitarão mais de 2,6 milhões de casas, em bairros, comunidades e aglomerados, incluindo as três aldeias indígenas reconhecidas e os quatro quilombolas existentes no município. "Nenhum domicílio deixará de ser entrevistado", garantiu o chefe da unidade estadual do IBGE, José Francisco Teixeira Carvalho.

Os recenseadores farão uso de dispositivos móveis para a coleta de dados, munidos de imagens de satélites e sistema GPS. Todos os percursos serão monitorados para garantir a obtenção total das informações. Características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho e mortalidade serão os temas a serem investigados no Censo 2020.

Os moradores poderão checar se o agente é realmente do IBGE, consultando seu número de identificação no site www.respondendo.ibge.gov. br, mas se não quiserem responder ao questionário na hora, poderão fazê-lo pela internet, com o código fornecido pelo recenseador.

O IBGE abriu inscrições para o processo seletivo simplificado para mais de 2,6 mil vagas de agente e coordenador.

IBGE apresenta Censo 2020 no Rio de Janeiro