Portal do Controle Social
Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
TCMRJ lança app sobre condições das escolas públicas municipais
Aplicativo "TCMRJ - Visitas às Escolas"

Acesse por este link o aplicativo do Programa de Visitas às Escolas no Google Play:

• Conheça o Programa de Visitas às Escolas realizado pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro;
  • Veja o que foi apontado pelo Programa em cada unidade escolar visitada no ano de 2014, inclusive as fotos das condições estruturais das escolas e das quadras;
  • Participe, enviando uma solicitação acerca da educação pública municipal, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  • A maior parte das funcionalidades do aplicativo está disponível para utilização offline.

O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), por meio da 3ª Inspetoria, que atua nas áreas de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, desenvolveu o Programa de Visitas às Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, que aqui será chamado simplesmente Programa de Visitas às Escolas.

Criado em 2003, tendo por objetivo auxiliar a sociedade carioca na busca de uma melhor educação pública, o Programa de Visitas às Escolas é composto por equipes de auditores que visitam escolas que atendem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todo o município do Rio de Janeiro.

Em cada visita, as equipes têm contato direto com alunos, diretores, professores, agentes manipuladores de alimentos e outros profissionais da escola. Ainda mantêm contato com os pais através de um questionário que é distribuído aos alunos para que seja entregue ao responsável em casa e, depois de respondido, remetido, de graça, via Correio ao TCMRJ.

As equipes visitam toda a estrutura física da unidade escolar, fotografando os pontos de maior fragilidade para que possam ser levados ao conhecimento da Secretaria Municipal de Educação.

O Programa de Visitas às Escolas sempre prezou pela proximidade com a população. Por mais presente que o TCMRJ se faça nas escolas municipais através das equipes de visitas, é de extrema importância a participação direta daqueles que vivem o dia a dia da educação municipal. Este aplicativo só vem a reforçar este caráter participativo do Programa de Visitas às Escolas. Depois de baixá-lo, você tem acesso offline a praticamente todas as funções oferecidas.

Neste aplicativo, você pode:

1. Conhecer melhor o Programa de Visitas às Escolas

Todas as explicações sobre como funciona o Programa estão disponíveis no aplicativo.

2. Acompanhar o Programa de Visitas às Escolas

Visualize as condições das unidades escolares visitadas em 2014, inclusive as fotos que foram tiradas pelas equipes das estruturas e das quadras.

Basta escolher:

• uma unidade escolar específica;
  • unidades escolares compreendidas em determinada Coordenadoria Regional de Educação (CRE); ou
  • unidades escolares que obtiveram uma determinada classificação (boa, razoável, razoável com risco ou precária).

3. Participar

Envie solicitações a respeito da educação pública municipal.

Você também pode enviar um comentário com elogios, críticas ou sugestões.

← Voltar