Fiscalização nas obras públicas ganha importante aliado

ATUALIZADA EM 11/04/2019

O TCMRJ prepara-se para utilizar um drone nas auditorias de obras públicas. O equipamento, adquirido recentemente pelo órgão, permite mapear áreas maiores em menos tempo, inspecionar estruturas em locais de difícil acesso, bem como modelar uma base de dados em 3D para futuras medições de dimensões, áreas e volumes, contribuindo para maior eficiência e eficácia no controle das obras realizado pelo Tribunal de Contas carioca.

Auditores da 2ª IGE, inspetoria especializada na fiscalização das obras da cidade, concluíram um curso intensivo de pilotagem de drones, no início deste mês (2 e 3 de abril). A capacitação proporcionou conhecimento sobre todas as variáveis envolvidas em um voo, incluindo os critérios de segurança e a necessidade do correto planejamento, avaliação de risco e solicitação de autorizações prévias aos órgãos de aviação e controle de espaço aéreo.

Também foram ministrados aspectos relacionadas à avaliação das condições ambientais para um voo seguro, associadas à cobertura de nuvens, interferência eletromagnética, perfil de ventos, visibilidade e probabilidade de precipitação. "É de grande relevância a implementação de novas tecnologias para levantamentos de dados e registros fotográficos quando da realização de auditorias e visitas técnicas de acompanhamento nas obras auditadas pela 2a Inspetoria Geral" - enfatizou Simone Azevedo, inspetora geral de controle externo.

Participaram do curso os servidores Ivo Hochleitner Junior, José Renato da Silva de Oliveira, Márcio Braga de Sousa, Marcus Magno Guimarães, Rômulo Ferreira da Silva e Bráulio Ferraz.

 

Fiscalização nas obras públicas ganha importante aliado