Auditores do TCMRJ participam do mais importante fórum sobre Geotecnia

ATUALIZADA EM 18/09/2018

Auditores do TCMRJ participam do mais importante fórum nacional sobre Geotecnia

O XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, realizado em Salvador, entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro, considerado o mais importante fórum nacional de discussões sobre o tema, contou com a participação dos auditores de controle externo do TCMRJ Luizimar de Araújo Junior, Rômulo Ferreira da Silva e José Renato Oliveira, respectivamente, mestre em Geotecnia, mestre em Pavimentação e Phd em Geotécnica.

Entre os assuntos tratados no evento, as novas tendências de monetização de riscos em projetos de engenharia e o reaproveitamento de resíduos da construção e demolição, ambos de grande importância para o controle externo. O primeiro, introduz um novo parâmetro decisório - o risco do empreendimento - que pode auxiliar os administradores públicos na escolha da melhor opção de engenharia e que vem sendo usado nos certames em países desenvolvidos. O segundo, lida com as técnicas e possibilidades de reutilização de resíduos de obras, o que pode trazer significativa economia aos cofres públicos.

O auditor José Renato Oliveira apresentou dois trabalhos, intitulados "Modelagem física centrífuga da simulação de tráfego em uma camada de RCD", que trata da avaliação da utilização direta de resíduos beneficiados de construção civil em base de pavimentos rodoviários; e "Modelagem física centrífuga de dutos submetidos a movimentos de massa", referente ao comportamento de tubulações enterradas em áreas sujeitas a deslizamentos, este em apresentação oral.

Os três auditores trabalham na 2ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas carioca, especializada em fiscalização de obras públicas.

Auditores do TCMRJ participam do mais importante fórum sobre Geotecnia