Portal do Controle Social
Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
Notícias da Educação
  • Alunos estreitam laços com TCMRJ
    Alunos estreitam laços com TCMRJ

    Alunos do 9º ano da Escola Municipal Alencastro Guimarães visitaram o TCMRJ, onde puderam conhecer os detalhes do Programa de Visitas às Escolas, que o tribunal realiza com sucesso, desde 2003. Foi também uma ocasião para que alunos e professores falassem sobre as melhorias que gostariam de ver implementadas e estreitassem contato com o tribunal de contas carioca. Esse feedback foi recebido com entusiasmo pelos auditores envolvidos no programa.

  • TCMRJ 'faz escola' em Goiânia
    TCMRJ 'faz escola' em Goiânia

    Reconhecido como boa prática em controle na área de Educação, o Programa de Visitas às Escolas do TCMRJ não pára de inovar. Na 29ª edição do Congresso de Tribunais de Contas do Brasil, realizado entre os dias 22 e 24 de novembro, em Goiânia, a corte de contas carioca traz novidades, como o Projeto Aluno-Cidadão, que envolve o incentivo ao controle social entre jovens representantes de escolas da rede municipal de ensino selecionadas. A auditora da 3ª Inspetoria-Geral de Controle Externo do TCMRJ, Ketza Cardoso Leite da Silva, fala isso e outros detalhes do programa.

  • Tribunal de Contas da Bahia destaca trabalho do TCMRJ
    Tribunal de Contas da Bahia destaca trabalho do TCMRJ

    A apresentação do Programa de Visitas às Escolas, referência de controle na área de Educação, ganhou destaque no site do TCE da Bahia. A equipe composta pelo inspetor-geral da 3ª IGE, Marcus Vinícius Pinto da Silva, e pelos auditores Ketza Cardoso Leite da Silva, Bruno Volaro e Ricardo Dinis Gonsalves contou para membros e servidores da corte de contas baiana, nesta terça-feira (28/11), a sua experiência sobre o trabalho realizado em escolas do Rio de Janeiro.

  • Tribunal abre as portas para professores e universitários
    Tribunal abre as portas para professores e universitários

    Como parte do projeto "Cidade constitucional: Rio de Janeiro, primeira capital da República", o Tribunal de Contas do Município recebeu ontem (30/11) professores e universitários interessados em conhecer mais sobre a importância do controle externo exercido pela corte de contas carioca. A iniciativa é da Escola Fazendária e tem como finalidade disseminar o conhecimento da administração pública e a função socioeconômica dos tributos e, com isso, estimular o exercício da cidadania e do controle social.

  • Encontro entre o TCMRJ e Conselhos Escola-Comunidade
    Encontro entre o TCMRJ e Conselhos Escola-Comunidade

    O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), através da 3ª Inspetoria Geral (3ª IGE), que atua na área de Educação, buscando estimular a participação da comunidade nas questões escolares, bem como o controle social, ofereceu nos dias 07, 08, 10 e 11 de agosto de 2017, encontro com Conselhos Escola-Comunidade (CECs) das 38 Unidades Escolares Municipais do Rio de Janeiro consideradas precárias pelo Programa de Visitas às Escolas.