Scrum: TCMRJ explica o que é, em encontro de TI

ATUALIZADA EM 14/05/2018

O servidor Renato Triani Guerra representou o TCMRJ no 1º Encontro Técnico de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas, sediado no TCE-RJ, onde explicou a metodologia de gestão e planejamento de trabalho, utilizada para gerenciar, de forma simples, projetos complexos como os que ele desenvolve na Assessoria de Informática do TCMRJ. O Portal da Transparência é um dos projetos que ele coordenou.

O encontro reuniu palestrantes que debateram a importância e os novos desafios da área de TI na atividade de controle. Segundo Triani, "a equipe do TCMRJ, chefiada por Rodolfo Pardo, vem descobrindo maneiras mais eficazes de desenvolvimento de softwares. Através deste trabalho, passamos a valorizar indivíduos e interações, mais do que processos e ferramentas."

Em palestra inaugural do encontro, a presidente interina do TCE-RJ, Mariana Montebello Willeman, destacou a relevância da troca de experiências entre as áreas de TI dos Tribunais de Contas do País. "Temos recursos humanos limitados; temos tempo limitado; e temos uma infinidade de objetos passíveis de controle. Isso significa que nós temos de fazer escolhas sobre aquilo que vamos controlar", observou, apontando para a tecnologia da informação como grande aliado dos Tribunais de Contas, na definição do que será o objeto de controle "de maneira objetiva e impessoal".

Clique aqui para assistir o vídeo.

Scrum: TCMRJ explica o que é, em encontro de TI