Notícias Gerais

  • Edição Especial da Cartilha Bate-Papo Cidadão

    Comissão de Controle Social lança nova cartilha sobre as funções do auditor de controle externo.

  • TCMRJ elabora o Painel Educação, um panorama sobre a Rede Municipal de Ensino

    O Painel Educação é uma radiografia sobre a Educação no município do Rio, com informações precisas sobre a realidade nas unidades escolares.

  • Bate-Papo Cidadão: para ouvir e se informar

    Agora, além das cartilhas ilustradas, você pode escutar o Bate-Papo Cidadão quando e onde quiser. Confira!

  • Síntese do Parecer Prévio das Contas de Governo: instrumento para o exercício da cidadania

    Leia o documento que reúne as principais informações sobre resultados alcançados e aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio.

  • Educação Fiscal em Debate falará sobre corrupção, má gestão e sonegação

    Corrupção, má gestão e sonegação, as velhas ?cepas? que levam a sociedade para a UTI? será o tema do próximo Educação Fiscal em Debate, no dia 28 de abril, às 14 horas.

  • TCMRJ publica Relatório Cidadão 2020

    Salta de 82% para 96,6% a demanda recebida pela internet

  • Debate sobre transparência fiscal tem participação de auditor do TCM

    O Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (GEFE-RJ) promoveu, no dia 30 de junho, debate sobre Transparência Fiscal.

  • Educação Fiscal em Debate: Participação Cidadã na Melhoria da Gestão Pública

    O evento, do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro, será transmitido ao vivo, no dia 30 de março, às 14h, no canal da Escola Fazendária: youtube.com/EFAZRJ

  • Evento virtual destaca a importância das ouvidorias como instrumentos de controle social

    No dia 16 de março, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e sua Ouvidoria, com o apoio do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), em uma ação conjunta com as demais Ouvidorias dos TCs do Brasil, realizará o "Ouvidoria Day". Participe!

  • TCMSP promove ciclo de palestras sobre a nova Lei de Licitações

    DTC informa: Estão abertas as inscrições para o ciclo de palestras sobre "A Nova Lei de Licitações" promovido pela Escola de Contas do TCMSP, que acontecerá on-line nos dias 4 de março, 25 de março e 8 de abril. Inscreva-se.

  • Conheça o portal IRB Conhecimento

    Conheça o portal IRB Conhecimento, que oferece mais de 600 cursos on-line e gratuitos de capacitações para o fortalecimento da cidadania.

  • Unidos contra a Corrupção

    Em 2003, a ONU promulgou a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e fixou o dia 9 de dezembro como Dia Internacional contra a Corrupção.

  • Podcasts do TCE de Goiás inspiram projeto do TCMRJ

    Os bem elaborados podcasts do TCE de Goiás ( https://radiotcegoias.minhawebradio.net) são fonte de inspiração para o TCMRJ levar adiante projeto semelhante para divulgar as cartilhas Bate-Papo Cidadão.

  • Educação Fiscal em Debate: Controle Social através dos Tribunais de Contas

    Coordenador da Comissão de Controle Social do TCMRJ, Cláudio Sancho Mônica participará, nesta quinta-feira (19/11), às 14h, do debate on-line promovido pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (GEFE-RJ), sob o tema Controle Social através dos Tribunais de Contas.

  • Cartilha Bate-Papo Cidadão nº 2: Vereadores e Eleições Municipais

    Entenda como é composta a Câmara Municipal e quais são as atribuições dos vereadores, na segunda cartilha Bate-Papo Cidadão, elaborada pelaComissão de Controle Social.

  • Cartilha Bate-Papo Cidadão nº 1: Prefeito e Eleições Municipais

    O que esperar do prefeito que elegeremos nas próximas eleições de novembro? Como cobrar que ele faça um bom trabalho e ajudar na gestão da sua cidade? Saiba aqui.

  • O Impacto da LGPD nos Tribunais de Contas

    A palestra com o Dr. Leonardo Figueiredo Barbosa está disponível no canal do TCMRJ no YouTube. Não perca!

  • TCMRJ conta com Comitê Gestor para LGPD

    De acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709/2018, que entrou em vigor em agosto do ano corrente, o Tribunal de Contas carioca instituiu comitê para exercer as funções de Encarregado.

  • Tenha o controle em poucos cliques!

    O Portal do Controle Social do Tribunal de Contas carioca foi totalmente reformulado para trazer as informações que você precisa para ser um cidadão participante na administração da cidade.

  • Bate-Papo Cidadão #1 - Perguntas e respostas que ficaram faltando

    Como prometido, relacionamos as principais questões, que foram encaminhadas e respondidas por nossos auditores.

  • TCMRJ participa de audiência pública sobre volta às aulas

    O inspetor geral do TCMRJ, Marcus Vinícius Pinto da Silva, da inspetoria especializada na fiscalização da área da educação, defendeu a participação da sociedade na discussão do protocolo de retomada das aulas presenciais, durante a audiência pública promovida pela Câmara Municipal, hoje à tarde (22/06).

  • Prêmio Boas Práticas na Educação é adiado

    O Prêmio Boas Práticas na Educação, que irá selecionar relatos de ações inovadoras implementadas e, escolas da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, foi adiado, devido à pandemia do coronavírus.

  • Pesquisa em prol do fortalecimento do controle social

    O TCMRJ apoia iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e do Observatório Social do Brasil (OSB), que estão lançando pesquisa com o objetivo de mapear perfis e necessidades de usuários de cursos em formato EaD, para capacitação de pessoas para o exercício do controle social e fiscalização de contratos públicos.

  • TCMRJ publica Relatório Cidadão 2019

    O TCMRJ acaba de publicar o Relatório Cidadão 2019, com informações sobre as atividades da Ouvidoria e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do Tribunal de Contas carioca.

  • TCMRJ recebe estudantes da UFRRJ

    O TCMRJ recebeu hoje, 13/11, em seu auditório, estudantes do curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), interessados em conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Tribunal.

  • Programa de Visitas às Escolas e 3ª IGE receberão Moção da Câmara Municipal

    A Câmara Municipal do Rio entregará Moção de Aplausos ao Programa de Visitas às Escolas e à 3ª IGE, no dia 3 de setembro, na mesma ocasião em que o inspetor-geral da 3ª IGE, Marcus Vinícius Pinto da Silva, coordenador do programa, receberá a Medalha Pedro Ernesto. O vereador Célio Lupparelli, autor das propostas das homenagens, ressalta a contribuição que o trabalho oferece para o aperfeiçoamento da políticas públicas na área de Educação.

  • TCMRJ reúne Grupo de Trabalho Controle Social

    Transparência e monitoramento de escolas foram temas da reunião realizada no TCMRJ, ontem (01 de agosto), com representantes dos órgãos públicos que compõem o Grupo de Trabalho Controle Social, entre eles, além do próprio Tribunal de Contas carioca, o TCE do Rio de Janeiro, as Controladorias Gerais do Estado e da União e o Ministério Público Estadual. Entre os convidados, estiveram presentes integrantes do Observatório Social do Rio de Janeiro, da UniRio e da Fundação Getúlio Vargas.

  • TCMRJ é palco de mais um Cidade Constitucional

    O projeto "cidade constitucional" é pioneiro em engajar à sociedade com a administração pública. O evento reuniu uma turma de mais de 20 pessoas para aprender um pouco sobre as funções do tribunal e de que forma podem atuar no controle social.

  • Programa de Visitas às Escolas celebra 15 anos e lança o Projeto Aluno-Cidadão

    Nesta quarta-feira (12 de dezembro) o TCMRJ celebrou os 15 anos do Programa de Visitas às Escolas, reunindo, em seu auditório, alunos, professores e diretores de escolas públicas do Município.

  • Cidade Constitucional: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República

    O TCMRJ recebe, mais uma vez, o projeto "Cidade Constitucional", na edição de novembro. Inspirada na ideia do professor Marcelo Nerling (USP), a iniciativa leva o público universitário a órgãos públicos, com o objetivo de disseminar de forma lúdica o conhecimento sobre a administração pública.

  • Oito escolas iniciarão Projeto Aluno-Cidadão com o TCMRJ

    Foram selecionadas as primeiras escolas que irão participar do Projeto Aluno-Cidadão, do TCMRJ. Os jovens integrantes dos grêmios estudantis dessas unidades receberão tablets para, a partir do início do ano letivo de 2019, ajudar na fiscalização, registrando o acompanhamento das correções de imperfeições apontadas durante as visitas técnicas do Tribunal e das obras a serem realizadas.

  • Auditora do TCMRJ capacita voluntários para controle social

    A auditora do TCMRJ, Melissa Corrêa de Moraes, está, hoje (01/11), capacitando os voluntários do Observatório Social do Rio de Janeiro, ensinando noções básicas de licitações e orçamento público. O Tribunal de Contas carioca tem sido parceiro desde o início das atividades da Ong, estimulando o controle social dos gastos públicos da cidade.

  • Carta de Serviços do TCMRJ

    O TCMRJ está cada vez mais próximo do cidadão carioca. Simplificamos o acesso aos serviços que prestamos e às consultas sobre todas as atividades que realizamos.

  • Tribunal prepara lançamento do Projeto Aluno Cidadão

    Nesta segunda-feira (24/09), a equipe do TCMRJ que realiza o Programa de Visitas às Escolas começa a selecionar os jovens integrantes de grêmios estudantis que irão participar do projeto Aluno Cidadão. Eles receberão tablets para ajudar na fiscalização, registrando o acompanhamento das correções de imperfeições apontadas durante as visitas técnicas e das obras a serem realizadas nas escolas.

  • Observatório Social dá sugestões para novo site do TCMRJ

    Nesta quarta-feira (22/08), Tatiana Bastos, presidente do Observatório Social do Rio, parceiro do TCMRJ, foi protagonista na reunião sobre o nosso novo website.

  • Comissão fortalecerá controle social

    Foi publicada no DO Rio de hoje, (09 de julho), deliberação que institui comissão de controle social no TCMRJ.

  • Relatório Cidadão mostra resultados do SIC/Ouvidoria

    Estamos aprimorando constantemente nossos serviços de Informação ao Cidadão e da Ouvidoria. O Relatório Cidadão TCMRJ, publicado no nosso Portal da Transparência, mostra que, até o final do ano passado, recebemos 460 chamados, a maioria pela internet, para solicitações de informações. Mais de um terço delas foram respondidas em até sete dias.

  • Portas abertas para o controle social

    O TCMRJ abriu as portas para alunos e professore universitários conhecerem o funcionamento da instituição e o que ela pode oferecer como instrumento de controle social. O projeto Cidade Constitucional completou sua 4ª edição e faz parte do Programa de Educação Fiscal desenvolvido por representantes das Secretarias de Estado de Fazenda e Educação, da Receita Federal, da Controladoria Geral da União, da Procuradoria Geral da fazenda Nacional, da Escola de Administração Fazendária e dos Tribunais de Contas do Estado e do Município do Rio de Janeiro.

  • Comunicação + transparência = controle social

    A intensificação da cultura da informação de fácil acesso sobre o que o Tribunal faz é uma das metas propostas pelo grupo de controle social do TCMRJ. Para isso, organizou uma palestra de sensibilização, no dia 25 de abril, com a presidente da ONG Observatório Social do Rio, Tatiana Bastos, que reforçou a importância de comunicar e estimular a transparência e, assim, fomentar o controle social.

  • Alunos estreitam laços com TCMRJ

    Alunos do 9º ano da Escola Municipal Alencastro Guimarães visitaram o TCMRJ, onde puderam conhecer os detalhes do Programa de Visitas às Escolas, que o tribunal realiza com sucesso, desde 2003. Foi também uma ocasião para que alunos e professores falassem sobre as melhorias que gostariam de ver implementadas e estreitassem contato com o tribunal de contas carioca. Esse feedback foi recebido com entusiasmo pelos auditores envolvidos no programa.

  • TCMRJ capacita voluntários para fiscalização cidadã

    O Tribunal de Contas do Município do Rio apoia iniciativa do Observatório Social, ensinando noções de orçamento público no curso de capacitação de voluntários para atuar na fiscalização cidadã dos gastos da cidade. O coordenador de Auditoria e Desenvolvimento, Roberto Chapiro, ressalta a importância da parceria entre a instituição e a ONG como forma de estimular o controle social e também de divulgar o trabalho realizado pelo tribunal de contas.

  • Tribunal abre as portas para professores e universitários

    Como parte do projeto "Cidade constitucional: Rio de Janeiro, primeira capital da República", o Tribunal de Contas do Município recebeu ontem (30/11) professores e universitários interessados em conhecer mais sobre a importância do controle externo exercido pela corte de contas carioca. A iniciativa é da Escola Fazendária e tem como finalidade disseminar o conhecimento da administração pública e a função socioeconômica dos tributos e, com isso, estimular o exercício da cidadania e do controle social.

  • Encontro entre TCMRJ e Conselho Escola Comunidade (CEC)

    O TCMRJ vai oferecer capacitação aos representantes dos Conselhos Escola Comunidade (CECs) de 38 Unidades Escolares consideradas precárias pelo Programa de Visitas às Escolas há mais de três anos. A 3ª Inspetoria Geral (3ª IGE) irá realizar o ENCONTRO ENTRE TCMRJ E CONSELHO ESCOLA-COMUNIDADE, a ser realizado nas datas conforme tabela em anexo, no horário de 13h às 18h, no auditório do TCMRJ (Rua Santa Luzia, 732, Centro, Rio de Janeiro, RJ). Neste encontro serão abordados assuntos como: função dos CECs, repasses e execução de verbas federais, sistema descentralizado de pagamento, função do TCMRJ e controle social.

  • TCMRJ celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção

    Hoje, dia 9 de dezembro, Dia Internacional Contra a Corrupção, o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro realizou evento com a presença da Secretária Municipal de Educação, Helena Bomeny e do Chefe da CGU/RJ, Fábio do Valle Valgas da Silva, os quais, juntamente com o Presidente do TCMRJ, Conselheiro Thiers Montebello, firmaram o Termo de Adesão ao programa "Um por Todos e Todos por Um", desenvolvido pela CGU em parceria com o Instituto Cultural Maurício de Sousa para disseminar valores e padrões éticos de conduta nas escolas e na comunidade em que elas se inserem, dando, assim, continuidade à aplicação do Programa na Rede Pública do Rio de Janeiro.

  • Comemoração do Dia Internacional contra à Corrupção - 09/12/2014

    Este ano, a Cerimônia de Comemoração do Dia Internacional contra à Corrupção aconteceu em nosso Auditório, onde premiamos os vencedores do concurso de redação realizado com os alunos das escolas municipais do Rio de Janeiro participantes do Projeto Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e pela Cidadania!.

  • Dia Internacional de Combate à Corrupção

    Combate à corrupção submerso em lobbies Autor(es): Izabelle Torres e Edson Luiz Correio.

  • Escute aqui o Bate-Papo Cidadão!

    O projeto da Comissão de Controle Social do TCMRJ apresenta assuntos relacionados à Administração Pública em linguagem simples e acessível, para fortalecer a cidadania e a participação social. Saber como funciona a gestão pública é o primeiro passo pra participar dela de forma mais ativa.

  • GTCS ensina a sociedade a controlar gastos públicos para comemorar dia contra corrupção

    No Dia Internacional Contra à Corrupção acontecerá vários eventos promovidos pelo Grupo de Controle Social (GTCS). Veja a programação para este dia.

  • TCMRJ realiza o III Encontro de Conselheiros de Políticas Públicas do Município do RJ

    Cerca de 150 pessoas participaram, no dia 27/11/2012, do III Encontro de Conselheiros de Políticas Públicas do Município do RJ, promovido pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), tendo como tema "Um ano da Lei de Acesso à Informação (LAI)". O presidente do TCM e vice-presidente da Atricon, conselheiro Thiers Montebello, ao discursar, na abertura do Encontro, reafirmou a importância de um controle público para os Tribunais de Contas, ressaltando que o III Encontro de Conselheiros de Políticas Públicas do Município do RJ é um marco na história dos tribunais de contas.

  • TCMRJ participa de Encontro do Controle Social

    O TCMRJ participou, nos dias 01 e 02 de março, em Teresópolis, de evento de capacitação em controle de gastos públicos em ações emergenciais. O Inspetor Geral da 7ª IGE, Marcos Mayo Simões e o Coordenador do NEP, Carlos Augusto Werneck de Carvalho representaram o TCMRJ no evento que foi promovido pela CGU com o apoio do GTCS do qual o TCMRJ é partícipe.

  • Encerramento do projeto 'Cidade Constitucional: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República'

    O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro recebeu na tarde de hoje, 01/12/2016, os alunos de Administração Pública da UFRRJ e os professores da Rede Estadual de Ensino, bem como professores da Rede Municipal de Ensino do Município de Resende para a cerimônia de encerramento das atividades do projeto Cidade Constitucional: Rio de Janeiro, Primeira Capital da República - Edição de 2016.

  • Grupo de Trabalho para o Controle Social

    Responsável pela definição de estratégias e a implementação de ações conjuntas para o fomento do controle social no Estado do Rio de Janeiro.

  • Representantes do TCMRJ presentes e eleitos delegados da CONSOCIAL

    Está sendo realizada a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ª Consocial, cujo tema central é "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública". A etapa municipal da cidade do Rio de Janeiro ocorreu nos dias 13 e 14 de fevereiro e foi organizada pela SMF, CGM, CVL e TCMRJ. Doze servidores do Tribunal participaram dessa etapa da Conferência que tinha por objetivo, além de encaminhar propostas para serem discutidas na etapa estadual, eleger delegados para representar cada um dos setores da sociedade nessa última.

  • Coral do TCMRJ se apresenta no Ministério da Fazenda

    Os corais do TCMRJ e TCERJ fizeram a abertura, no auditório do Ministério da Fazenda em 26/06/2009, do 1º Encontro de Controle Social do Rio de Janeiro interpretando o Hino Nacional Brasileiro, em grande estilo.