Cidade Constitucional: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República

ATUALIZADA EM 30/11/2018

O TCMRJ recebeu mais uma vez o Projeto Cidade Constitucional, na edição de novembro de 2018. Inspirada na ideia do professor Marcelo Nerling (USP), a iniciativa leva o público universitário a órgãos públicos, com o objetivo de disseminar de forma lúdica o conhecimento sobre a administração pública. Durante as visitas, alunos e professores puderam testemunhar na prática e em tempo real um pouco do trabalho das instituições selecionadas para o roteiro.

A visita ao TCMRJ encerrou o último dia desta edição do Cidade Constitucional. Em palestra no auditório, a técnica da Secretaria Geral de Controle Externo Daniela Constâncio apresentou ao público a função de controle, as atribuições das cortes de contas e, em particular, do TCMRJ, ressaltando a importância do controle social integrado ao controle externo. Na sequência, os auditores Bruno Volaro e Felipe Bessa, da inspetoria especializada na área de Educação (3ª IGE) falaram do Programa de Visitas às Escolas e do Projeto Aluno Cidadão, iniciativa pioneira que incentiva a fiscalização pelos alunos dentro de suas próprias escolas, e que ilustra essa parceria entre as diferentes formas de controle.

Nos dois dias de realização do evento, foram visitadas instituições de âmbito federal, estadual e municipal, entre elas a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, a Receita Federal, o Ministério da Transparência, a Controladoria-Geral da União, a Procuradoria da Fazenda Nacional, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.

O TCMRJ, que vem empreendendo esforços para o fomento do Controle Social, entende que a possibilidade de enxergar além dos muros da universidade enriquece o aprendizado e a cidadania.

Cidade Constitucional: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República